A alfazema é um tipo de lavanda, uma vez que ambas pertencem ao mesmo gênero botânico de plantas, embora elas não sejam idênticas. Na realidade, tratam-se de subespécies diferentes, em que a alfazema mesmo pertence à espécie Lavandula latifólia, por apresentar algumas características diferentes das demais lavandas. Uma das principais dentre essas diferenças é o fato de alfazema apresentar um odor muito parecido com o que conhecemos como cânfora, mas, com relação à aparência, estrutura e coloração, elas são todas muito parecidas, apresentando flores nas cores que variam de roxo e seus tons (lilás e violeta) e as diversas intensidades de azul.
Conforme o seu próprio nome já sugere, o “lavanda” vem de “lavare”, que tem uma tradução que pode significar “lavar”, em português. Isso porque desde os primórdios da humanidade e do cultivo de plantas, essa planta é utilizada para a realização de banhos, para lavar e perfumar roupas e ambientes, justamente pelo seu agradável odor. Ela ainda apresenta diversas outras propriedades medicinais e até gastronômicas. Sendo a alfazema um tipo de lavanda, ela também apresenta as mesmas propriedades. De uma maneira geral, a indicação para a realização de banhos com alfazema é para trazer calma, paz, bem como a utilização de aromatizantes para o ambiente com fragrâncias de alfazema.
No caso da realização de banho de alfazema com o açúcar, especificamente, além de trazer a calma para o ambiente, a propriedade de eliminar possíveis más energias que possam haver no ambiente da alfazema, se combina com a felicidade e alegria trazidas pela parte do açúcar. Sendo assim, ele é bastante indicado para as pessoas que estejam passando por momentos difíceis na vida, com tristeza e que precisam de um ânimo em seu cotidiano. Há ainda quem diga que, a partir da realização desse banho, a alegria pode até contagiar outras pessoas que se encontrem na casa ou no mesmo ambiente pelo qual a pessoa que está realizando o banho se encontra.
Sendo assim, a principal propriedade desse banho de alfazema com açúcar é o de trazer alegria e coisas novas que sejam felizes para a sua vida, além de afastar sentimentos e energias negativas, que lhe impedem de aproveitar a vida com mais leveza e felicidade.
Para preparar esse banho, serão necessários os seguintes ingredientes: cerca de dois ou até mesmo três litros de água corrente, três colheres de sopa bem cheias de açúcar e um ramo bem verde de alfazema. Junte o açúcar na água quando ela já estiver levantando fervura e espere que o açúcar se dissolva totalmente nela. Em seguida, acrescente o ramo verde de alfazema e espere que toda essa mistura ferva por mais dois ou três minutos, no máximo. Após isso, desligue o fogo e espere que essa mistura para o banho esfrie em uma temperatura que esteja razoável para você tomar banho, de acordo com a sua preferência.
Para que o seu banho traga os efeitos citados acima, ele deve ser feito de uma maneira metódica e correta. Primeiramente, é necessário que tome um banho normal e da cabeça aos pés. Pegue a panela ou a caçarola e tire o ramo de alfazema, colocando-o no chão mesmo e jogue, no sentido da sua cabeça aos pés, a mistura preparada, juntamente com a reza de uma Ave Maria seguido por um Pai Nosso, à medida que joga a água lentamente sobre o seu corpo, que deverá ser secado naturalmente. Quando estiver com o seu corpo totalmente seco, o ideal é vestir uma roupa clara.
Esse processo pode ser feito duas vezes por semana, durante o tempo que achar necessário, à medida que os efeitos vão aparecendo. É importante ter bastante fé, como toda e qualquer simpatia, que só vale mesmo para quem realmente acredita. Com isso, em pelo menos um mês alguns resultados já serão obtidos e serão perceptíveis até mesmo pelas demais pessoas que convivem contigo.