Árvore de Natal Natural: Dicas de Conservação

O Natal está chegando e é uma das épocas em que todos nós nos preocupamos em deixar a casa ainda mais linda do que já é. A decoração que envolve essa época do ano é a mais procurada quando o assunto é enfeitar bastante os cômodos. Não é a toa que a maior preocupação dos natalinos de plantão é com o símbolo mais especial do mês de dezembro: a árvore de Natal.

Nos Estados Unidos, já um hábito as pessoas procurarem por pinheiros naturais para montar a árvore de natal e depois enfeita-la bastante. Em outros países, essa prática já é constante durante muito tempo e se tornou enraizada de forma bem rápida. Aqui no Brasil, preferimos o mais prático, como sempre: comprar uma árvore de natal de plástico no mercadinho da esquina pode ser bem melhor do que sair por ai caçando um arbusto de verdade. Mas quem disse que essa é a melhor opção? Com certeza, nós vamos te convencer de que a planta artificial não é.

Beleza Natural

Beleza Natural

Ah, o Natal…

O Natal é, sem dúvida, uma época de muita correria. São presentes que tem que ser comprados, enfeites para a casa, o famoso peru ou chester que precisa estar na sua geladeira e a preparação de uma bela ceia para a madrugada do dia 25 de dezembro, de preferencia com muita fartura. Como a árvore é um dos principais símbolos do Natal, ela dificilmente é esquecida no meio dessa confusão toda.

Nas lojas, existem árvores de natal de diversos tamanhos e materiais. Muitas são feitas de plástico apenas para produzir uma imitação do que realmente seria um pinheirinho natalino. Existem as grandes e que geralmente dão muito trabalhado para carregar, sejam elas verdadeiras ou apenas artificiais. Outras são pequenas, mas possuem folhas naturais que podem ser cuidadas de modo muito mais prático do que se você for comprar um arbusto falso, sem a vitalidade da natureza. É por esses e outros motivos é que sempre suspiramos: “Ah, o Natal…”

Lindas e Naturais

Lindas e Naturais

As Árvores Naturais

Depois de rodar e rodar nas lojas, você vai perceber que não existe nada mais bonito do que uma árvore de natal com belas folhas, com o cheirinho de natureza e toda natural. Como qualquer coisa na vida, ela também vai precisar de cuidados, ainda que eles não sejam tão misteriosos assim. Muita gente se assusta quando falamos que os pinheiros naturais são a melhor opção para enfeitar a casa, já que não existe nada melhor do que uma árvore viçosa, toda enfeitadinha com bolas vermelhas, papai noéis, estrelinhas e mais um monte de outras coisas.

As Tradicionais São as Mais baratas

Se você pensa que uma árvore de natal natural é cara, pode tirando o seu cavalinho da chuva. Existem espécies que são tradicionais e você não gasta muito para tê-las dentro de casa. Os ciprestes e as tuias são famílias de árvores que você pode encontrar em qualquer lugar e ainda pode arrumar um cantinho para elas dentro do seu natal.

Os cuidados com elas também não deixam a desejar. Basta você perguntar para o vendedor especializado se as mudas estão “pegas”, ou seja, enraizadas, lembrando que toda planta precisa realizar o seu ciclo natural de forma eficaz. Elas vão precisa de muita água e muito sol!

Dicas para Conservar o Seu Pinheiro

  • O primeiro passo para conservar a sua árvore de natal é coloca-la sempre perto da janela, principalmente se você não possui um quintal amplo. Quem tem uma área livre ao sol, o pinheiro irá agradecer e muito, já que a luz é um dos ingredientes principais para o desenvolvimento de uma planta.
  • Depois, não se esqueça de borrifar água diariamente, pois como todos sabem, as plantas também sentem muita sede.
  • Após o término das festas, é importante remover o pinheiro para um lugar com maior incidência de luz solar. Assim, você vai economizar e usar a árvore já para o próximo natal, sem que ela esteja descuidada.

Como Adubar a Minha Árvore?

Adubar é um processo importante, mas que também não esconde muitos segredos. Sabe aqueles restos de alimentos que você joga todo dia no lixo? Você pode tomar uma atitude sustentável e usa-los como adubo para a sua árvore de natal natural. Cascas de ovo, restos de frutas como laranja e banana são bons nutrientes para a flora no geral, assim como a “borra” do café, folhas de outras plantas e a famosa serragem de madeira.

Viu como ter um pinheiro de verdade pode ser bastante vantajoso, não somente para você mas também para o meio-ambiente? A reciclagem do lixo caseiro vai evitar desperdícios desnecessários!

Atenção: Se você colocou a sua árvore de natal diretamente na terra, não exagere no processo de adubação. Ele pode fazer até mau para a sua planta. Tais restos de alimentos podem “roubar” os nutrientes da terra, prejudicando o seu pinheiro.

Evitando as Pragas

Como todos sabem, as plantas atraem muitas pargas. Como evita-las? É simples também! Basta você identificar qual o tipo de praga que pode estar arrasando com o seu pinheiro.

Prevenir é a palavra correta para eliminar certos bichinhos tão indesejáveis. Então, o que devo fazer? Essa é a pergunta que não quer calar.

  1. Verifique sempre as folhas dos dois lados para manter o controle de pragas.
  2. Olhe para os galhos e tratem de perceber se eles estão melados ou com alguns pontinhos pretos, marrons ou brancos.
  3. Compre uma terra de boa qualidade para colocar a sua árvore, já que ela pode vir contaminada.

Prevenindo Contra a Dengue

É muito importante verificar se, ao borrifar o seu pinheiro, você estará deixando cair água naqueles cantinhos perigosos do seu vaso, ou até mesmo em outras plantas que podem atrair o mosquito da Dengue. Lembrem-se que a água parada é um parque de diversões para o temido Aedes Aegypt.

Não estrague o seu natal e faça tudo com consciência. Cuide da sua árvore natural como se ela fosse da família, pois é ela quem vai deixar a sua festa muito mais alegre e bonita!

Se você quer ainda uma ajudinha para decorar a sua árvore, veja este vídeo:

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa noite, quero comprar uma A de Natal, pinheiro planta, nao decoracao, mas nao encontro em S.P. Por favor voces tem algum endereco para quem voces forneceram. De preferencia no Ipiranga ou Jardim da Saude. Muio Grato. Abraco.

    Edmur Vicentin 13 de novembro de 2013 23:16 Responder
    • Edmur, eu sempre compro a minha no Horto Florestal, zona norte de SP, nessa época na rua do portão principal tem diversos vendedores e o preço é baixinho, por exemplo uma de 2,5m ( altura só da arvore) custa em torno de 150,00 a 200,00

      Andreia 14 de dezembro de 2013 7:25 Responder
      • Esse valor que te passei são das mais caras, e vc tem que ter um pé direito alto, pois com o vaso, ela fica com quase 3m de altura; Mas vc encontra a partir de 30,00

        Andreia 14 de dezembro de 2013 7:30 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *