Algumas plantas são tão fáceis de cultivar que se tornam queridinhas para quem adora jardinagem ou simplesmente manter uma linda planta em casa. Ao redor do mundo vamos encontrar plantas de todos os tipos, plantas que são ótimas para decorar ambientes internos, plantas com aromas deliciosos, plantas que atraem pássaros ou bichinhos delicados e que dão um toque especial ao seu jardim. Além dessas, existem ainda aquelas que são super populares por aquelas pessoas que vivem em locais onde o cultivo de plantas, principalmente as mais delicadas, é complicado devido as condições de solo, clima ou os dois.
Justamente para deixar esses lugares mais bonitos que existem as plantas mais rústicas. Essas plantas são ótimas para cultivo em regiões muito quentes ou muito frias, por exemplo. Mais abaixo, vamos conhecer as principais características da vedélia, uma planta rústica e muito popular aqui no Brasil, principalmente nas regiões de praia, onde as condições de clima não são tão populares.
A vedelia é encontrada por toda a América do Norte, mas o maior cultivo cabe ao nosso território, por isso você conseguirá ter essa linda planta e suas lindas flores em seu jardim facilmente.
Ficha Técnica
A Sphagneticola trilobata é o nome científico adotado para a planta Vedélia, que está entre as espécies de plantas da família das Asteraceae. Essa espécie teve origem na América do Sul, com maior incidência aqui no Brasil, portanto você se sentirá muito confortável com as condições de cultivo para ela. Dependendo de onde a vedélia é cultivada, ela pode receber outras denominações como Mal me quer e Picão da praia.
Categorizada como flores perenes usadas para forrações, a vedélia desenvolve-se melhor em climas equatoriais, oceânicos, subtropicais e tropicais, tais climas tipicamente de todo o território brasileiro. Especificações sobre forma de cultivo nós vamos entender melhor no próximo tópico.
De ciclo de vida perene, o que significa que plantando a vedélia em seu jardim, você terá uma linda planta florescendo durante todo o ano. Uma planta rasteira e ramificada, o que faz o sua altura não ultrapassar os 30 centímetros de altura. As folhas são trilobadas e apresenta-se sempre na cor verde mais escura o que dá um belo contraste com as pequenas flores que são amarelas. Estas são muito numerosas e isso dá um efeito todo especial na sua planta, mas apresentam-se solitárias por cada ramagem da sua plantação.
É justamente essa quantidade exuberante de flores que tornou a planta tão popular no paisagismo, principalmente para ser usada como forração que vai de canteiros, bordaduras, taludes e muito mais. Caso você queira, ainda pode utilizar a vedélia em vasos e jardineiras apenas como aspecto decorativo também.
Mais abaixo vamos saber mais sobre sua forma de cultivo.
Como Cultivar a Vedélia
Você cultivar a vedélia da forma certa, precisa plantá-la sob o sol pleno ou então em meia sombra. O solo deve está muito bem fertilizado e as regas devem ser feitas com intervalos regulares. A vedélia é uma planta rústica, então você não precisará ter com ela cuidados tão delicados, pois ela supera bem algumas condições de solo, umidade e iluminação. Você vai encontrar uma planta que tolera muita umidade tanto do solo quanto de temperatura. Alagamentos ou períodos maiores de secas não causarão nenhuma deficiência da sua vedélia. Ela responde tão bem essa diversidade de clima, que passou a ser uma planta muito utilizada em jardins de regiões praianas.
A reprodução da vedélia pode ser feita por divisão da sua planta ou por mudas. Para plantar corretamente, você precisa preparar a terra com adubo animal de curral e do tipo bem curtido. O ideal é usar 1 quilo desse adubo para cada metro quadrado de plantação da vedélia. Ele tem que ser muito bem incorporado ao substrato para que sua planta cresça bem.
Depois de preparar bem a terra, nivele o canteiro que vai receber a sua vedélia para que o plantio seja feito de forma correta. Depois você nivelar o canteiro, abra uma cova do tamanho do torrão da sua muda. Geralmente essa medida é o equivalente a largura e profundidade de uma mão fechada. Com a cova aberta, retire a sua muda do material que o protege a muda e coloque a sua planta de forma que ela fique bem firme para que germine e cresça sem nenhuma parte deficiente. Aperte de leve de forma que ela fique bem fixa e preencha todo o espaço com a areia preparada, se certificando que ela fique sempre bem firme. Quando terminar esse processo regue bem a sua vedéila e a mantenha bem saudável.
Apesar de ser rústica, é bom você atentar para sua planta a fim de evitar que alguma doença possa contaminá-la.
Uso Medicinal
A maioria das plantas típicas do nosso território apresentam propriedades medicinais, tanto que estamos entre os maiores produtores de remédios naturais do mundo. Então como você vai encontrar a vedélia muito facilmente em nosso território, principalmente no estado do Rio de Janeiro, precisa conhecer um pouco mais sobre as suas propriedades curativas.
Ela é muito utilizada como tônica, diurética, antileucorreica, febrífuga, antiblenorrágica, entre outras funcionalidades. Utilizada principalmente no tratamento de cólicas do estômago e intestino, principalmente por flatulências, condições que deixam o paciente em estado febril, febres palustres, gripes, gonorreias, entre outros tratamentos.
Você pode usar remédios fabricados e vendidos em lojas de produtos naturais ou simplesmente fazer a dosagem ideal e tomar como chá. Nesse caso você precisará de 4 gramas da planta e colocar em um copo de água fervente para apurar. Deve ser tomada ainda morna para um melhor resultado.
Das Contra-indicações e/ou cuidados que você deve ter ao tomar qualquer tipo de medicamento a base da vedélia não foram encontradas ou catalogadas oficialmente, mas é importante lembrar que toda planta consumida em excesso pode causar algum transtorno então deve ser tomada com cautela. Outra medida de precaução é indicada principalmente para pessoas que apresentam relação alérgica com mais facilidade. O indicado é que você procure um médico de confiança antes de iniciar o tratamento e fazer alguns testes para evitar que tenha problemas de saúde maiores.