Pata-de-Elefante: Planta Ornamental Que Sobrevive a Estiagem

Por mais incrível que pareça existe uma planta arbustiva que parece uma pata de elefante e por isso mesmo recebe o simpático nome de Pata-de-Elefante. Para quem nem imaginava que ela existia ou já a conhece preparamos um artigo totalmente dedicado a essa planta.

A Pata-de-Elefante

A planta conhecida como Pata-de-Elefante tem como nome científico Beaucarnea recurvata. É um tipo de planta arbustiva, possui textura semilenhosa e com um aspecto escultural. Quando observamos a foto de uma planta dessas podemos chegar a pensar que se trata de uma palmeira.

Apesar de seu visual muito parecido com o das palmeiras a Pata-de-Elefante não é uma palmeira verdadeira. Pode ser considerada um tipo de arbusto ou arvoreta, quando essa planta se torna adulta pode chegar a medir em torno de 5 metros.

Trata-se de um tronco ornamental que possui a base dilatada para poder fazer o armazenamento de água. Essa característica se desenvolveu nessa planta para que ela pudesse sobreviver a grandes períodos de estiagem. 

A Cabeleira da Pata-de-Elefante

Uma das características mais marcantes dessa planta é a sua folhagem que lembra uma simpática cabeleira. As folhas em si são muito bonitas e estão dispostas em tufos densos que ficam nas extremidades dos ramos da planta. Folhas com um aspecto áspero, recurvado, achatado e longo.

Para ver flores nessas plantas você deverá procurar pelos exemplares mais velhos, pois somente aqueles com características já arbóreas é que tem a capacidade de produzir flores. Essas belas flores nascem de inflorescências longas e eretas com uma grande quantidade de flores pequenas e brancas.

Também é interessante dizer que existem variedades de plantas inflorescências machos e fêmeas, são plantas dioicas. 

A Pata-de-Elefante no Paisagismo

A planta Pata-de-Elefante é bastante famosa no segmento de paisagismo, essa planta é capaz de criar pontos de destaque no seu jardim. Exatamente por isso quem gosta de jardins mais decorativos opta por essa bela planta arbustiva.

O mais interessante é que no paisagismo a Pata-de-Elefante vai bem cultivada sozinha ou mesmo num grupo com outras plantas. Uma planta que fica perfeita em jardins mais esculturais com estilo desértico ou mesmo com um visual mais tropical. Devido ao fato de crescer bem lentamente essa planta pode ser cultivada envasada. 

Cultivando em Vaso

A Pata-de-Elefante pode ser cultivada em vaso, mas somente enquanto é jovem, pois como cresce bem devagar essa planta se adapta ao pequeno espaço. Porém, quando começar a transição para a vida adulta a planta precisará ser transferida do vaso para um espaço no jardim.

Enquanto está envasada essa planta pode ser usada para decorar os ambientes de casa, varandas, pátios, sacadas e outras partes da sua casa a sua escolha. Vale dizer ainda que essa planta quase não exige cuidados uma vez que é adaptada para sobreviver em situações extremas, mas que pode chegar a um valor de mercado muito bom.

Uma verdadeira planta ornamental que pode fazer toda a diferença em qualquer jardim vale a pena considerar a possibilidade de ter uma planta. 

Como Cultivar a Pata-de-Elefante

A planta Pata-de-Elefante como toda planta tem as suas preferências na hora do cultivo que pode ajudar e muito a fazer com que ela cresça mais forte. Para começar essa é uma planta que deve ser cultivada em solo fértil e a sol pleno. Também é bastante importante que o solo seja bem drenado e irrigado num espaço de tempo bem elástico.

Isso porque é importante evitar o apodrecimento das raízes da Pata-de-Elefante, como se trata de uma planta que armazena muita água pode ser prejudicial uma rega em excesso. Se a sua planta ainda é jovem e você está pensando em cultivá-la em vasos dentro de casa é importante escolher um local em que haja a incidência direta do sol.

O ideal mesmo, tanto para cultivo em vaso como direto na terra, é que haja uma boa incidência de sol e meia sombra. Uma planta bem rústica que tolera bastante frio e bastante calor, por isso mesmo é uma planta relativamente fácil de cultivar.

A única coisa que a Pata-de-Elefante não suporta é o encharcamento, dessa forma na hora de regar tenha o cuidado de apenas umedecer o solo e não encharca-lo. A sua multiplicação acontece através de estaquias e com sementes das plantas fêmeas, lembrando que essa planta é dioica. 

Como Plantar

Se você se interessou em ter um belo exemplar de Pata-de-Elefante em sua casa e já sabe como cuidar de uma aproveite as nossas dicas de como plantar a plantinha ornamental. No caso de optar por plantar num vaso você deve ter bem claro se pretende que a sua planta cresça ou se mantenha do mesmo tamanho.

Geralmente a Pata-de-Elefante tem a capacidade de se adaptar ao tamanho do recipiente e a fase de transição para a fase adulta pode não chegar. Assim é importante observar bem a sua planta para saber se ela está precisando de mais espaço ou não.

Escolha um vaso de um tamanho considerável para que a sua planta não sofra com um espaço muito apertado num vaso pequeno. Se vai cultivar a Pata-de-Elefante no jardim é importante atentar para a distância dela para as demais plantas. Deixe um espaço considerável entre as plantas.

Assim será possível que elas se desenvolvam melhor e não ocorra nenhum tipo de agressão entre as raízes. Pense no futuro, ou seja, quando essa planta crescer ocupará um bom espaço e será bem diferente do que é no momento do plantio. Para que a planta se desenvolva bem você pode e deve usar bons substratos e adubos.

Dica: Para acertar na quantia e na hora da rega é importante sentir que o solo está bem seco, pois a Pata-de-Elefante tende sempre a sugar toda a água para as suas raízes para sobreviver a situações de estiagem. Por isso muita água fará com que as suas raízes apodreça. Tome cuidado com isso.

Por que Pata-de-Elefante?

O nome Pata-de-Elefante se deve pelo motivo óbvio de essa planta se parecer mesmo com uma pata desse grande animal. É impressionante observar o seu tronco bem enrugado e cheio de marquinhas, muito bonito e sensacional de ser olhado de pertinho.

 

Posts Relacionados

Veja nosso post com tipos de folhagens para decorar a sala e dar um toque especial na decoração. Saiba quais são as espécies de folhagens que se dão melhor em locais com pouca iluminação. Saiba como manter as folhagens bonitas e saudáveis mesmo sem contato com a chuva e o sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ola tenho uma mini pata de elefante ela esta sem folhas, só a batata, o que tenho que fazer ?
    obrigado .

    Nome elisangela da rosa lima 28 de maio de 2013 19:43 Responder
    • se não estver mucha corte a ponta dela plante no chão adube bem e molhe pouco.

      solange silveira -paisagismo forte 15 de abril de 2014 18:41 Responder
  • Olá! Acabamos de ganhar uma pata de elefante, só que ao tentar tirá-la do carro acabamos quebrando a parte de cima dela onde estão as folhagens, será que há como recuperá-la? passamos uma faixa em volta dela para segurar… fiquei apaixonada por ela, foi amor a primeira vista e não quero perdê-la! gostaria de receber orientações de como cuidar dela nessa situação! Desde já agradeço.

    Andréa Paes 23 de janeiro de 2014 20:49 Responder
    • fique tranquilo André sua pata vai brotar novamente é só ter paciência ela pode ainda ficar mais bonita com uma ou mais cabeças, plante ela no chão adube bem molhe pouco quando estiver a terra seca ate mais.

      solange silveira -paisagismo forte 15 de abril de 2014 18:34 Responder
  • minha pata de elefante quebrou as folhagens o que devo fazer .obrigada

    priscila 30 de março de 2014 13:25 Responder
    • aguarde que vai brotar novamente plante no chão adube bem molhe só quando estiver seca.

      solange silveira -paisagismo forte 15 de abril de 2014 18:39 Responder
  • tenho uma pata há uns 3 anos, sempre em um vaso, mas antes estava em área externa e a uns 6 meses veio p dentro de casa, pega sol indireto e molho uma vez por semana. O problema é q está com as pontas secas, cada vez mais e não sei o q devo fazer p melhorá-la. Podes me ajudar?

    Miriam Marques 28 de abril de 2014 18:06 Responder
  • Comprei uma pata ontem mas é muito pequena. Como posso fazer como que cresça uma vez que veio com uma “cera” na parte de cima e ha mais alguma dica
    Obrigada desde de ja!

    Jennifer Soares 21 de setembro de 2014 18:58 Responder
  • Olá tenho uma Pata já grande em meu Jardim,ela deu um pendão enorme como se fossem flores.
    A questão é: O que faço agora?????
    Estou com medo que ela morra!!!

    Jaqueline Soutéro 17 de abril de 2015 12:31 Responder
  • A minha pata de elefante teve a cabeleira arrancada pelo meu cachorro pelo fato de ter sido plantada no chão. Fiquei super triste com a situação e ela ficou horrível, na esperança dela sobreviver plantei a em uma bacia de cimento e fui molhando uma vez por semana, ela está simplesmente maravilhosa e agora protegida do meu depredador de plantas rs rs rs rs. É só ter paciência que ela sobrevive sim.

    vanessa 18 de maio de 2015 23:05 Responder
  • tenho uma pata de elefante plantada no chão do jardim a uns 9 anos e a um mês saiu uma especie de pendão com florzinhas , o q devo fazer ? arranco , espero as flores cairem e secar , esse pendão irá estragar a árvore ? quando plantei a 9 naos atrás ele media uns 50 cm , hj ela tem uns 3 metros e meio de altura

    Ademilson Aparecido da Silva 11 de novembro de 2015 11:52 Responder
  • Meu cachorro arrancou as folhas da minha pata de elefante como devo proceder? Elas crescem novamente ou tenho que cortar o caule?

    Carin 14 de fevereiro de 2016 16:51 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *