A dispersão de sementes na natureza ocorre de várias maneiras, assim possibilitando a perpetuação de cada espécie das sementes. Por outro lado, algumas espécies vegetais perdem a necessidade da dispersão natural das suas semente, por culpa da ação dos homens, que passou a cultivá-las assim realizando a propagação delas.
Nós sabemos que a adaptação dos seres vivos, nunca ocorreu de uma hora para outra e nunca vai ocorrer. Alguns organismos, ao longo do processo evolutivo, sofreram transformações que possibilitam maiores chances de sobrevivência no meio ambiente.
Essas mudanças pelo meio ambiente e ocasionadas pelas mutações são consideradas como adaptações, as quais podem ser relacionadas à reprodução, defesa, condições climatológicas desfavoráveis, à reprodução, à alimentação e etc.
Atualmente a dispersão das sementes são feitas pelos próprios animais, como os animais frugívoros, eles comem a polpa dos frutos, engolem as sementes e depois devolvem-as para a terra, por meio das fezes. Assim elas brotam e garantem a continuidade da espécie.