Margarida

Uma flor bonita e de aparência marcante, a Margarida, é típica do Hemisfério Norte, bastante comum na Europa. Trata-se de um tipo de planta herbácea que significa que essa planta não exibe uma estrutura lenhosa. Um exemplar maravilhoso que mostra como a natureza pode ser versátil uma vez que existem mais de 20 mil tipos de margaridas.

Variedade de Cores e Formas

Quando se fala em flores margaridas é natural pensar diretamente na flor de pétalas brancas e grandes com miolo amarelo. Contudo, é importante saber que dentro dessa categoria estão flores com formas e cores variadas. Uma flor típica do campo que pode medir até 60 cm de altura.

Alguns especialistas em flores ainda levantam o fato de que outras flores como bem-me-quer, por exemplo, podem ser tidas como sinônimos de margaridas. É possível notar uma semelhança entre as margaridas e os girassóis, isso porque são plantas “parentes”. Plantas parecidas que tem desenvolvimento diferente.

Significados da Flor Margarida

Uma flor que possui forte simbologia sendo ligada a ideia de pureza e inocência. Também remete a lealdade e confiança, as suas cores claras contribuem para essa visão absolutamente positiva. Se você gostou de conhecer mais sobre as margaridas e deseja cultivá-las em sua casa deve saber que elas são fáceis de serem cuidadas. Então que tal conferir as dicas de cultivo?

Dicas de Cultivo das Margaridas

Tipo de Solo

Já nesse ponto a margarida mostra que é uma flor versátil que atende bem as demandas de quem as cultiva, pois se dá bem em quase todo tipo de solo. A dica é evitar os terrenos que sejam demasiados úmidos uma vez que podem tornar difícil que as sementes germinem.

Preparação do Solo

A primeira coisa a ser feita quando se está pensando em cultivar margaridas é preparar o solo. Comece dispondo as sementes a uma profundidade de 0,5 centímetros contando da superfície. O período para que ocorra a germinação leva entre 7 e 21 dias e as flores aparecerão mais ou menos 240 dias do plantio ter sido feito. Para ajudar o nascimento das flores é bom adubar o solo, para isso você pode usar húmus de minhoca e também compostos orgânicos como aqueles que são vendidos até no supermercado.

Cuidado Durante Geadas

A margarida é uma planta que não se dá bem nos meses mais frios do ano, contudo, a preocupação deve se dar em caso de geadas. Se a região em que você mora tem muitas geadas é importante cobrir as plantas. Nos meses frios a margarida tende a ficar adormecida despertando durante a primavera e o verão.

No período de temperaturas mais altas cuide para irrigar a planta todos os dias, mas sempre atento ao acúmulo de água. Não pode encharcar o solo. O sol é essencial para que as flores tenham saúde, mas o local em que a planta irá ficar não pode ter a incidência do sol mais quente do dia.

Podando Margaridas

A poda é importante para que a planta possa ser cultivada sempre de olho na saúde da mesma. Retire as folhas secas para que elas não retirem os nutrientes do restante da planta que está saudável. Ao observar que a planta está com mais de 40 cm de caule você pode fazer cortes pequenos na diagonal no mesmo para que essa parte da planta seja fortalecida.

Quando a sua margarida tiver florescido você poderá fazer o replantio em vasos para ter mais dessas belas flores enfeitando a sua casa. Margaridas são belos presentes para pessoas queridas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olha gostei muito dessa resposta eu estava fazendo o tra balho e encontrei oque eu queria brigadindo e parabens

    paloma 11 de setembro de 2009 13:15 Responder
  • Pingback: As 10 Melhores Fotos de Margaridas do Flickr | Flores Blog

  • gostaria muito de saber o nome de uma arvore de porte medio, cuja as flores são margaridas, com uma diferença elas dão em cacho. São lindas preciso com urgencia descubrir o nome.

    raquel 17 de novembro de 2009 0:19 Responder
  • Tenho no meu jardim uma pequena árvore que plantei através de uma estaca ,que dá margaridas brancas. Gostaria de saber o nome desta árvore.Está florescendo agora em maio, é muito bonita!

    Gilda 24 de maio de 2010 16:55 Responder
    • Olá colega,
      quando vc souber o nome da dita árvore me diga por favor. Ela é linda.

      sandra 8 de junho de 2011 19:09 Responder
  • Oi Joice vc tem o meu sobrenome, Mendes..
    Eu gostaria da sua permiçao pra copiar o que vc escreveu sobre a margarida, eu estou fazendo classes de web sites na faculdade, e tenho q fazer um site sobre margaridas em ingles, entao quero traduzir e usar a sua info…pra fazer o meu site, ta tudo bem se eu copiar o q vc escreu??? por favor me deixe saber.

    Mirian 15 de setembro de 2010 11:13 Responder
    • Olá Mirian,

      Se citar a fonte original, tudo bem.

      Rafael Coutinho 27 de setembro de 2010 8:37 Responder
  • A margarida é a flor mais bonita do mundo eu a adoro

    nayara e alan 27 de setembro de 2011 13:02 Responder
  • isto tudo e uma merda infia esa flores no cuu poraa

    diego 18 de outubro de 2011 13:16 Responder
  • eu nao acho a margarida a flor mais bonita ;mas e uma flor muito bonita que chama muito a atenao eu gosto muito de flor por isso meu segundo apelido e flor

    charliany 26 de março de 2012 1:13 Responder
  • deixo de lado aqueles que falam mal entro no assunto daqueles que falam bem

    charliany 26 de março de 2012 1:18 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *