Flores Bromélias

As Bromélias são assim chamadas em homenagem ao botânico sueco Olaf Bromel. Este grupo notável de planta exótica é nativo das florestas das Índias Ocidentais e América do Sul. As folhas da maioria das bromélias crescem em rosetas, são curvados para dentro e se sobrepõem umas às outras, formando uma cavidade que retém a água no centro da planta.

Elas podem ser divididas em duas principais categorias de bromélias epífitas, as que crescem sobre os galhos de árvores e as bromélias terrestres que desenvolvem as suas raízes no solo. A maioria das cultivadas como planta de interior são epífitas, apesar de algumas exceções estão relativamente bem adaptados ao cultivo em vasos. Em seu habitat natural, as bromélias epífitas usam suas raízes como uma âncora nos galhos das árvores. O mais apropriado para irrigar essas plantas é usar a água morna não é muito fria (a temperatura da água da chuva é o ideal).

bromélias são capazes de crescer em praticamente todo solo, um pouco ácido, não compactado, com boa drenagem, e que ofereçam boas condições de desenvolvimento do sistema radicular. A mistura deve oferecer uma boa drenagem para a planta. Para isso, o ideal é que o substrato seja composto por partes iguais de pedriscos ou areia grossa, musgo seco e turfa. Pode ser usado também húmus de minhoca.  

Regas das Bromélias 

É importante molhar as raízes das bromélias de maneira mais moderada. As folhas também precisam ser molhadas, assim como o tanque central, que deve estar sempre com água. Se a temperatura estiver muito elevada, é preciso borrifar água nas folhas. Mas isso não deve ser feito nos horários mais quentes do dia e nem sob a luz solar direta. As plantas que possuem folhas mais macias gostam mais de ambientes úmidos do que as plantas de folhas mais rígidas. 

Como Plantar Bromélias Corretamente  

Confira abaixo algumas regras básicas para o plantio das bromélias: 

• Fure o fundo ou as laterais do vaso antes de plantar; 

• A base das folhas deve permanecer acima do solo. Não enterre muito as plantas; 

• Evite usar vasos muito grandes, para que as raízes não tenham umidade em excesso; 

• As plantas devem ficar bem fixas, sem balançar, para não prejudicar o bom desenvolvimento das raízes. Se for preciso, estaqueie até as raízes se desenvolverem bem, 

• Use pedriscos para colocar no vaso. 

Como Deve Ser a Adubação das Bromélias

Adubação das Bromélias  

Adubação das Bromélias

As folhas das bromélias absorvem os nutrientes com muita facilidade. Nos meses em que tiver maior incidência de luz e de calor, p ideal é adubar toda semana. Pode-se usar um bom adubo químico. 

Qual a Luminosidade Ideal Para as Bromélias?

A grande parte das bromélias preferem muita claridade, com luz difusa. Geralmente, as plantas que possuem folhas mais estreitas, rígidas e espinhentas, como é o caso das folhas cinza, cinza-esverdeada, ou em tom prateado, gostam mais de luminosidade por mais tempo. Há casos que elas preferem, até mesmo, o sol pleno. 

Bromélias Em Área Com Boa Luminosidade

Bromélias Em Área Com Boa Luminosidade

Já as bromélias de folhas mais macias, nas cores verde ou verde escura, preferem locais com baixa luminosidade. Mas isso não significa que o local possa ser escuro. 

Temperatura e Umidade Ideal Para as Bromélias  

A grande maioria das bromélias gosta de temperatura elevada, local ventilado e uma umidade adequada. Isso se deve ao fato de serem plantas tipicamente tropicais. 

Como é a Floração das Bromélias  

A floração das bromélias acontece uma única vez. E morre em seguida. Mas, antes de morrer, ela dá origem à brotos, que a substituirão. A maturidade dessas plantas varia muito. Geralmente, acontece em idades diferentes, conforme as condições do ambiente e também de acordo com cada espécie. Pode demorar de meses a anos para acontecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *