Ypê

As árvores conhecidas popularmente pelo nome Ypê pertencem ao gênero Tabebuia e se destacam por apresentar flores de tonalidades que variam entre branco, amarelo, rosa e lilás. Muitas cidades tem uma relação ambígua com essas árvores, pois ao mesmo tempo em que elas embelezam longas avenidas podem representar um problema a longo prazo por contar com raízes fortes capazes de quebrar o concreto e até mesmo entortar muros.

A seguir vamos apresentar um verdadeiro dossiê a respeito dos Ypês para quem deseja entender as diferenças entre as cores bem como quais são os tipos mais indicados para cada local. A beleza dessa árvore é indiscutível, mas é essencial que se tenha bom senso para fazer um plantio responsável.

Conhecendo Melhor as Árvores Ypê

Ypê Roxo da Mata (Tabebuia avellanedae)

Uma árvore de grande porte tem altura entre 20 e 35 metros e diâmetro de tronco entre 60 e 80 centímetros. Com essas características, o Ypê Roxo, não é recomendado para plantio próximo a calçadas ou edificações, as suas raízes tem grande potencial destruidor. Contudo, pode ser utilizada para fins paisagísticos em praças.

Ypê Roxo (Tabebuia heptaphylla)

Variação de Ypê roxo com altura entre 10 e 20 metros com diâmetro de tronco entre 40 e 80 centímetros. Também pode ser utilizada com finalidade paisagística, porém, longe de calçadas e edificações.

Ypê Roxo de Bola (Tabebuia impetiginosa)

Uma planta ornamental que pode atingir altura entre 8 e 12 metros contando com diâmetro de tronco de 60 a 90 centímetros. Recomendada para cultivo em praças e áreas abertas, mas longe de calçadas.

Ypê Branco (Tabebuia-roseo-alba)

Sendo uma árvore que atinge altura entre 7 e 16 metros e diâmetro de tronco de 40 a 50 centímetros pode ser usada em áreas com calçadas. Apesar de sua floração durar um período curto é bastante ornamental.

Ypê Amarelo da Mata Atlântica (Tabebuia chrisotricha)

O tipo de Ypê mais recomendado para cultivo em locais urbanizados, pois atinge altura entre 4 e 10 metros apenas e o seu tronco tem diâmetro de 30 a 40 centímetros. Não apresenta problemas com calçadas e sua floração precoce cobre as ruas com um verdadeiro tapete amarelo.

Ypê Amarelo do Cerrado (Tabebuia Ochracea)

Outro Ypê que pode ser cultivado em áreas com calçadas, atinge altura entre 6 e 14 metros com diâmetro de tronco de 30 a 50 centímetros. Também possui floração do tipo precoce.

Ypê Amarelinho (Tecoma stans)

Essa espécie não deve ser cultivada, pois se caracteriza por ter um perfil invasor sendo facilmente disseminada através de suas sementes espalhadas pelo vento quando está em áreas abertas. Possui visual bonito e exótico com flores bastante vistosas.

Ypê-de-El-Salvador (Tabebuia pentaphylla)

Um dos Ypês com visual mais ornamental da lista, pode atingir altura de 15 a 20 metros e seu diâmetro de tronco pode ser de até 50 centímetros. As flores dessa árvore possuem um tom de rosa bem claro. Funciona bem em plantas, contudo, sempre distante das calçadas.

Ypê Amarelo do Brejo (Tabebuia umbellatta)

Essa árvore prefere locais úmidos e encharcados, pode medir entre 10 e 15 metros com diâmetro de tronco entre 40 e 50 centímetros. Pode ser cultivado em áreas próximas a calçadas.

Ypê da Casca Lisa (Tabebuia vellosoi)

Embora essa árvore apresente crescimento demasiadamente lento não deve ser cultivada perto de calçadas e edificações uma vez que pode ter de diâmetro de tronco entre 40 e 70 centímetros. Em relação à altura pode medir entre 15 e 25 metros.

Como Cultivar Ypê

Depois de entender um pouco mais sobre as diferenças entre as variedades de Ypês (que não se referem somente a cor das suas flores) você já pode colocar mãos a obra para iniciar o cultivo das suas plantas.

Mudas

Para cultivar Ypês a dica é comprar mudas em lojas de itens para jardinagem, as árvores amarelas são as mais recomendadas. Nessas lojas as mudas são resultado de sementes que foram mantidas por pelo menos seis meses num saco plástico até emergirem. A partir dos 20 centímetros de altura a muda está pronta para ser cultivada em seu local definitivo.

Plantio do Ypê

O cuidado mais importante diz respeito a evitar que o Ypê seja cultivado numa área com incidência direta do sol ou sujeita a geadas. Para que a planta consiga se desenvolver melhor recomenda-se que seja cultivada juntamente com outros espécimes como Cedro ou Jequitibá. Os melhores locais para esse tipo de cultivo são os mais baixos, úmidos com boa drenagem e com textura de argila.

Para que o plantio seja feito é necessário abrir as covas, geralmente com medidas de 20 x 20 x 20 centímetros. Nos casos de espécimes maiores a recomendação é de 40 x 40 x 40 centímetros. Em relação ao espaçamento deixe linhas com 3 x 3 metros. Se o cultivo será feito numa avenida ou alameda é melhor deixar um espaço de 5 x 5 metros. Recomenda-se podas durante o inverno, a técnica pode ser usada para a árvore seja mantida com um porte menor.

Processo Reprodutivo do Ypê Amarelo

Esse tipo de Ypê depende de agentes polinizadores como abelhas mamangavas e vento para levar o seu pólen. A planta se torna apta a se reproduzir a partir dos 3 anos de idade.

Flor Nacional do Brasil

No ano de 1978 foi promulgada a Lei 6.507 que tornou a flor do Ypê a flor nacional do Brasil. A escolha específica do Ypê amarelo tem ligação com o fato de que as suas flores brotam próximas ao dia 7 de setembro. O nome Ypê tem ligação com o idioma tupi e significa algo como árvore cascuda.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quero saber onde que eu encotro o ype

    cleidimar aragao freires 21 de Maio de 2010 21:05 Responder
  • Somente Deus para nos presentear com tamanha maravilha em varias cores.Nosso Ypê, roxo, amarelo branco ou rosa
    simbolo do nosso imenso Brasil

    Teresinha Martins 26 de junho de 2010 15:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *