Orquídeas Nativas Do Mato Grosso

As Plantas Orquídeas

São plantas que encantam os olhares de quem as observam. Basicamente as plantas orquídeas são as que a abrangem toda a família Orchidaceae, onde são possíveis encontrar mais de cem espécies. São plantas que tem como necessidade vital a exposição diária ao sol, como diversas outras plantas com a finalidade de fazer a fotossíntese. Geralmente pode se achar em forma de mudas feitas para vasos, em busques de flores para presentear em datas comemorativas e também em arbustos em árvores de pequeno porte. As flores são curiosamente em formatos pequenos, o que atiçam os olhares e tomam os corações dos colecionadores de plantas. Mas, a maioria das espécies não tem a finalidade de enfeitar jardins, porém, as que enfeitam são belíssimas.

Habitat

São plantas terrestres, sendo assim, se adaptam em qualquer solo, tanto que seja um solo próprio para a planta e esteja devidamente fertilizado. Seus territórios variam de savanas à cerrados. Algumas espécies crescem até esmo grudadas em enormes rochas o que serve de enfeite para locais onde há bastante presença rochosa. São tipicamente presentes no mundo todo, na América do Norte podemos encontrar cerca de vinte e trinta gêneros de orquídeas, na América Latina o número cresce, podendo chegar entre trezentos a trezentos e cinquenta gêneros, na Eurásia o número é pequeno em visto dos demais, sendo encontrado cerca de quarenta e sessenta. Na Oceania podemos encontrar também cerca de cinquenta a setenta gêneros.

Dichaea Lidn, Orquídea Nativa do Mato Grosso

Dichaea Lidn, Orquídea Nativa do Mato Grosso

Orquídeas No Estado do Mato Grosso No Brasil

Mato grosso é um estado brasileiro conhecido por inúmeras plantas nativas e uma dessas plantas nativas, nas quais são belíssimas, são as orquídeas. É possível encontrar cerca de quinze orquídeas nativas de mato grosso, são tão afamadas no pais que existe um festival onde reúne as espécies para que o público tenha conhecimento e contato com as espécies. A exposição é feita numa cidade vizinha a capital do estado, na cidade de Campo Novo do Parecis. Nele é possível ter contato com as mais belas espécies de orquídeas, onde engloba um arsenal de cerca de cem exemplares da planta. Não são apenas as plantas nativas expostas, como outras espécies nacionais e até mesmo internacionais. É possível também comprar adubos e fertilizações que auxiliam no crescimento de suas plantas.

As plantas que estão expostas no festival também podem ser compradas no mesmo, como vasos e outros artefatos que são utilizadas no plantio. Os preços para adquirir as mudas das espécies também cabem no bolso da população, variando entre dez reais e vinte reais por muda. Mas também há as espécies que que são mais raras que chegam a custar em torno de duzentos e cinquenta e geralmente são mais compradas por colecionadores.

A organizadora do evento disse que geralmente as pessoas aguardam o festival para comprar a planta para presentear ou enfeitar suas casas e consequentemente perfumar os locais devido ao seu perfume exuberante. As plantas que mais são vendidas são as que vem exportadas da Tailândia, nas quais são as espécies que são áreas. Ela conta também que as orquídeas são as preferidas por causa da afloração que duram em média noventa dias, mas há também as espécies que ficam por semanas, vai do gosto de cada pessoa.

Orquídea Silvestre do Mato Grosso

Orquídea Silvestre do Mato Grosso

Orquídea Descoberta Em Mato Grosso

Há diversos pesquisadores voltados para a botânica que descobriram uma nova espécie de orquídea no estado do Mato Grosso no ano de dois mil e quinze, essa descoberta foi estudada cerca de dois anos e resultou no libro “orquídeas nativas do Mato Grosso”. Essa espécie pertence ao grupo Dichaea Lidn, mas ainda não as batizaram com um nome comum. As pesquisam estão sendo feitas para descobrir se a planta tem algum benefício medicinal, alimentício ou se serve somente para enfeitar locais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *