Orquídea Negra – Significado

Não é novidade para ninguém que o meio ambiente é um dos principais elementos do nosso planeta, não é verdade? Tamanha é essa importância que, durante muitos e muitos anos, os seres humanos viveram unicamente dependendo dela. Só que essa dependência, infelizmente, passou a níveis mais perigosos: passou a ser exploração e, desde quando o ser humano começou a racionar e percebeu tudo aquilo que ele tinha possibilidade de fazer, o meio ambiente passou a sofrer cada vez mais intervenção humana.

A Destruição da Natureza

A natureza foi criada para que ela pudesse se autos sustentar, ajudando a se recuperar de tudo aquilo que pudesse afetar a sua integridade perante os seres vivos. Só que, por conta da exploração intensa por parte dos seres humanos, a nossa natureza não consegue encontrar brechas suficientes para poder se manter. Com esse sentido, com a exploração aumentando cada vez mais, a tendência é que a floresta vá desaparecendo aos poucos, causando problemas ambientais terríveis.

Nós já sentimos muitas dessas mudanças, como o aumento na temperatura geral do planeta, bem como a extinção em massa de diversas espécies animais e, também, os problemas de poluição em nossos rios e em nosso ar.

A Orquídea Negra

A Orquídea Negra

Felizmente, desde o início dos anos 70, os governos passaram a ter uma maior preocupação com o meio ambiente no geral, por conta das terríveis previsões que os ambientalistas, cientistas e pesquisadores começaram a fazer se o planeta não tomasse medidas de proteção o quanto antes.

Mas o ser humano nunca esquece as suas origens, não é verdade? Muita gente sonha em ter a natureza um pouco mais perto de nós, não é mesmo? Seja adotando um animal de estimação ou, também, tendo plantas em todo o lugar da casa. E você sabia que a orquídea é o tipo de planta mais requisitado pelas pessoas? Aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa planta bastante popular no planeta, bem como, também, irá ter algumas informações sobre a orquídea de cor negra.

As Orquídeas

As orquídeas nada mais são do que verdadeiros espetáculos da nossa vegetação. Trata-se de uma planta com caule que aparenta uma coloração marrom esverdeada, que é conhecida por não apresentar muitas folhas, mas, em compensação, quando floresce, apresenta magníficas flores, e sua magnificência é sentida tanto em suas cores quanto em suas formas.

As orquídeas podem ser encontradas em países com climas tropicais e subtropicais, sendo mais comuns em países como o Brasil, da África e da Ásia. Porém, um outro atrativo da orquídea e que a faz ser bastante requisitada é, justamente, por conta de sua durabilidade em vários tipos de ambientes. Ora, apesar de naturalmente ela estar atrelada a ambientes mais tropicais, ela também pode sobreviver a temperaturas mais amenas, podendo, então, ela ser encontrada em praticamente todo o planeta.

Orquídea Negra - Maxillaria schunkeana

Orquídea Negra – Maxillaria schunkeana

Basicamente, a Orquídea pode ser encontrada de várias maneiras na natureza. Porém, o mais natural é encontrar essas orquídeas  prostradas em uma árvore, utilizando o seu tronco como substrato. Muitas pessoas podem achar que a orquídea é uma parasita da árvore. Porém, o processo é inverso, pois o que a orquídea apenas aproveita é, realmente, o tronco da árvore, e a matéria orgânica que cai perto de suas raízes, como as folhas secas que caem da árvore, que serve como alimento para a orquídea. Só que precisamos deixar bem claro que a orquídea não é uma parasita, e sim, uma epífita, por não produzir o seu alimento diretamente por meio da fotossíntese, mas sim fazer o uso do material orgânico citado anteriormente.

Mas não é porque a orquídea é encontrada geralmente em árvores que isso vai ser via de regra. Existem vários outros locais que as orquídeas podem ser encontradas, tais como as orquídeas africanas que surgem no meio da savana diretamente no solo. Ou seja, ser encontrada nas árvores não é via de regra, apenas uma maneira mais tranquila para que a orquídea possa crescer sem nenhum tipo de problema para sua sustentação e sobrevivência.

A Indústria Alimentícia

Basicamente, as orquídeas são produzidas em sua maioria para serem utilizadas como uma peça de decoração. Só que, além disso, as orquídeas podem ser empregadas também na indústria alimentícia. Mas como isso? Simples: sabe aquela bolacha que você comeu com um sabor de baunilha? Pois é! A baunilha é um tipo de orquídea.

A Baunilha é um elemento flavorizante que está presente na Vanilla, que é uma espécie de orquídea nativa da América Central e do Sul. Basicamente, os nativos que aqui viviam já utilizavam a planta para servir como tempero em suas refeições. Só que, com a chegada dos Europeus, o uso dessa planta foi estendida para outros locais do planeta, que passaram a levar a planta para servir para a indústria europeia de alimentos. Foi a partir de lá que o consumo da Vanilla aumentou e, até hoje, faz parte da nossa alimentação no dia a dia.

Orquídea Vanilla

Orquídea Vanilla

Como Cuidar da Orquídea?

É claro que, normalmente, a orquídea é uma planta com uma resistência absurda não é verdade? Só que, mesmo que ela não precise de atenção 24 horas por dia, é bem necessário que se tenha um tempo disponível para ela por, pelo menos, três vezes na semana.

Como a orquídea é uma planta que é pau para toda obra, ela não precisa ser constantemente regada. Pode colocar um pouco de água para ela por duas vezes na semana, ou quando você perceber que ela está um pouco murcha. Feito isso, coloque-a num lugar onde a luz do sol não seja intensa, porém seja sempre presente. Dessa forma, ela vai crescer forte e saudável.

As orquídeas florescem apenas uma vez por ano. Por conta disso, não se sinta acanhado em tirar várias fotos desse incrível ensaio da natureza. As cores para a orquídea são bastante variadas, desde tons mais claros até tons mais escuros. Porém, uma das orquídeas mais raras que existem é, sem dúvida, a orquídea negra.

As vezes confundida com um tom mais roxo, a orquídea Negra é extremamente linda, capaz de deixa qualquer um apaixonado. O seu significado é poder e autoridade, parecido com um sinal de pertencimento à elite.

Par de Flores Orquídeas Negras

Par de Flores Orquídeas Negras

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *