Plantas da Mata Atlântica

O Brasil é um país bastante diversificado no que concerne a meio ambiente e vegetação. Contamos com diversos tipos de vegetação e uma que merece destaque com certeza é a Mata Atlântica. Uma vegetação que segue por uma parte significativa do litoral brasileiro. No momento está presente numa área de cerca de 100 mil quilômetros quadrados.

Devido a sua intensa biodiversidade é uma das florestas tropicais mais importantes do planeta. Contudo, essa formação vegetal está passando por um momento delicado em que se encontra em processo de extinção. A extinção da Mata Atlântica começou com a chegada dos portugueses em 1500, pois foi nesse momento que teve início a extração sem precedentes do pau-brasil, uma das principais árvores dessa floresta.

Hoje em dia existem ainda mais problemas que despertam a preocupação de quem deseja defender a biodiversidade dessa floresta. Dentre os principais problemas que a Mata Atlântica enfrenta estão o corte ilegal de árvores, a poluição do meio ambiente e a degradação das áreas verdes. A seguir vamos apresentar algumas plantas que fazem parte dessa floresta incrivelmente diversa.

Plantas da Mata Atlântica

Guapuruvu

Uma curiosidade a respeito da Guapuruvu é que se trata de uma planta de origem mexicana. No Brasil o Guapuruvu é encontrado na Mata Atlântica e pode ser encontrada com grande facilidade ao longo da floresta da Bahia ao Rio Grande do Sul. Também chamada de Ficheira pode ser vista em áreas urbanas da cidade de São Paulo como o Parque Ibirapuera e o Parque da Aclimação. Uma árvore que se desenvolve muito rapidamente e é uma das árvores de maior porte do país tendo entre 10 e 20 metros de altura.

Jequitibá Rosa

O nome científico da árvore conhecida como Jequitibá Rosa ou Jequitibá Vermelho é Cariniana legalis e ela faz parte da família Lecythidaceae. Uma árvore bastante imponente que pode chegar a ter mais de 50 metros de altura e o seu diâmetro pode chegar a um metro. As suas flores são brancas e as folhas do tipo permanentes, o florescimento dessa árvore frondosa acontece nos meses de dezembro e janeiro.

Orquídea

A Orquídea é uma espécie que se destaca dentre as pessoas que gostam de flores. Diferentemente do que se pensa a Orquídea não é uma planta parasita e sim epífita, ou seja, ela se abriga sobre árvores, mas não extrai nada das mesmas. As raízes dessa planta são aéreas para que elas possam se fixar nos troncos ou galhos das árvores. As Orquídeas buscam um lugar que tenha sombra e umidade que lhes ajude a sobreviver e se desenvolver.

Quaresmeira e o Manacá

Apesar de serem plantas existentes em todo o Brasil, a Quaresmeira e o Manacá, são características dessa formação vegetal. A família dessas plantas é a Melastomataceae e são nativas da Mata Atlântica. Uma família que conta com diversas espécies inclusive ervas pequenas e árvores de pequeno e médio porte.

Palmito-Juçara

A principal característica da Palmito-Juçara é precisar de um ambiente úmido para se desenvolver. O seu clima preferido é o quente e úmido, motivo pelo qual pode ser encontrada em florestas pluviais. É possível encontrar espécimes dessa planta higrófila na bacia do Paraná em particular nas matas ciliares.

Manacá da Serra

Uma planta com um belo visual ornamental, contudo, o Manacá da Serra também pode ter a sua madeira usada para construções. A árvore tem como nome científico Tibouchina mutabilis e faz parte da família Melastomataceae. É possível encontrar essa árvore na região que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul por toda a floresta da Mata Atlântica.

Pau-Ferro

Essa planta é encontrada com facilidade na região que vai do Piauí a São Paulo em especial na floresta pluvial que faz parte da Mata Atlântica. O nome científico do Pau-Ferro é Caesalpineae férrea. Uma espécie que tem boa parte de sua dispersão feita por animais principalmente roedores pequeninos. Gosta de clima quente e úmido.

Embaúba

As Embaúbas se caracterizam por terem folhas bastante grandes e de um tom de verde claro na parte de cima e de verde prateado nas partes inferiores. Essa árvore pode ser encontrada tanto na Mata Atlântica como em outros pontos do país. A árvore possui flores pequeninas que se juntam em formas que lembram espigas, os frutos da Embaúba se desenvolvem dentro dessas falsas espigas servindo de alimento para vários animais da fauna da Mata Atlântica.

Cedro

A planta que faz parte da família Meliaceae tem como nome científico Cedrela fissilis. Uma planta que está presente em todo o território nacional, mas que se concentra em maior quantidade na região do Rio Grande do Sul a Minas Gerais na floresta semi-decídua Atlântica. Esse tipo de planta é encontrado nas florestas do tipo abertas ou então em campos que possuem clima úmido e quente. O melhor solo para o Cedro é aquele que tem boa drenagem.

Cássia

A Cássia é uma árvore ornamental que se destaca dentre as demais desse tipo por ter flores espetaculares com um tom de amarelo bastante vivo e que formam cachos. O verde intenso da folhagem dessa árvore faz um lindo contraste com as suas flores amarelas.

Sibipiruna

Uma árvore que impressiona por seu tamanho e por ser frondosa, o seu nome científico é Caesalpinia peltophoroides. Trata-se de uma espécie que pode ser encontrada com mais facilidade ao longo do litoral da Bahia ao litoral do Rio de Janeiro. A principal característica da Sibipiruna é ter uma quantidade bastante grande de flores. Essa árvore chegou ao Brasil através de D.João VI que a incluiu dentre as plantas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Pau-Brasil

A árvore que deu nome ao nosso país foi a principal e mais lucrativa descoberta dos portugueses nas nossas terras. O Pau-Brasil foi descoberto em nosso território pelo português Américo Vespúcio em 1.501. Os portugueses vislumbraram a possibilidade de obter muito lucro com a terra que haviam acabado de descobrir. Atualmente, a árvore se encontra quase extinta havendo bem poucos espécimes de Pau-Brasil.

 

As plantas da mata Atlântica certamente são as mais variadas de todo o mundo, já que mais de 25 mil espécies comportam toda a fauna local, a maior diversidade em todo o mundo. A beleza e raridade das plantas são diferentemente avaliadas, e a cada nova pesquisa são abordados temas variados, com a presença e classificação de todas essas plantas tipicamente brasileiras.

Podemos encontrar plantas bem características e que fazem parte dessa fauna tão rica e poderosa, como nenhuma outra é capaz de ser igual.

Jequitibá – Manacá-da-Serra – Jacarandá

Jequitibá: O jequitibá é uma árvore de grande porte, tanto em altura quando em circunferência do tronco. Seu nome vem do tupi e significa gigante da floresta, palavras que a descrevem muito bem, pois a árvore é considerada uma das maiores do Brasil.

Manacá-da-Serra: Também conhecido como flor-de-quarema, é uma das primeiras árvores da Mata Atlântica. Pode chegar a 12 metros de altura e o tronco cerca de 30 cm de diâmetro.

Jacarandá: Trata-se de uma madeira bastante valorizada e que tem sido explorada desde os períodos do Brasil colônia. O Jacarandá pode atingir até 25 metros de altura e o seu tronco pode chegar a um diâmetro de 80 cm.

Maçaranduba – Caviúna – Pau-Brasil

Maçaranduba: Trata-se de uma árvore nativa do Brasil e também do México. É uma espécie que está na lista das ameaçadas de extinção e sua situação é considerada como crítica. É também conhecida como abacateiro-do-mato.

Caviúna: É uma árvore leguminosa que é frequente em pastagens. Floresce entre os meses de outubro e dezembro. Começa a se reproduzir com cerca de 10 anos.

Pau-Brasil: Outra árvore leguminosa, foi ela que deu origem ao nome do Brasil. Pode alcançar de 10 a 15 metros de altura, tem um tronco reto e suas flores são amarelas com uma pequena parte em vermelho.

Outros exemplos:

  • Xaxim
  • Palmito
  • Paineira
  • Figueira
  • Angico
  • Ipê-rosa
  • Bromélias

Vídeos das Plantas da Mata Atlântica

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Confira nossos post com dicas de plantas nativas da Mata Atlântica adaptadas para jardim, essa é uma forma de ter um pouco da nossa natureza na sua casa. Saiba como compor uma sementeira para transplantar as suas plantas para vasos, jardins, etc. Entenda como você estará colaborando com a proteção da flora do Brasil fazendo isso.


Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • legal

    felipee 7 de novembro de 2011 18:49 Responder
  • legal de mais

    felipe 7 de novembro de 2011 18:49 Responder
  • otimo o blog

    Nicoly 12 de março de 2012 12:36 Responder
  • pessim

    iago 22 de março de 2012 23:35 Responder
  • isso é nogento nunca vi alguma coisa tao, tao retardada

    iago 22 de março de 2012 23:41 Responder
    • meu filho vai tirar 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000,000

      rita 15 de maio de 2012 12:28 Responder
    • pra vc acha isso vc deve ser mtooo idiota

      lorrane 19 de maio de 2013 14:48 Responder
      • vc e muito idiota

        guilherme rocha 18 de março de 2014 21:45 Responder
      • que coisa feia

        juty 9 de abril de 2014 22:23 Responder
      • eu acho q vou tira 10.amei o site indico pra todo mundo

        Dianya 7 de junho de 2015 20:44 Responder
  • eu acho q vou tirar 10

    lorrane 19 de maio de 2013 14:47 Responder
  • eu disse isso pro iago viu gente

    lorrane 19 de maio de 2013 14:49 Responder
  • Nuuus muito bom esse site gosti……..kkkkk

    Isabelle melo 24 de junho de 2013 21:00 Responder
  • vcs sao horriveis pq eu quero outra coisa que eu apertei

    isabela de souza caldas 31 de julho de 2013 18:13 Responder
  • que llllllleeeeeeeeeeegggggggaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllll cara

    junca 31 de julho de 2013 18:17 Responder
  • sato de mais

    caua 3 de outubro de 2013 16:53 Responder
  • isso e chato todo mundo que comentou e indiota

    caua 3 de outubro de 2013 16:54 Responder
  • Muito interessante to fazendo um trabalho sobre issso

    Giovanna 21 de outubro de 2013 22:04 Responder
  • Esse troço só tem coisa que eu já sei!!!!

    Diego Duarte 28 de outubro de 2013 19:03 Responder
  • iago voce e muito bobo.

    alison 12 de novembro de 2013 20:44 Responder
  • idiotas

    cu 3 de abril de 2014 15:03 Responder
  • mt lindos (a) essas plantas

    isabelel 6 de setembro de 2014 21:47 Responder
  • O site é interessante gostei dos exemplos dados…gosto muit de árvores que florescem!….quanto aos outros comentários. ..acredito que foram feitos por crianças sem educação. ..e com a mente extremamente fechada e poluída. ..se não tiverem nada de construtivo a escrevem…Não comentem!

    Carla 8 de setembro de 2014 23:19 Responder
    • Achei o site muito bom e interessante!!!

      Malu Ferreira 15 de setembro de 2014 19:40 Responder
    • concordo plenamente

      Dianya 7 de junho de 2015 20:57 Responder
  • Isso me ajudou bastante com a minha pesquisa, gostei do Blog mas respeito quem não gosta e de quem gosta. Prefiro não arranjar brigas.

    Ana Júlia 15 de setembro de 2014 16:29 Responder
  • Achei o site muito bom, legal e interessante!!!!

    Malu Ferreira 15 de setembro de 2014 19:47 Responder
  • me ajudo muito

    thaina 28 de setembro de 2014 18:01 Responder
  • ajudou muito minha pesquisa escolar :)

    emily 30 de setembro de 2014 13:28 Responder
  • me ajudou bastante na pesquisa escolar

    emily 30 de setembro de 2014 13:29 Responder
  • uMA BOSTA TO DE BRNKS :)

    felismina 9 de fevereiro de 2015 15:09 Responder
  • eu gostei me ajudou muito

    dayane 21 de abril de 2015 19:53 Responder
  • EU ADOREI ESSE SITE PORQUE TINHA COISAS QUE EU NAO SABIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VERONICA VIANA DE OLIVEIRA 29 de abril de 2015 18:23 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *