Como Cultivar Orquídeas do Mato?

Não é novidade para ninguém que a floricultura é um dos principais meios de decoração de um ambiente, não é mesmo? Nada melhor do que chegar em um lugar e ele estar ricamente decorado com plantas e outros ornamentos mais naturais possíveis. Nada contra os elementos artificiais, mas o cuidado que se tem e o carinho com que as plantas são criadas para esse fim faz com que a decoração artificial fique, muitas vezes, no chinelo.

Mas de onde vem a nossa atração por flores e plantas no geral? Bom, não se sabe ao certo. Entretanto, o que mais chega perto de uma explicação é a nossa própria natureza ancestral: vivíamos cercados de animais para tudo quanto era lado (e também de plantas). Ficar junto de animais de estimação e de plantas nos ajuda a encarar o cotidiano da nossa vida, além de fazer muito bem para a nossa saúde mental.

Mas você tem ideia de qual planta é a mais requisitada para ornamentos em geral? No nosso artigo, você vai ler um pouco sobre a orquídea, bem como, também, terá um pouco de conhecimento para caso um dia você queira cultivar uma orquídea em sua casa. Confira:

Como Cultivar Orquídea Selvagem?

Como Cultivar Orquídea Selvagem?

A Orquídea

A orquídea nada mais é do que uma flor bastante cultivada para ser usada como uma forma de decoração de alto padrão em residências e estabelecimentos. Sempre sendo uma flor delicada (e cara) para se comprar, ela foi caindo no gosto do brasileiro, que passou a emprega-la sempre quando podia. Não é incomum encontrarmos essa planta em estabelecimentos como lojas, escolas de idiomas, recepções diversas, enfim.

A orquídea é encontrada naturalmente em climas tropicais, sendo então, comuns na América do Sul e Central, Ásia, em países Africanos e em uma parte da Oceania. Porém, a Orquídea é reconhecida por ser uma planta muito, mas muito resistente, que faz com que ela possa sobreviver, praticamente, em qualquer lugar do mundo.

Basicamente, a orquídea é encontrada na natureza geralmente fixas em árvores ou em substratos altos. Em árvores, elas sobrevivem por mais tempo porque, além de estar mais próximo da luz solar, ela utiliza as folhas que caem da própria árvore como forma de alimento, caindo em suas raízes, se decompondo ali e, ao mesmo tempo, fornecendo a energia necessária para sua sobrevivência. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a orquídea não é considerada parasita, mas sim epífita, por se aproveitar de uma porção orgânica que já estava morta. Além disso, ela não causa nenhum prejuízo à árvore.

A orquídea também é muito conhecida por, basicamente, ser uma flor que, apesar de ser muito empregada em decoração, também pode ser utilizada para fins culinários: sabe a baunilha que você encontra em vários alimentos processados? Pois é! Ela é extraída de uma planta bastante conhecida, que é Vanilla, uma orquídea.

Como Se Cuida de Orquídeas do Mato?

Como Se Cuida de Orquídeas do Mato?

Essa orquídea só existia na América do Sul. Quando os colonizadores chegaram por aqui, perceberam que o aroma das refeições dos nativos era bastante agradável, tendo descoberto que essa orquídea era responsável pelo cheiro suave. Decidiram levar para a Europa, o que fez com que fosse popularizado.

Para conferir como cultivar orquídeas, leia um artigo nosso sobre o assunto clicando aqui.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *