Plantas da Mata Atlântica

As plantas da mata Atlântica certamente são as mais variadas de todo o mundo, já que mais de 25 mil espécies comportam toda a fauna local, a maior diversidade em todo o mundo. A beleza e raridade das plantas são diferentemente avaliadas, e a cada nova pesquisa são abordados temas variados, com a presença e classificação de todas essas plantas tipicamente brasileiras.

Podemos encontrar plantas bem características e que fazem parte dessa fauna tão rica e poderosa, como nenhuma outra é capaz de ser igual.

Plantas da Mata Atlântica

Plantas da Mata Atlântica

Exemplos dessas plantas são:

Jequitibá – Manacá-da-Serra – Jacarandá

Jequitibá: O jequitibá é uma árvore de grande porte, tanto em altura quando em circunferência do tronco. Seu nome vem do tupi e significa gigante da floresta, palavras que a descrevem muito bem, pois a árvore é considerada uma das maiores do Brasil.

Manacá-da-Serra: Também conhecido como flor-de-quarema, é uma das primeiras árvores da Mata Atlântica. Pode chegar a 12 metros de altura e o tronco cerca de 30 cm de diâmetro.

Jacarandá: Trata-se de uma madeira bastante valorizada e que tem sido explorada desde os períodos do Brasil colônia. O Jacarandá pode atingir até 25 metros de altura e o seu tronco pode chegar a um diâmetro de 80 cm. 

Maçaranduba – Caviúna – Pau-Brasil

Maçaranduba: Trata-se de uma árvore nativa do Brasil e também do México. É uma espécie que está na lista das ameaçadas de extinção e sua situação é considerada como crítica. É também conhecida como abacateiro-do-mato.

Caviúna: É uma árvore leguminosa que é frequente em pastagens. Floresce entre os meses de outubro e dezembro. Começa a se reproduzir com cerca de 10 anos.

Pau-Brasil: Outra árvore leguminosa, foi ela que deu origem ao nome do Brasil. Pode alcançar de 10 a 15 metros de altura, tem um tronco reto e suas flores são amarelas com uma pequena parte em vermelho. 

Outros exemplos:

  • Xaxim
  • Palmito
  • Paineira
  • Figueira
  • Angico
  • Ipê-rosa
  • Bromélias

Vídeos das Plantas da Mata Atlântica

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Confira nossos post com dicas de plantas nativas da Mata Atlântica adaptadas para jardim, essa é uma forma de ter um pouco da nossa natureza na sua casa. Saiba como compor uma sementeira para transplantar as suas plantas para vasos, jardins, etc. Entenda como você estará colaborando com a proteção da flora do Brasil fazendo isso.

31 comentários

  1. isso é nogento nunca vi alguma coisa tao, tao retardada

  2. eu acho q vou tirar 10

  3. eu disse isso pro iago viu gente

  4. Nuuus muito bom esse site gosti……..kkkkk

  5. vcs sao horriveis pq eu quero outra coisa que eu apertei

  6. que llllllleeeeeeeeeeegggggggaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllll cara

  7. isso e chato todo mundo que comentou e indiota

  8. Muito interessante to fazendo um trabalho sobre issso

  9. Esse troço só tem coisa que eu já sei!!!!

  10. O site é interessante gostei dos exemplos dados…gosto muit de árvores que florescem!….quanto aos outros comentários. ..acredito que foram feitos por crianças sem educação. ..e com a mente extremamente fechada e poluída. ..se não tiverem nada de construtivo a escrevem…Não comentem!

  11. Isso me ajudou bastante com a minha pesquisa, gostei do Blog mas respeito quem não gosta e de quem gosta. Prefiro não arranjar brigas.

  12. Achei o site muito bom, legal e interessante!!!!

  13. ajudou muito minha pesquisa escolar :)

  14. me ajudou bastante na pesquisa escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>