A Abélia é uma planta que possui o nome cientifico de Abelia x Grandiflora e de Abélia Rupestres, sendo uma planta pertencente a família das Caprifoliaceae (família de plantas angiospérmicas – plantas que possuem flores – que se caracterizam por serem de pequeno porte com folhas de aspecto simples).
O nome do gênero da planta (Abélia) é uma homenagem ao botânico inglês Clarke Abel, que viajou até o território chinês por volta de 1815, e a sua coleção de plantas sobreviveram em sua viagem após o naufrágio e ao incêndio causado por piratas.
A Abélia é uma planta arbustiva (são plantas que se caracterizam por apresentarem um pequeno porte, caules lenhosos e iniciarem a sua ramificação no tronco, bem junto ao solo). Ela é uma planta popularmente conhecida por Abélia, Abélia Brilhante e Abélia da China. Esse ultimo nome é devido ao fato de recordar a sua origem, pois a Abélia é uma planta originaria do continente asiático, mais precisamente da China.
A Abelia x Grandiflora possui como sinonímia: Abelia Rupestris, Linnaeae Pringiana, Linnaeae Spaethiana e Abelia Little Richard.
As Características da Abélia
A Abélia é um arbusto bastante florífero (que produz flores) e muito ramificado, por isso é bastante utilizado para formar cercas vivas (cercas feitas por vegetação natural – plantas com características de crescer em formato de cerca desde que amparadas por um suporte) junto a muros e outras espécies de suportes. Este gênero arbustivo possui 25 espécies diferentes.
A Abélia é uma planta de ciclo de vida perene (plantas que possuem ciclo de vida longo – vivem mais de dois anos e possuem folhas persistentes) que não passam dos 02 (dois) metros de altura. No entanto, a Abélia é uma planta que pode funcionar como uma trepadeira, e nessa situação pode atingir até 03 (três) metros de altura.
A Abélia (Abélia x Grandiflora) é uma planta resultante da hibridação em jardim de Abélia Chinensis e Abelia Unifora, e produz muitas flores de coloração branca e rósea, durante o verão e o outono.
As folhas da Abélia são pequenas (possuem de 2,0 a 6,0 centímetros de comprimento) e apresentam a coloração verde, se destacando por serem lustrosas.
As folhas da Abélia são simples, opostas e apresentam um formato ovalado e arredondado. Elas apresentam as margens semicerradas e em algumas espécies elas possuem as folhas denteadas. No inverno, as folhas da Abélia apresentam uma cor verde-bronzeada.
http://www.youtube.com/watch?v=44MK-zElyCA
Outra característica das folhas da Abélia, é que as mesmas são caducas, isto é, elas caem em uma determinada época do ano, normalmente nos meses mais frios, no caso da Abélia esse fato ocorre geralmente no outono.
As flores da Abélia possuem em torno de 2,0 centímetros, e podem aparecer sozinhas ou em grupos – cachos ou panículas, em pequenas inflorescências axilares, que formam espigas terminais. As flores possuem coloração branca ou rósea e elas normalmente começam a aparecer em junho e embelezam a Abélia até o final do verão e inicio do outono. As flores são ligeiramente perfumadas e possuem um formato tubular.
As flores da Abélia atraem aves e insetos variados, como borboletas, beija-flor, abelhas e etc.
Os frutos da Abélia são aquênios (frutos secos, indeiscente, que possuem apenas uma semente – monospérmico – onde o pericarpo não grudam nas sementes), pequenos e forma alongada.
A Abélia é uma planta bastante utilizada para decoração de ambientes devido as suas características ornamentais. Ela pode ser cultivada em sebe (entrelaçamento de ramos), sozinha e junto com outras plantas. Quando a Abélia é cultivada sozinha, ela apresenta um efeito muito bonito nos jardins (formação de aleias). A Abélia pode ser cultivada como cerca viva ou em vasos grandes.
O Cultivo e a Propagação da Abélia
Esta bonita planta arbustiva possuem rusticidade de nível médio, isto é, são plantas que conseguem se desenvolver apenas com alguns cuidados de cultivo, sem muita atenção.
A Abélia é uma planta que pode ser cultivada em locais de clima mediterrâneo temperado, tropical e subtropical. Devido a sua adaptação fácil e sua resistência razoável, ela é uma planta que facilmente cultivada em todo nosso país.
A Abélia é uma planta que deve ser cultivada a sol pleno, em solo fértil e ácido. É interessante que sejam feitas fertilizações artificiais para enriquecimento orgânico do solo (realizar a aplicação de adubo e fertilizantes, podem ser usados pó de xarxim ou turfa).
Deve se evitar a aplicação de cal e de calcário no cultivo da Abélia, uma vez que a aplicação excessiva destes produtos pode levar a planta a morte.
Por ser uma planta arbustiva que tem florescimento geralmente no outono e no verão, a Abélia é uma planta que deve ser podada no inicio da primavera e no inverno.
A Abélia é uma planta que deve ser regada de maneira regular, e o ideal é que o solo seja mantido de maneira ligeiramente úmida, no entanto o solo não deve ficar encharcado. Por isso, é importante que o solo tenha uma boa capacidade de drenagem (capacidade de absorção de água por parte do solo).
Caso a pessoa que cultive a Abélia, deseje que a planta possua uma floração forte e abundante, no entanto terá flores de tamanho menores, ela deve realizar uma poda extensa, no entanto deve ser mantido muitos ramos. Caso a pessoa deseje que as flores sejam maiores, será necessário reduzir o numero de ramos.
A Abélia é uma planta que pode ser cultivada em qualquer lugar do Brasil, pois é uma planta que tolera tanto o frio quanto o calor.
No entanto, apesar de ser uma planta que tolera o frio, este não pode ser intenso e rigoroso. Nas regiões que tiverem este clima a Abélia só deveria ser cultivada em lugares em que ela estivesse devidamente protegida para assim conseguir suportar e sobreviver as baixas temperaturas.
Outro cuidado a ser tomado é com as pragas e doenças, apesar da Abélia ser uma planta que raramente é atacada por fungos e insetos, no entanto é interessante se prevenir e realizar tratamentos, nas épocas apropriadas (verão e primavera).
A Abélia é uma planta que se multiplica ou reproduz de duas formas: através da propagação de suas sementes e através de estacas lenhosas.
A multiplicação por sementes consiste em fazer uso das sementes produzidas pela própria planta e espalha-las em outros locais, com o intuito das mesmas serem cultivadas e produzirem novas Abélias em outros locais.
A multiplicação por estacas lenhosas com presença de folhas ou estaquia é um método de reprodução assexuada das plantas que se baseia na separação de ramos enraizados – estacas lenhosas – em pequenas mudas, e estas estacas são plantadas em outros locais para gerarem novas plantas. São necessários cuidados para que a estaca não murche, por isso é interessante que se limpe todas as folhas e parte verdes que não forem necessárias da mesma, e proteja a estaca guardando em um pote de vidro, antes de realizar o plantio.