Todos adoramos e admiramos a beleza das flores com suas cores alegres e vivas que alegram nossos olhos quando se é possível contemplá-las. Uma das flores mais clássicas e adoradas pela maioria das pessoas são as rosas em suas diferentes cores vermelhas, amarela, champanhe, branca, rosa claro ou um rosa mais forte. Uma cor de rosa que não é comum em nosso dia a dia, mas que alguns de nós já pudemos observar em algumas cenas de filme é a rosa de cor negras e ai que surgi a dúvida sobre aquela flor ser natural ou não, pois será que existe mesmo a rosa negra?
Família e Gênero Das Rosas
Falando sobre a rosa cientificamente essas pertencem à família Rosaceae e ao gênero da Rosa L. e são encontradas dentro desse gênero diversas espécies.
Características Das Rosas Em Geral
As folhas da rosa são simples e geralmente apresentam partidas em 5 lóbulos, mas podemos encontrar algumas rosas que são partidas em 7 lóbulos de bordos denteados. A maioria delas nascem e ficam solitárias e tem cinco pétalas, apresentam alguns estames e, como todas as flores, apresentam também um ovário na parte inferior da flor. Algo que muitas pessoas não sabem é que as rosas apresentam frutos pequenos que podem ser comestíveis e a maioria deles são de coloração vermelha.
As rosas são arbustos ou trepadeiras e apresentam acúleos, que são um tricoma que fica na superfície da planta e ainda mais no caule e eles parecem muito, e muitas vezes são até confundidos, com espinhos, pois são pontudos e rígidos como esses.
Devido a realização de diversos cruzamentos que ocorreram ao longo de diversos anos há hoje uma variedade imensa de formas além de permitir variedade também em quantidade de pétalas, aroma e variedade de cores, como podemos observar nas floriculturas atualmente.
Um Pouco da História Das Rosas
A Rosa é uma das flores que mais é vista e falada no mundo inteiro e não é uma flor conhecida de hoje, mas é cultivada e admirada desde a antiguidade. Muitos cientistas acreditam que ela tenha nascido primeiramente nos jardins asiáticos há aproximadamente 5000 anos antes de Cristo e tem um tipo de rosa que é ainda mais antigo, como a selvagem.
Na antiguidade os assírios, egípcios, dentre outros vários povos já utilizavam a flor rosa como um objeto para poder decorar os ambientes e recintos. Além desse uso como elemento decorativo a rosa já era utilizada para poderem realizar banhos de imersão para cuidarem do corpo e da pele.
Na história podemos ver que existiu imperatrizes que eram apaixonadas por essa flor e fazia lindos e vastos jardins em que cultivava a rosa, uma dessa imperatrizes foi Josefina que fez o famoso jardim de rosas conhecido como “Chateau de Malmaison” em que havia uma das maiores e mais lindas coleções da Europa que impressionava qualquer um que ama admirar a beleza natural e singela de uma flor.
Foi na Europa, para ser mais exato, na França, que surge a primeira rosa híbrida Perpetua que foi produzida nos jardins reais de Sèvres.
Acreditamos muito na simbologia que a rosa tem e o que ela traduz quando é dada para alguém ou quando se ganha uma dessas, pois ela representa ao longo de muitos anos os apaixonados. É visto uma variedade de cores e cada qual com um significado único e representativo, como por exemplo, a rosa amarela que representa o amor, o afeto por alguém que está para morrer. A rosa azul representa o amor eterno, raro e forte. A rosa branca demonstra reverência, a champanhe, admiração. A rosa de cor rosa claro representa a gratidão e a vermelha o amor, a paixão calorosa. Independente da cor todas as rosas tem um significado de algum tipo de amor, o maior dos sentimentos humanos, e por isso o motivo dessa flor ser tão especial e clássica no percorrer de muitos e muitos anos.
Mas E A Rosa Negra, Essa Realmente Existe?
A rosa negra existe sim, mas são muito raras e difícil de ser encontrada. Essa é uma espécie que é originária da Turquia e com a tecnologia e ciência de hoje está sendo possível ser criada e cultivada em diversas outras regiões do mundo.
Essa flor foi possível ser obtida graças aos chineses que realizaram o cruzamento de diversas espécies de rosas até, finalmente, obterem a rosa de coloração negra, que é admirada tanto por sua beleza de ser uma espécie de rosa quanto por sua coloração diferenciada. As primeiras rosas híbridas foram feitas pela primeira vez em todo o mundo no ano de 1867.
Inicialmente essa rosa negra só existia na Turquia e recebeu o nome de Rosa de Hafeti e depois que começou a ser possível de ser observada e cultivada em outras localidades e regiões do mundo.
Valores Possíveis de Ser Encontrado Para Obtenção Da Rosa Negra
Por ser uma rosa diferenciada o seu valor é um pouco mais elevado que o normal. Podemos encontrar valores que variam de quinze reais para uma muda de rosa e por volta de duzentos reais para botão de rosa negra. É possível encontrar também sementes para venda e o valor é bem menor, podendo ser observado valor de doze reais por cerca de cem sementes de rosa negra.
Cultivo Da Rosa Negra
Para quem deseja comprar as sementes para cultivo é importante se atentar para as formas e maneiras corretas de manipular a terra e os locais e temperaturas adequadas para se realizar esse plantio. Se possível, o ideal, é se cultivar essas rosas em estufa. Algumas pessoas, para conseguir obter a coloração negra nas rosas utilizam corantes no solo no momento de regar as plantas para poder ver uma rosa negra, mas deve ser comprado um corante específico para flores, que pode ser oferecido e encontrado em lojas de jardinagem. Se tentar utilizar corantes alimentícios a probabilidade de dar errado é alta, pois a raiz da rosa não consegue absorver a maiorias dos componentes de um corante e assim o efeito desejável não é conquistado.