Violetas

As violetas estão por toda a parte, em uma floricultura, por exemplo, logo de cara elas nos chamam a atenção, pela exuberância e beleza mesmo que tão pequenas. Quem gosta de flores em casa, com certeza, teve uma ou mais violetas, pois elas são irresistíveis. Porém, nem sempre ao levá-la para casa, aquela beleza toda permanece e  na maior parte das vidas somos os culpados por não saber lidar com essa planta.

Origem Da Violeta

Falando um pouco sobre a origem da violeta, o seu modo natural de crescer é entre musgos, rochas e detritos vegetais, e essa linda plantinha vem da África. Elas são chamadas, como outros com a mesma característica de crescimento, de “plantinhas do mato”, mas se adaptam muito bem as vasos, desde que sejam tratadas como se deve.

A “Mistura” Das Violetas

Atualmente, das violetas que encontramos à venda, muitas deles foram cruzadas com outras, através da seleção de podutores. É uma forma de conseguir cores e texturas diferentes. A folhagem, as flores e as tonalidades podem ser conseguidas através desse trabalho feito pelos produtores. O que não podemos imaginar é o tempo que se leva para conseguir deixá-las tão bonitas como as vimos nas prateleiras da floricultura.

As Violetas Em Casa Sobrevivem Com Luz Natural

As violetas são daquelas plantas que podem permanecer dentro de casa, mas tem um fator essencial para que isso funcione, que ela receba a iluminação natural. Para isso, a violeta deve sempre, quando está dentro de casa, ficar perto da janela.

Também é uma flor que não tem problema nenhum em ficar próxima de outras e se tiver a iluminação necessária, você a terá cheia de flores o ano inteiro.

As regras para mantê-la bonita e saudável dentro de casa são as mesmas que as outras plantas exigem. O mesmo serve para fora de casa, rega em excesso ou esquecer de regar, dois fatores muito comuns entre os que matam as suas plantas.

No caso do sol, quando ele está muito forte, se ela tiver dentro de casa e tiver uma cortina, quebrando essa luminosidade, desde que seja em tecido fino, melhor ainda.

Assim como outras plantas, a violeta precisa de adubo e a troca do substrato a cada 6 meses também é uma excelente forma de deixar essa planta sempre mais bonita.

As plantas dentro de casa sempre dão um charme a mais para decoração e trazem boas energias para a casa.

Sobre A Violeta

Como sabemos toda planta tem a sua descrição oficial. Vejamos como é no caso da violeta. Se trata de uma planta herbácea e perene cuja as folhas têm, normalmente, textura áspera. A cor das folhas é bem verdinha e o tamanho, em média, é de 20 centímetros de comprimento. Há casos de que são mais estreitas, neste caso, a largura é de 3 centímetros chegando as mais largas a ter 5 centímetros. As folhas formam um roseta basal. Já as flores tem as pétalas livres e as cores, não dá para listar quantas e quais são, até porque sabemos que os produtores “inventam” novas tonalidades.

A Importância Da Rega E Da Adubação

Sem água nenhuma planta pode sobreviver, mas na quantidade certa e que seja dada como ela deve receber. No caso da violeta, água deve ser colocada delicadamente no substrato. As folhas não devem ser molhadas, pois quando isso acontece, facilita que bactérias se desenvolvam sobre elas e acabem por matá-las. Ela ficará como se tivesse queimada como isso acontece.

Uma forma de saber se é hora de colocar mais água no substrato é colocando o dedo. Quando ainda está úmido fica frio e neste caso, espere que seque. Se seco, coloque a água delicadamente e espere que ela vase pelos furos do fundo do vaso.

Sobre os adubos são essenciais para que a planta tenha força e cresça bonita e principalmente, dê lindas flores. Você pode procurar em lojas especializadas o melhor adubo para a sua violeta. Um dos mais indicados é o Biofert Plus Universal. Ele é rico em micros e macros nutrientes e por isso a planta adora. Sem falar que vai suprir todas as necessidades da sua violeta.

Se você observar insetos esbranquiçados na sua planta, principalmente na parte debaixo das folhas são as chamadas cochonilhas. Pegue um cotonete e retire, faça esse processo levemente para não destruir as folhas. Depois use um inseticida natural sobre as folhas e fique usando pelo menos uma vez por semana no período de um mês. Esse é o tempo para se livrar dessa praga.

O Que É Preciso Para Cuidar Das Violetas

Apesar de ser muito comum ver as violetas em vasos de plásticos, eles não são os adequados, o bom mesmo é que elas fiquem conservadas em vasos de barro, pois o material absorve o excesso de umidade. Evitando que as raízes apodreçam.

Falando em umidade, nem pense em molhar as plantas, como foi dito antes. O ideal é manter o equilíbrio entre a rega no pratinho, que deverá ficar embaixo do vaso e uma vez no mês, direto na terra.

Vale ressaltar que o cloro é um verdadeiro veneno para as violetas e como sabemos que a água da torneira está cheia dele, ferva a água antes de regar, espere esfriar e depois use.

No inverno, uma rega por semana costuma ser o suficiente e no verão, duas pelo menos.

Lembre-se que a violeta quer luz, mas não sol direto e também não gosta de temperaturas muito alta, o ideal é em torno de 25 graus.

Não esqueça de usar o fertilizante específico para a violeta e é ideal que a cada mês seja usado um adubo diferente. Varie entre húmus de minhoca e farinha de osso, ambos preferidos das violetas.

Aprenda A Planta Violeta

1- De preferência no vaso de barro coloque no fundo uma camada fina de pedrinhas. Sobre coloque a mistura que deve ser na seguinte proporção: 2 partes de terra comum, para 2 de terra vegetal e para uma de vermiculita, esse último ajudará no combate as pragas.

Coloque a muda no centro e complete a mistura. Depois regue com bastante água.

Se as violetas apresentam manchas como se tivesse queimadas é porque foram intoxicadas com algum produto. Quando estão amareladas é porque estão tomando sol em excesso.

Cultivo de Violetas

Para quem é amante da natureza e gosta de cultivar flores pequenas dentro de casa, mas não dispõe de um espaço muito grande para isso, as violetas são uma ótima opção, especialmente se você mora em apartamentos e não tem uma sacada ou mesmo uma área verde de lazer a sua disposição. Violetas são flores de origem africana pertencentes a família das Gesneriáceas, nome técnico para esta singela flor, mas de uma beleza surpreendente e de cores Exóticas.

Características

A folhagem das violetas se dá em forma de estrela ou roseta e são de tonalidade verde escuro sendo cobertas por pêlos em sua parte superior, seu caule é carnudo e longo permitindo assim que as folhas formem uma espécie de redoma aberta em torno das belas flores; estas por sua vez podem surgir solitárias ou ainda em forma de ramalhetes ou pequenos Buques, suas pétalas alternam entre simples e dobradas.

Cuidados

Para ter violetas saudáveis em sua casa basta tomar alguns cuidados básicos como, por exemplo, escolher um local onde haja bastante sol, elas precisam de no mínimo três horas de sol intenso a cada dia para se manterem florescendo em abundancia por períodos mais extensos. Os locais onde tem muito vento não são indicados, tendo em vista que estas flores são muito delicadas, mas a iluminação é fundamental para a sua saúde e viço, e se mantidas assim podem se tornar um belo complemento na Decoração de sua casa, elas alegram o ambiente e fazem lembrar a natureza da qual freqüentemente nos distanciamos em função do ritmo de vida acelerado. Uma boa dica para que seu desenvolvimento se dê de maneira uniforme é virar o vaso em ¼ de volta a cada semana, dessa forma todas as suas folhas serão beneficiadas com a iluminação que é tão importante para o cultivo de violetas.

Outra dica importante no cuidado com as violetas é o modo certo de regá-las, tome cuidado para não derramar água sobre as suas folhas, pois certamente isto fará surgir manchas marrons com aspecto de queimado. Use um pequenino regador de bico longo e fino, vale aproveitar embalagens destinadas a outros fins, desde que sejam muito bem lavadas e permitam umedecer a terra. A melhor forma de definir o período entre as regas é experimentar a temperatura da terra com o dedo, ela fica fria quando esta úmida, então não necessita de água neste momento. O pratinho de apoio serve apenas para receber a água excedente, e lembre-se de retirar esta água mantendo o pratinho seco, pois esta água parada é um convite ao mosquito da dengue. Violetas é um tipo de Flores Plantadas de fácil cultivo, dê a elas poucos instantes de cuidados diários e ela, em Agradecimento lhe oferecerá as suas mais belas flores.

Se deseja entregar flores a uma pessoa especial, mandar uma cesta, arranjos ou presentes especiais, a melhor opção é o Flores Online – a maior floricultura do Brasil.


Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • o melhor presente para se dar a minha mae. elas florescem o ano inteiro fora as mudas que minha mae faz com as folhas que quebram ou ate mesmo sao retiradas para desafogar o vaso ela coloca elas na agua e em um mes ja se ve folhas brotando da base e o mais engraçado e elas nao gostarem muito de agua mas brotam na agua…

    Silvia regina de Oliveira 10 de dezembro de 2009 11:50 Responder
  • minhas violetas tem bastante folhas mas nao da flor a bastante tempo o que fazer?qual tipo de adubo usar?

    claudia 16 de março de 2010 23:06 Responder
  • Eu estava procurando essas coisas sobre violetas para o meu trabalho de Ciencias =)… Eu achei muito interessante isso,das violetas.Minha mãe tem várias violetas em casa na frente da janela,não sei se isso prejudica as violetas de deichar na frente da janela ,mas vou ficar procurando + ! Tchau tchau gente ! Beijos !!! ♥ by: DADA

    Dada 25 de março de 2010 14:05 Responder
  • SOU UMA DOIDA POR VIOLETAS SOU COLECCIONADORA. AS VEZES PERCO ELAS E DEPOIS RECUPERO QUANDO CONSIGO RECUPERA-LAS FICO FELIZ ELAS SÃO A MAIOR FELICIDADE PARA MIM FICO ORAS A CONVERSAR COM ELAS

    AMINA

    Amina 26 de março de 2010 7:32 Responder
  • Tenho vários vasos de violetas em meu quintal; mas uma delas se diferenciou das outras dando flores o ano inteiro; e o mais curioso é que ela fica debaixo de um telhado que se quebrou; e pega bastante água de chuva nas folhas e não sofre nenhuma alteração;( vou fazer várias mudas e vou pesquisa-las)…depois eu conto se deu certo!

    vera lucia 26 de abril de 2010 17:07 Responder
  • estou procurando mudas de violetas africanas;sabem como me ajudar.Obrigada.

    bernadete 18 de junho de 2010 13:57 Responder
    • Olá Bernadete,

      Sugiro que verifique com nosso parceiro: Flores Online

      Abraço

      Rafael Coutinho 25 de junho de 2010 7:55 Responder
  • adorei !!!
    parabéns aos inteligentes, ok :0

    barbara 23 de setembro de 2010 19:55 Responder
  • um presente mt mt, lindo pra se dar a uma mãe .. porque elas merecem muito mais doque essas flores ai
    violeta linda e bella

    - Barbara Rainha 23 de setembro de 2010 20:20 Responder
  • gostaria de fazer um jardim de violetas em uma floreira, porem esta floreira é externa fica ao lado de uma parede alta. posso ariscar, neste lugar tem bastante luminosidade ou sob hipotese alguma devem ser plantadas externamente.

    salete trentin 15 de outubro de 2010 20:13 Responder
  • gostaria de fazer um jardim externo de violetas, porém este jardim é em uma floreira,que fica ao lado de uma parede alta, possui bastante lumiosidade, posso colocar violetas externamente ou é perda de tempo.

    salete trentin 15 de outubro de 2010 20:16 Responder
  • Minhas violetas pararam de dar flor, oquefazer..,
    como podar violetas ?

    Zélia Batista 24 de janeiro de 2011 11:11 Responder
  • Trabalho com educação infantil e no momento estamos desenvolvendo um projeto de cantigas de roda e minha turma tem uma cantiga que fala sobre as violetas. Então estamos aproveitando para sabermos um pouco mais sobre esta flor tão linda e delicada. Gostei do material a disposição sobre violetas.

    rosineia 12 de junho de 2012 1:34 Responder
  • eu amo as violetas,pois tenhomais de trinta vasos são cores variadas pois olugar que elas ficam que é em frente a uma janela de frente para o sol todas estão dobrando de tmanho são varias cores.

    Nomeruthstiehl 7 de outubro de 2012 19:11 Responder
  • Bem legal queria que fosse assim aqui na minha casa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    denilson 18 de abril de 2013 11:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *