Cultivo de Copo de Leite

Uma das espécies de flores mais interessantes que existe é Zantedeschia, popularmente conhecida como Copo de Leite ou Calla. Uma flor que mesmo sendo linda tem uma certa dose de toxicidade. Quando o cultivo dessa flor é feito de forma correta não existe nenhum tipo de problema ou complicação pelo fato de ela ser toxica. Incremente o seu jardim com essa espécie diferenciada e cheia de estilo, para isso veja as nossas dicas de como cultivar flores Copo de Leite. Tudo muito simples e prático, uma bela flor para um belo jardim.

Ficha Técnica da Flor Copo de Leite

O nome científico dessa flor é Zantedeschia aethiopica Spreng, mas é popularmente conhecida como Copo-de-leite, cala-branca, lírio-do-nilo, jarra, jarro. A família a que a flor Copo de Leite pertence é a Araceae. A flor Copo de Leite é um símbolo de pureza apreciado desde tempos muito antigos, sempre teve um lugar especial como flor de corte ou mesmo na composição de jardins. A folhagem dessa bela flor é verde e brilhante, uma típica flor ornamental e que por esse motivo é uma das preferidas para arranjos florais.

Cultivar essa flor famosa por suas características ornamentais pode ser uma atividade bastante lucrativa. Porém, é necessário ter um bom planejamento para a produção, essa flor é altamente perecível. A origem dessa espécie é a África do Sul e a sai forma nativa pode ser encontrada nos terrenos úmidos ou na margem de alguns lagos. O clima preferido é o subtropical frio.

A planta é herbácea, perene e bastante robusta, pode chegar a medir entre 0,60 a 1 metro de altura. Uma das principais características dessa planta é ser muito florífera, a folhagem verde escura é bastante brilhante e pode ter uns 40 cm. A inflorescência dessa planta é vistosa, ereta e formada por uma espata de coloração branca espiralada. Essa flor tem mais ou menos uns 25 cm de comprimento. Essa inflorescência protege a espádice de cor amarela. 

Copo de Leite, Uma Flor de Corte

O cultivo da flor Copo de Leite pode ser feito tanto pensando em incrementar o seu jardim como um tipo de flor de corte. No segundo caso trata-se de uma atividade bem lucrativa, vale a pena pensar no cultivo de flores de corte para arranjos. Um produto que tem beleza, durabilidade e bastante sofisticação, dessa forma se trata de uma flor de corte com bastante valor agregado. Uma das principais utilizações dessa flor no segmento de arranjos é para compor buquês de noiva. O estilo rústico dessa planta traz a falsa ideia de que é fácil cultivá-la, mas é importante ter um manejo adequado para não prejudica-la. Quanto mais cuidados você tiver maior será a sua produção.

Copo de Leite, Uma Flor de Corte

Copo de Leite, Uma Flor de Corte

Outras Variedades de Copos de Leite

Depois de algum tempo de estudos os produtores começaram a ter acesso a novas espécies de Zantedeschia, é possível ter Copos de Leite de outras cores e não somente as brancas. Dentre essas outras cores estão o vermelho, amarelo, rosa, laranja, roxo e outras. No exterior essas flores são apreciadas coloridas, existem colecionadores que buscam pelas flores de cores mais raras. 

Como Se Cultiva Copo de Leite?

A Copo de Leite é uma flor cultivada como bordadura de canteiros, renques e compõem maciços a meia-sombra. Para que o cultivo seja bem sucedido é necessário que o local em que se vai plantar a sua flor Copo de Leite tenha bastante matéria orgânica e uma umidade constante. Pode ser plantado em lugares úmidos e se tiver lagos por perto é ainda melhor, também pode acompanhar muros, paredes ou mesmo ser plantada em vasos.

A Propagação

A propagação das sementes dessa espécie de flor é feita através de divisão de touceiras ou então de rizomas. Isso pode ser feito depois da floração ou pela cultura de tecidos. A forma de propagação mais utilizada é por touceiras. Para que dê tudo certo no cultivo das suas flores Copo de Leite é importante utilizar luvas e imergir os rizomas no fungicida antes de fazer o plantio.

A Propagação

A Propagação

O Cultivo

Para ter flores de boa qualidade advindas desse cultivo comercial é necessário que o local seja protegido e telado para ter sombra. Apesar de gostar e precisar de muita luz o Copo de Leite é também bastante sensível à incidência do sol diretamente. O recomendado é que o sombreamento fique entre 25% a 50%, quanto melhor for o sombreamento mais desenvolvidas ficarão as hastes florais. Isso comercialmente é muito interessante, pois ajuda a intensificar o valor da Copo de Leite. Uma flor que resiste bem a baixas temperaturas, mas até uns 4°C, tem um ótimo desenvolvimento em climas quentes.

Uma dica importante é que o local de plantio para as flores Copo de Leite não seja encharcado, pois muita água no ambiente pode propiciar ao surgimento de fungos e bactérias que podem prejudicar o desenvolvimento da planta. Exatamente por isso não deve ser cultivado em estufas, o solo precisa estar úmido, porém, sem encharcamento. É possível irrigar, mas pela técnica de aspersão, porém, o ideal mesmo é utilizar gotejamento ou utilizando uma mangueira.

É importante que se molhe o solo sem que haja o acúmulo de água nas folhas ou nas flores. O solo deve ser bem drenado e com uma boa quantidade de oxigênio, geralmente os canteiros são elevador com uns 30 cm de altura. A dica para quem pretende fazer o cultivo adensado é plantar em duas fileiras por canteiro, deixe uma distância de 30 cm entre as fileiras e entre as plantas 15 cm. Isso dá mais ou menos umas 10 plantas por metro quadrado.

Dica Especial Para Adubo

Quando estamos cultivando plantas é importante pensar no uso de adubo, pois ele ajudará a fazer com que a planta cresça e se desenvolva melhor. Em lojas de supermercado e especializadas em jardinagem é possível encontrar o adubo de pacote NPK. 

O Que Você Deve Saber Sobre Adubo

Quando o adubo em questão possui uma concentração maior de Nitrogênio é mais propício para o começo do cultivo, pois ajudará a planta a se fixar e as suas raízes a se espalhar e se fortalecer. Já quando o adubo tem mais Fósforo ajuda a fazer com que a planta floresça mais rapidamente. Para equilibrar é interessante contar com um adubo com mais Potássio que tem a função de equilibrar a ação do Nitrogênio e Fósforo.

O Que Você Deve Saber Sobre Adubo

O Que Você Deve Saber Sobre Adubo

Posts Relacionados

Veja dicas de decoração de casamento com copo de leite e saiba mais sobre essa flor tão bonita. A decoração com copo de leite, seja em festas ou em casa, é sempre muito apreciada, pois se trata de uma flor elegante e que dá um toque de requinte ao ambiente. Confira maiores informações sobre o cultivo de bulbos de flores e entenda melhor como plantar o copo de leite.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • maravilas

    NomeFrancisco Batista 30 de abril de 2013 18:33 Responder
  • Pesquisei a cultura de copode leite,pois pretendo iniciar uma pequena cultura comercial,mas ainda pretendo esquisar mais principalmente custos,mercadodo etc;
    A principio gostei muito das informaçãoes que obtive até agora.

    Obrigado

    Nomecelso fernandez 23 de julho de 2013 19:20 Responder
  • Olá bom dia!,

    Tenho uma propriedade com 2 lagos bastante área verde.
    Já tenho alguns copos de leite naturais a beira do lago, mas gostaria de aumentar o cultivo para comercialização.
    Vocês teriam alguns endereços para eu comprar os bulbos e ter uma assessoria ?

    Agradeço desde já,
    Cláudia S. Salvati
    cel: 11- 99313-5673

    Cláudia Salvati 9 de setembro de 2013 13:16 Responder
  • Gostaria de saber onde comprar, para entrega imediata, bulbos no Brasil ou no exterior pois os sites por mim acessados dispõem de poucas variedades de cores. Desde já agradeço pelas informações que me transmitirem.

    Osmar Vilar de Melo 17 de janeiro de 2014 16:31 Responder
  • Gostaria de saber se em Maio eu consigo fazer uma decoração de copo de leite?

    marcio souza 21 de janeiro de 2014 0:41 Responder
  • Pq o copo de leite que tenho em casa plantado em um jarro ficou verde e como fazer para voltar a cor branca.

    Indira bezerra 8 de outubro de 2014 1:18 Responder
  • Tenho copos de leite de várias cores, no primeiro ano floresceram todos , no ano seguinte não floresceram o que devo fazer,( retirar as batatas da terra e replanta-las depois ou deixá-las na terra e qual o mês para que esse replante seja feito)

    Muito obrigado

    Um grande abraço

    Luiz Gustavo

    luiz gustavo furlin 1 de maio de 2015 13:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *