Orquídea na Bucha Vegetal

Aspectos Gerais Relacionados às Orquídeas

As Orquídeas, plantas que pertencem à família das Orchidaceae e à ordem das Asparagales, apresentam flores bastante belas e admiradas, embora possam apresentar diversos tamanhos, formas e principalmente cores. É uma das plantas que mais estão presentes em quase todos os locais ao redor de todo o mundo.

Uma de suas características principais é o fato de elas serem plantas epífitas e que, portanto, seguem exaustivamente a procura da luz solar ou então do local mais iluminado possível do local onde elas estiverem acomodadas. Para isso, muitas vezes elas acabam se escorando em árvores, o que é bom, uma vez que, diferentemente de outras plantas, não fazem mal algum à planta em que se apoiam. Isso porque elas se nutrem de material orgânico que cai das árvores em que elas estão ao lado e que acaba entrando em decomposição.

Existe uma curiosidade bastante interessante no que diz respeito às orquídeas: elas são muito procuradas por colecionadores ou pelos chamados orquidicultores, que acabam fazendo híbridos das orquídeas gerando uma diversidade de opções de coloração e de tipos maior ainda do que a que já existe. Isso porque se trata de uma flor com bastante valor comercial, sendo capaz de movimentar uma parcela considerável da economia relacionada às flores.

Orquídea Plantada na Bucha Vegetal

Orquídea Plantada na Bucha Vegetal

O que é a Orquídea na Bucha Vegetal?

Algumas pessoas fazem uso da bucha vegetal como uma espécie de vaso para realizar a plantação da orquídea. Para fazer isso, é necessário que se utilize uma bucha vegetal nova, isto é, que tenha sido colhida recentemente. Em seguida, é preciso retirar a casca da bucha e, de modo a retirar o odor dela, lave-a de maneira abundante e, caso prefira, deixe-a mergulhada de molho em uma solução de água pura da torneira misturada com água sanitária.

Após deixar de molho por pelo menos uma noite, é aconselhável enxaguar de maneira mais abundante possível a bucha, uma vez que restos de água sanitária podem acabar fazendo mal à planta e inviabilizar o seu crescimento. Após enxaguar, essa bucha precisa secar bem, o que pode ser obtido após algumas horas no sol. Assim que ela secar está pronta para receber a orquídea.

Antes de colocar a muda da orquídea que você deseja plantar, é preciso ajeitar o seu formato, o que pode ser feito cortando a ponta dela para que ela fique mais parecida com um vaso mesmo. Em seguida, você deverá retirar todas as sementes de dentro da bucha e colocar dentro dela um chumaço de esfagno, que é o que fará as vezes da terra em um vaso. O esfagno é um musgo que faz uma espécie de simbiose com as plantas do tipo orquídeas, mas a sua principal função é a de segurar a umidade para que a orquídea não sofra de ressecamento.

Outras funções do esfagno é a de fornecer os nutrientes para o bom desenvolvimento da planta, além de fazer esse fornecimento de maneira gradual, o que é um excelente benefício para os plantadores que não precisam se preocupar tanto com isso nesse caso. Por esses motivos esse é o material mais utilizado para a plantação de orquídeas. Após colocar o esfagno, acomoda-se devidamente a muda de orquídea dentro da bucha e já está pronto!

Orquídea na Bucha Vegetal Fixada na Telha

Orquídea na Bucha Vegetal Fixada na Telha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *