Como Cuidar de Mini Cactos

Algumas pessoas optam por ter Mini Cactos em casa porque acreditam que eles demandam menos atenção e cuidado que outros tipos de plantas que necessitam de água todos os dias. De certa forma não deixa de ser verdade que esse tipo de planta exige menos tempo do seu dono, mas como todo ser vivo necessita de alguns cuidados e atenção.

Se você está pensando em ter Mini Cactos em casa ou no jardim é importante que saiba que sais os cuidados essenciais para que essas plantas cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível. Confira abaixo dicas de como cuidar dessas belas e diferentes plantas. 

Os Cactos

Os Cactos pertencem à família Cactaceae e possuem aproximadamente 84 gêneros e umas 1.400 espécies nativas das Américas. Em geral esse tipo de planta é usada para fins ornamentais, mas também pode ser utilizada na agronomia.

Podemos definir essas plantas como pouco usuais uma vez que estão adaptadas a ambientes extremamente áridos e quentes. Uma das principais e mais curiosas características dos Cactos é a capacidade de conservar água.

Essas plantas são um ótimo exemplo de adaptação ao ambiente extremo, o caule do Cacto se expandiu em estruturas suculentas verdes e perenes para conseguir conter a clorofila que é necessária para a vida.

Os espinhos são as folhas que no processo de evolução se reduziram, a principal função deles é realizar a respiração da planta. Também são essenciais para a produção de energia e transpiração do Cacto. Os espinhos ajudam a evitar a grande perda de água, um dos motivos que torna essa planta capaz de armazenar o líquido da vida.

Quando o Cacto está inserido na natureza os espinhos também tem a função de proteção da planta contra possíveis predadores.

Como Cuidar de Mini Cactos em Casa

Os Cactos podem ser plantados a partir de mudas e também sementes compradas em lojas especializadas em jardinagem. Porém, somente plantar não será o suficiente para que os seus Cactos cresçam e se desenvolvam. Como toda planta os seus Cactos também precisam de atenção e cuidados.

Estufas Improvisadas

Os profissionais que trabalham com o cultivo de Cactos contam com a tecnologia ao seu favor na hora de promover um ambiente controlado e próximo do extremo de calor que essas plantas exigem. Porém, como nem sempre temos acesso a essa tecnologia é importante contar com a criatividade.

Nesse caso a dica é substituir as superestufas tecnológicas por garrafas PET, o mais legal é que você ainda promove a reciclagem. Comece o procedimento plantando os seus Cactos em vasos definitivos, é importante que esse vaso seja proporcional ao tamanho atual do seu Cacto.

Depois de fazer o replante é necessário regar a terra que envolve o Cacto, coloque então a garrafa PET. Basta cortar o fundo da garrafa e encaixá-la sobre o Mini Cacto, observe que o excesso de água escorrerá de forma normal para o fundo do vaso e ficará uma boa umidade na garrafa.

Essa umidade que fica que na estufa improvisada será absorvida pelo Mini Cacto. Esse truque da miniestufa pode ajudar a acelerar em até 25% o crescimento da sua planta. 

As Regas

Ao contrário de muitas plantas o Mini Cacto não gosta muito de água isso porque é uma planta que tem a capacidade de armazenar uma grande quantidade do líquido. Por isso a dica é que a rega seja feita apenas uma vez por semana durante o verão.

Durante o inverno as regas podem ficar reduzidas a apenas 1 por mês. Se você colocar muita água no seu mini cacto arrisca mata-lo. Se você mora numa região muito úmida é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a sua planta longe da umidade.

Nunca regue os Cactos mais do que o necessário, pois você pode acabar matando a sua planta.

O Adubo e os Cactos

Como toda planta pode ser necessário usar adubo para ajudar a crescer e se desenvolver. Vale a pena ficar de olho se o seu mini cacto está saudável e se for necessário procure por um tipo de adubo específico.

Os cactos precisam ter produtos que foram pensados para eles e não para outros tipos de plantas, pois não estamos falando de um vegetal como outro qualquer.

Tamanho do Vaso é Documento

Uma coisa interessante em relação ao Cacto é que o tamanho do vaso influencia no tamanho final da planta. Quanto maior for o vaso que você usar para o Cacto maior ele ficará, então pense nisso na hora de escolher o da sua planta.

Usando Pedrinhas

Uma forma de ajudar a preservar a umidade é colocar pedrinhas sobre a terra, por isso é tão comum ver esse tipo de planta com pedrinhas. Um adubo natural que pode ajudar o seu mini cacto é casca de fruta picada.

Não Mexa no Cacto

Também é importante que você evite mexer e balançar o seu cacto, pois isso pode prejudicar o seu desenvolvimento. Não parece, mas se trata de uma planta bastante sensível.

Onde Comprar Cactos?

É possível encontrar os mini cactos em diversos lugares para comprar como, por exemplo, em supermercados, casas de jardinagem, floriculturas ou mesmo em exposição de flores e demais acessórios de jardinagem.

http://www.youtube.com/watch?v=iDRhQfssUTE

Os preços são bastante acessíveis podendo encontrar Cacto a partir de R$ 3,00. Trata-se de uma planta que pode ser ótima companhia e não exige tanta atenção do dono. Podem ajudar a trazer mais sofisticação ao ambiente em que estão inseridos. Na verdade tudo depende de como você insere essas plantas na sua casa.

Os Cactos e a Decoração

Quando temos mini cacto em vaso em branco o resultado é algo mais elegante que ajuda a sofisticar o ambiente. Já quando contamos com vaso cor de terra criamos um ambiente mais rústico em torno da planta.

Também podemos criar uma ideia de ambiente mais árido usando um vaso preto, o cacto por si é uma planta que fala muito e passa uma ideia de força e ao mesmo tempo de independência.

O cacto é uma planta bastante diferenciada e que transmite grande personalidade para a sua casa e diz muito sobre você.

Posts Relacionados

Aproveite para conferir o nosso post sobre o exótico cacto azul, uma espécie bastante utilizada na decoração. Saiba tudo sobre cactos, como informações relacionadas ao cultivo, plantação, etc. Veja dicas de como usar cactos para decorar a casa e criar um visual muito bonito para diversos ambientes.

Mini Cactos

Por conta de serem lindas e ao mesmo tempo adequadas para pequenos espaços o mini cacto vem ganhando o seu espaço hoje em dia. Como toda planta/flor existe um cuidado especifico que devem ser tomadas.

Pelo fato do mini cacto armazenar água por um bom tempo ele não deve ser regado sempre, como sabemos tudo em excesso faz mal não é mesmo? Uma dica muito importante é evitar balançar o seu mini cacto porque isso pode acabar atrapalhando o seu desenvolvimento.

A plantação do cacto pode ser feita a partir de sementes ou mudas, por conta de serem acostumados com um clima mais quente a sua plantação fica um pouco mais complicado.

Mini Cactos

Mini Cactos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • FICOU MUITO LINDO O CACTO NO AQUÁRIO……O VALORIZOU …..AMEI!!!!

    MARIA MARTA SANTOS DE SOUSA 9 de março de 2013 17:56 Responder
  • amo mini cactos,posso cultiva-los dentro de casa? nesse caso,qual cuidado devo ter?

    debora 30 de março de 2013 21:33 Responder
  • Obrigado por tudo que você acabou de mim ensinar pois comprei um mini cacto globular e queria saber mais sobre e os cuidados necessário para ele, Obrigado mesmo….

    Um grande abraço

    Eliel José

    Eliel José 22 de abril de 2013 13:18 Responder
  • Tenho um mini cacto e ele está crescendo muito não sei o que fazer, posso trocar o vazo, ou isso irá danifica-lo?

    Aguardo resposta!

    Nome Jéssica 9 de maio de 2013 11:52 Responder
  • Desde pequena adoro cactus, mas comecei ontem a criá-los, comprei três mini e adorei as dicas!

    Aline Alves 31 de maio de 2013 20:46 Responder
  • Estou adorando seus ensinamentos sobre cactos…..obrigada
    Suas mensagens também são lindas…..

    Marlene 23 de junho de 2013 14:21 Responder
  • QUERIA PERGUNTAR

    POR QUE MEU CACTO N SE DESENVOLVE? SERA QUE FOI PORQUE QUANDO EU TROQUEI O ADUBO DELE TIREI ELE PELA RAIZ E DEIXEI POR MUITO TEMPO UNS 20 MINTOS FORA ALI NUN CANTINHO?

    POR FAVOR GENTE ME RESPONDE SOCORRO!!!!!

    Brida 14 de agosto de 2013 21:46 Responder
  • GENTE ME RESPONDE POR FAVOR! :'(

    Brida 14 de agosto de 2013 21:49 Responder
  • Comprei alguns cactos e eles vieram com uma florzinha enfiadaneles… alem disso veio no mini-vaso uma florzinha(parace artificial) que abre quando o solo está seco. sabe me dizer do que se trata? já pesquisei sobre e nada. minhas mudinhas estão crescendo e gostaria de adquirir tais florzinhas.

    Anselmo 17 de agosto de 2013 14:09 Responder
  • Meu vaso de cactos está lindo, saudável. Comprei-os com florescências e, desde que mudaram de cor, nunca mais houve outras. O que posso fazer para que outras surjam? Obrigada, grande abraço!

    Luciana Ozório 16 de setembro de 2013 18:11 Responder
  • Eu acabei de adquirir um mini cacto e a primeira coisa que fiz foi pesquisar na internet ,esse site me ajudou muito pois,sabia que precisavam de pouca aguá mas nem tão pouco assim. esse site é otimo eu recomendo com certeza !!

    Tháilla 5 de outubro de 2013 21:11 Responder
  • Eu comprei um mini cacto há um ano. Mas como moro em uma região úmia, ele cresceu muito.
    Ele tinha duas partes achatadas e agora já são 10! E o pior, parece que por causa do peso uma das partes está quebrando. Ele regenera ou não? Se realmente quebrar eu posso plantar em outro vaso?
    Obrigada

    Carine 1 de novembro de 2013 1:01 Responder
  • Pingback: Plantas em casa | Aquarela Decor

  • Cara comprei um moni cacto ontem e n sei os cuidados quais sao

    Matheus 24 de fevereiro de 2014 19:57 Responder
  • Gostei das dicas como cuidar dos cactos pequeno. Pois tenho de vários tipos e os mesmos estavam morrendo e não sabia o porque, agora estou entendendo essas plantas não gostam de muita água.

    REGINA GOMES 27 de fevereiro de 2014 16:04 Responder
  • Tenho vários cactos mais eles demoram muito para crescer, comprei junto com os da minha avó e os dela já estão bem grandes… :'(
    Alguém sabe me dizer por que os meus não crescem…..???

    Anahi 16 de abril de 2014 0:17 Responder
  • adoro cactos sao lindos

    ana rolim 30 de setembro de 2014 16:42 Responder
  • Olá, comprei um mini cacto no supermercado, porém, desde que comprei ele não parou de crescer. Já troquei de vaso, porém o problema é que ele está pendendo pro lado, ou seja, não suporta seu peso. Coloquei ao redor dele palitos de espetinhos. O que fazer??????

    Elizandra 18 de outubro de 2014 17:30 Responder
  • Muito lindo esse cactos queria todos pra mim

    francinete 25 de janeiro de 2015 1:01 Responder
  • Aanw amei, amo cactos minha planta predileta , irei comprar uns 2 para começar a cultivar , e agora que já sei como cuidar , vamos que vamos

    Debora 14 de abril de 2015 16:19 Responder
  • Tenho vorias espécie de cactos a mais de 7 a 8 anos somente os uns quatro colocam flores os outros nao. Nao sei mais o que fazer voce pode me ajudar por favor.agradenço desdejá.

    betha 18 de junho de 2015 6:27 Responder
  • Amoooooo cactos !

    Marivá Cardoso Peisino 18 de agosto de 2015 16:37 Responder
  • obrigado por me ajudar, como lidar com esses mimos !

    Marivá Cardoso Peisino 18 de agosto de 2015 16:43 Responder
  • muito boas as dicas,vou colocar em prática.

    Roberto Francisco Silvério Francisco Silvério 21 de março de 2016 20:03 Responder
    • Ficamos felizes em saber que nossas dicas estão servindo para ajudar você, Roberto. Att, abraços.

      Clara Senne 22 de março de 2016 20:38 Responder
  • Olá!

    Gostaria de saber como é o processo de implantação de flores em mini-cactos. Ficaria extremamente agradecido se fosse respondida tal dúvida.

    Atenciosamente,
    Lucas Gomes.

    Lucas 2 de abril de 2016 17:15 Responder
  • Matei meu cactozinho, achei que ele tava crescendo por causa da água e colocava todos os dias :'(

    Anne 26 de setembro de 2018 6:29 Responder
  • Amei esse post de cactos, muito lindo!

    Andreza Cipriana da Silva Martins 20 de novembro de 2019 13:39 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *