Abacate – Persea Americana

O Abacate é conhecido como o fruto do Abacateiro, no entanto, o Abacate é o pseudofruto (fruto falso) da planta.

O Abacate tem como uma de suas maiores características o delicioso sabor, de grande valor nutritivo e o alto teor energético. O fruto é rico em gorduras, o que o torna um alimento bastante calórico, o que não o torna indicado para ser usado em dietas para emagrecimento.

O Abacateiro é uma arvore frutífera (arvores que se caracterizam por apresentarem frutos comestíveis), que possui o nome cientifico de Persea Americana. A Persea Americana tem como sinonímia Persea Gratissima Gaertn.

O nome do gênero da planta – Persea – é uma homenagem a Perseu, que é um herói mítico grego, famoso por ter decapitado Medusa.

http://www.youtube.com/watch?v=yPosiFhkJ7c

O Abacate é popularmente conhecido por: Abacado, Abacateiro, Abacate Espada, Loiro Abacate, Louro Abacate e Pera Abacate.

O Abacateiro é uma planta oriunda da América Central, mais precisamente do México, da Guatemala e das Antilhas. No entanto, ele é uma planta completamente aclimatada ao Brasil, sendo facilmente encontrada em todas as regiões, principalmente na região Norte do país.

O Abacateiro é uma planta pertencente a família das Lauraceae (família de plantas  que estão distribuídas nas regiões tropicais e subtropicais, composta de arvores e arbustos e suas folhas possuem um cheiro forte e característico devido a possuírem óleos essenciais).

As Características do Abacateiro

O abacateiro é uma arvore frutífera que possui grande porte, possui uma grande copa e pode vir a atingir 20 (vinte) metros de altura.

O Abacateiro é uma planta de ciclo de vida perene (possui um ciclo de vida longo – pode viver mais de 30 anos) e que possui um tronco reto, que na fase adulta da planta pode ter 01(um) metro de diâmetro. A casca do seu caule e dos seus ramos é espessa, rígida, recortada e possui uma coloração acinzentada.

As folhas do abacateiro são lustrosas (brilhantes, reluzentes), coriáceas (com cobertura espessa), de formato elíptico (forma de circulo achatado), lanceoladas (lembram o aspecto de uma lança) e possuem a coloração verde escura.

As flores do abacateiro são pequenas, possuem a coloração verde clara, são bastante numerosas, hermafroditas (planta que possui os órgãos sexuais masculino e feminino ao mesmo tempo – plantas dioica). As flores do abacateiro são organizadas em terminais do tipo panícula (espécie de cachos de flores).

O fruto do abacateiro é um fruto carnoso que possui apenas uma semente (tipo drupa), em formato de pera (piriforme), de uma casca com coloração verde e marrom. A polpa do abacate é cremosa, doce e de coloração verde oliva. Os frutos se caracterizam por serem de tamanhos grandes, podendo pesar até 01 (um) quilo. Os frutos devem ser colhidos ainda verdes para amadurecem de forma gradual e lenta.

O Cultivo do Abacate – Persea Americana

O Abacateiro é uma planta típica de clima tropical, que se adapta com facilidade aos climas subtropical e equatorial.

O abacateiro é uma planta que aprecia o calor e que deve ser cultivada a pleno sol, no entanto existem espécies de abacateiros que conseguem se adaptar a locais de grandes altitudes e a climas frios, chegando a suportar geadas.

O solo apropriado para o cultivo do abacateiro deve ser fértil, profundo, com boa drenagem e que pode ser enriquecido através do uso de material orgânico.

O abacateiro é uma planta que deve ser irrigada de forma periódica para se desenvolver bem.

Devido as diferentes espécies de abacate existente, existe cultivo e por consequência colheita do abacate durante todo o ano.

A Reprodução do Abacateiro

O Abacateiro é uma planta que pode se reproduzir de 02 (duas) formas:

ü  Através das Sementes – a planta se propaga através do plantio da semente (caroço) que vem dentro do abacate;

ü  Através de Enxertia – no processo de reprodução por enxertia, junta-se o tecido de duas plantas de duas plantas, para que a planta enraizada (conhecida por cavalo), possa nutrir o enxerto que irá gerar flores e frutos. O método de reprodução por enxertia é bastante utilizado para fins comerciais, para que as espécies sejam mais resistentes as pragas e intempéries.

O Consumo do Abacate

O Abacate é uma fruta que possui inúmeras qualidades (inclusive medicinais) e apresenta um sabor suave e agradável, além de grande versatilidade o que aumenta o consumo do Abacate.

O Abacate é uma fruta que pode ser consumida in natura, geralmente com a adição de açúcar e limão. O limão é um grande acompanhante para o Abacate.

O Abacate também pode ser consumido como uma deliciosa vitamina, quando batido e adicionado de leite.

E mesmo sendo uma fruta bastante calórica, o Abacate também é usado em saladas, pratos salgados, patês para aproveitar a sua propriedade de auxilio a digestão.

Da polpa do Abacate também pode ser extraído um óleo que é semelhante ao azeite de oliva.

Das folhas pode ser extraído um chá, que possui varias propriedades medicinais.

As Propriedades do Abacate

O Abacate é uma fruta que traz inúmeros benefícios a saúde, tanto que é uma das plantas medicinais reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Saúde.

Apesar de suas inúmeras propriedades medicinais, o Abacate se caracteriza por ser bastante calórico.

O Abacate é uma fruta rica em: Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina E, Sais Minerais (Magnésio, Cálcio, Ferro e Fósforo), Glutationa (poderoso antioxidante), Proteínas, Hidrato de Carbono, Açúcar, Fitosterol, Lecitina, Tanino, Ácido Oleico, Linoleico e Palmítico.

Entre os inúmeros benefícios do Abacate para a saúde humana, estão:

  • Reduz a taxa de colesterol;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Atua contra a prisão de ventre;
  • Atua contra as perturbações digestivas (exemplo: combate a disenteria);
  • Tem efeito Carminativo (ajuda na redução de gasesintestinais);
  • Tem ação anti-inflamatória;
  • Ajuda na desintoxicação do fígado e atua contra problemas renais;
  • Evita a fadiga mental;
  • Auxilia na formação de dentes e ossos (devido a presença do cálcio);
  • Fornece energia e auxilia no aumento da disposição;
  • Possui ação antioxidante, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Protege contra doenças de pele;
  • Estimula o desenvolvimento do sistema imunológico;
  • Atua no bloqueio da toxicidade do colesterol (devido a presença do ácido oleico);
  • Tem função diurética;
  • Possui função analgésica;
  • Tem ação Antitérmica;
  • Tem ação Emenagogo (auxilia na Menstruação);

O abacate auxilia no tratamento de: Afta, Amidalite, Bronquite, Cansaço, Contusões, Diarreias, Distúrbios Digestivos, Dor de Cabeça (cefaleia), Dores Reumáticas, Excesso de Ureia, Febres, Insuficiência Hepática, Pele Seca, Ressecamento de Cabelo e Caspa, Retenção de Secreção Biliar, Reumatismo, Tosse e Verminoses.

Para explorar as propriedades medicinais do Abacate, as pessoas podem usar as seguintes partes da planta: as folhas, as flores, os brotos, os frutos e a própria semente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • O texto refere ao abacateiro a característica hermafrodita, corretamente….e “dioica” , porém o correto é monóica, quando a planta produz flores masculinas e femininas….

    Dagoberto Guilherme Heidolph 22 de agosto de 2019 11:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *