Dicas Para Usar Plantas na Decoração da Casa

As plantas são grandes aliadas para fazer uma decoração diferenciada para a sua casa. Seguindo algumas dicas é possível usar as plantas de formas bem criativas para deixar cada ambiente mais bonito e confortável. Se você gosta da ideia de usar plantas, mas não sabe bem como fazer isso vai gostar das dicas que elaboramos. Continue lendo e escolha as suas plantas favoritas.

Dicas de Como Usar Plantas na Decoração da Casa

Plantas Para a Área Externa

Quando for escolher plantas para decorar a área externa da casa é importante verificar quanto de sol bate nesse espaço. Em locais em que há uma grande incidência de sol escolha plantas que gostem da ação do astro-rei, já para os locais em que o sol quase não aparece prefira aquelas que sobrevivem bem sem a sua luz.

Plantas Para o Interior da Casa

Para o interior da casa é bom procurar por plantas que não precisem de grande exposição ao sol como, por exemplo, a yica, a dracena arbórea, a ráfia entre outras. É possível escolher plantas que possam receber menos horas de sol por dia, assim você pode apenas levar os vasos para a varanda, por exemplo, durante um período do dia.

Plantas Para a Sacada

No caso das sacadas é necessário ficar atento a força com que o vento bate na sua janela. Algumas plantas podem ser destruídas por uma rajada muito intensa de vento.

Iluminação

Para algumas plantas a pouca iluminação não faz diferença e pode até ser boa, mas no geral grande parte das plantas precisa de bastante luz para se desenvolver. Sendo assim informe-se a respeito da quantidade de luz que a planta em questão necessita e também se o local recebe pelo menos duas horas de iluminação por dia.

Manutenção

Uma questão muito importante a ser considerada é a manutenção que a planta exige, ou seja, qual o nível de comprometimento que você deseja ter. Se você não tem muito tempo no seu dia a dia para dedicar a cuidados com a planta prefira as que exigem menos atenção como, por exemplo, os cactos. Existe uma grande variedade de plantas que demanda menos regas e podas, informe-se antes de fazer a sua escolha.

Cuidado Com a Sujeira

Uma das restrições que muitas pessoas se impõem em relação a plantas dentro de casa é a sujeira que a terra pode provocar. A dica para evitar esse tipo de problema é usar vasos com pedriscos ao invés de vasos com terra, assim você evita aqueles respingos quando for fazer a rega.

Pode Ter Plantas no Quarto?

Provavelmente você já ouviu de alguém que não deve ter plantas no quarto porque elas liberam gás carbônico? Realmente as plantas, assim como as pessoas, consomem oxigênio e liberam gás carbônico. Porém, claro que uma planta consome bem menos oxigênio que um ser humano e assim libera uma quantidade bem pequena de gás carbônico, sendo assim isso é um mito.

Entretanto, devemos dizer que o mito tem algum fundamento uma vez que algumas plantas, durante a noite, liberam substâncias repelentes com a finalidade de se proteger dos insetos. Tem ainda as plantas que liberam perfume durante a noite com o objetivo de atrair os insetos para fazer a polinização.

Essas substâncias podem ser negativas para o ser humano causando irritações nas mucosas, enjoos entre outras complicações. A dica é pesquisar bastante sobre a planta que se deseja colocar no quarto. Dentre as plantas que ficam bem no quarto estão as orquídeas, os cactos e o bonsai. Para manter plantas no quarto é importante que o ambiente seja bem ventilado e tenha um pouco de luminosidade durante o dia.

Onde Ter Plantas na Decoração da Casa?

Para escolher as plantas que farão parte da decoração da sua casa é importante decidir em quais ambientes irá utilizar as mesmas. Por exemplo, se você pretende concentrar a decoração com plantas no interior da casa deve dar preferência para as plantas que necessitam de menos luz.

Já no caso de quem deseja decorar a área externa é importante buscar por plantas mais resistentes e que tenham uma boa resistência ao sol. Para as sacadas as plantas devem exigir poucos cuidados e aguentar bem as ventanias.

Plantas Para Decorar a Sala

Dentre as plantas mais interessantes para decorar o interior da sua casa estão espécies como orquídeas, zamioculca, Chamaedorea elegans, marantas entre outras. Uma dica para quem deseja plantas que não exijam muitos cuidados é pensar numa pleomele. Esse tipo de planta precisa de meio litro de água a cada 10 dias.

Plantas Externas

Além de pensar em escolher plantas que sejam resistentes para a área externa é interessante pensar em que estilo de paisagismo se deseja para o ambiente. Por exemplo, quem deseja um visual mais rústico deve dar preferência para as espécies frutíferas e plantas sem muitas flores. Já se você prefere um visual mais clássico é mais interessante contar com plantas bem podadas e com flores.

Hortinha

Uma pequena horta dentro da cozinha além de trazer outro sabor para as suas refeições também ajuda a dar um charme todo especial para o ambiente. Para que dê certo é importante escolher espécies que se adaptem a quantidade de luz que você a oferecer, de preferência faça a sua horta perto da janela para que haja incidência do sol.

Cuidados Básicos

Ter plantas, seja dentro ou fora de casa, sempre dará algum tipo de trabalho. Alguns cuidados básicos são essenciais para evitar que as plantas murchem ou morram. Para começar os vasos de plantas devem ficar próximos a janela ou em algum lugar iluminado do ambiente.

Escolha uma boa terra vegetal para plantar e use sempre drenos, use uma pequena camada de argila junto com um pedaço de manta para evitar que a terra passe pelo buraco do vaso. Se perceber que qualquer tipo de praga está atacando as suas plantas trate de cuidar disso imediatamente.

Com as escolhas das plantas corretas para cada ambiente você perceberá que a sua casa ficará ainda mais bonita e com um toque de natureza. Dedique um pouco do seu tempo para planejar a decoração com plantas e tenha os melhores resultados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *