Tipos De Folhagens Para Decorar a Sala

Todas as pessoas gostam de incrementar a decoração de sua casa, seja com a aquisição de moveis, com a realização de uma nova pintura, a aquisição de utensílios decorativos e a inserção de plantas em arranjos e vasos.

No entanto, estão enganadas as pessoas que pensam que as plantas podem ser usadas apenas nos ambientes externos, como por exemplo: os jardins. As plantas cada vez mais vem sendo utilizadas por decoradores e paisagistas para emprestarem a sua vida e beleza aos ambientes interiores.

As plantas são itens que vem se destacando na decoração de ambientes interiores (salas, sala de estar, cozinha, banheiro, quartos e etc.) e sempre são ótimas opções e cada vez mais vem sendo utilizadas, pois elas trazem um ar novo e de vida para os ambientes, traz cores e beleza através das suas folhas e flores, harmonizam o ambiente, trazem paz, purificam o ar, ajudam a regular a temperatura e trazem uma serie de outros benefícios.

O Cultivo De Plantas Em Ambientes Interiores

Nos ambientes interiores as plantas podem ser cultivadas em vasos, em jardineiras, em jardins internos e nos jardins verticais (são aqueles jardins colocados nas paredes).

Contudo, o ponto fundamental para realizar o cultivo de uma planta em ambiente interior é verificar se a especie vegetal consegue se manter de forma plena nas condições oferecidas: temperatura, umidade, luminosidade e outras.

Além disso, é necessário que a pessoa que opta pelo cultivo de plantas em ambiente interior tenha os cuidados de manutenção das plantas de uma maneira geral: irrigação, adubação e etc.  

A Utilização De Vasos Na Decoração

Os vasos são utensílios muito utilizados no cultivo de plantas em ambientes interiores e podem ser uteis na decoração da casa, pois os vasos conseguem transmitir modernidade e ao mesmo tempo uma impressão de aconchego e relaxamento para o ambiente.

Para que os vasos sejam peças de destaque na decoração, é importante que sejam escolhidos vasos que combinem com a decoração e fiquem bonitos e elegantes no ambiente, para complementar o efeito decorativo das plantas que serão cultivadas na sua sala.

Nos vasos podem ser cultivadas folhagens, flores e plantas desidratadas. 

As Espécies Vegetais Próprias Para Cultivo No Interior De Sua Casa

Para cultivar plantas em ambientes interiores é importante conhecer as características das plantas que serão cultivadas, para que você tome os cuidados necessários para que as espécies vegetais se mantenham bonitas, fortes e chamando a atenção das pessoas que passem pelo ambiente onde elas estão.

Entre as condições que precisam ser observadas estão: quantidade luz necessária diariamente, quantidade de água necessária, a ventilação que a planta suporta, as condições de temperatura que a planta precisa para sobreviver, o tamanho que a planta pode chegar, o espaço disponível para o cultivo da planta e etc.

Devido o fato da planta que será cultivada na sala ser parte da decoração do ambiente, ela precisa ser escolhida conforme sua beleza e graciosidade, além disso a escolha do vaso deve seguir o mesmo padrão, de buscar a beleza e a combinação com o restante da decoração da sala.

As Folhagens Para Decorar Os Ambientes Interiores

A colocação de vasos com folhagens de características ornamentais são muito utilizadas para a composição da decoração de ambientes fechados, como por exemplo: salas, escritórios, salas de estar e outros ambientes fechados.

Espécies de Folhagem Para Decorar a Sala

A Árvore Da Felicidade

Esta folhagem é bastante usada como forma de presentear as pessoas devido ao seu nome e significado, pois conforme a crença popular do oriente, a pessoa que cultiva uma espécie vegetal dessas em sua casa terá consigo a felicidade. A árvore da felicidade é uma espécie vegetal que pode ser cultivada em locais com regiões que tenham sombra, no entanto a planta aprecia a boa iluminação natural. Essa espécie vegetal exala um odor de savu.

A Avenca

A Avenca é uma espécie vegetal que se destaca por sua folhagem ser de tamanho pequeno e muito delicado. A Avenca é utilizada como planta ornamental pelo fato de apresentar tolerância a exposição direta ao sol, apesar de ser uma espécie que exige uma boa quantidade de iluminação indireta. 

A Costela De Adão

A Costela de Adão é uma espécie vegetal que se caracteriza por possuir folhas de tamanho grande no formato de uma costela, por isso a planta apresenta esse nome popular.

A Costela de Adão é uma planta típica para realizar a ornamentação e decoração de salas de grande tamanho, que se caracteriza por suportar as temperaturas menores, por isso ela pode ser cultivada em ambientes que apresentam temperadas mais baixas.

Comigo Ninguém Pode

A Comigo Ninguém Pode é uma planta ornamental que se destaca por possuir folhas de tamanho grande, de coloração verde. Essa espécie vegetal se caracteriza por ser rústica e não exige tantos cuidados para se desenvolver plenamente.

A Comigo Ninguém pode é indicada para cultivos em ambientes interiores pelo fado de não suportarem grandes quantidades de vento e não exige muitos cuidados da parte de quem a cultiva. No entanto, são necessários cuidados com a Comigo Ninguém pode, pois as suas folhas apresentam quantidades de material toxico que podem envenenar crianças e animais de pequeno porte. 

Flores

Existe uma serie de flores que podem ser utilizadas na composição das decorações dos ambientes interiores. Entre as espécies de flores que melhor se adaptam ao cultivo em ambientes externos, como por exemplo: azaleia, copo de leite, lírios, begônias, tulipas, Amarílis, antúrio, as orquídeas e outra gama de flores que podem viver em ambientes fechados.

Caso opte pela escolha de flores, elas precisam estar em harmonia com as outras peças decorativas do ambiente, alem de terem uma ligação com a natureza.

Considerações Finais

O uso de plantas para decorar os ambientes interiores sempre trazem um ar diferenciado, renovado e bonito, pois as plantas sempre trazem vida aos ambientes em que elas estão presentes e ornamentando os espaços.

Contudo para cultivar as plantas nos ambientes interiores de forma permanente, pois podemos encontrar uma serie de plantas que estão aptas e outra série de plantas que não está apta para hoje.

Posts Relacionados

Conheça mais espécies de folhagens e eleja as suas preferidas para decorar a sua sala. Saiba como regar folhagens e a frequência com que isso deve ser feito para não prejudicar as plantas. É importante saber escolher as plantas ideais para ambientes fechados para que elas não morram.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *