Melhores Opções de Plantas Para a Sala

Nada melhor é mais bonito do que ter flores e folhagens dentro de casa. Elas ajudam a deixar o ambiente mais leve e tranquilo, fazendo com que as pessoas se sintam bem quando estão perto delas, por isso, é importante tê-las na sala, onde entra e sai gente o tempo Toto.

Mas para saber o que fica bom de fato, que espécie de planta usar, e não colocar no local tipos impróprios vamos dar algumas valiosas dicas:

Melhores Opções de Plantas Para a Sala

Escolha as plantas com muitas folhas para a sala ensolarada: Se você tem a sorte de possuir uma sala com bastante iluminação, e ainda de grandes janelas, prefira as plantas que gostam bastante de luz, tanto a direta quanto a indireta. Opte por aquelas que têm as folhas bem gordinhas, pois acumulam água e não ressecam com facilidade, especialmente a dracena, a costela-de-adão, e o antúrio, sendo que ele é muito resistente à luz solar. Para espaços com excesso de claridade ainda podemos indicar a licuala, as bromélias e o pau-d’água. É importante lembrar que a sala é um lugar onde há grande circulação de pessoas. Então, as plantas devem sempre ficar próximas aos cantos, próximas da luz na natural.

Plantas Trazem Nova Vida a Ambientes Escuros

Salas que tenham pouca luz e muita sombra geralmente são úmidas. Para locais com essas características, aquelas plantas que não necessitam de água diariamente são perfeitas. As melhores são a zamioculca, e também a pleomele verde, que é uma planta com altura boa, que se desenvolve muito bem em ambientes com pouca iluminação, sendo que também a samambaia e a ráfia são bem-vindas. O importante é que a terra esteja sempre bem úmida. Para conseguir esse efeito o melhor é colocar cascas de árvore ou pedras por cima do vaso.

Orquídea Proporciona uma Aparência Refinada ao Ambiente

Por serem plantas bastante delicadas e elegantes, as flores combinam perfeitamente com salas e quartos. Também é possível se optar por jasmim, begônia ou camélia. Mas, se achar que o lugar ficará perfumado demais, opte por aspargo, bonsai ou jiboia. Com a ausência de luminosidade, elas provocam uma diminuição na fotossíntese e promovem a liberação do gás carbônico, que traz malefícios à saúde. Então, tenha bastante cuidado com isso.

Mais Espécies Próprias Para a Sala

-A abundância de folhas do chifre-de-veado, chamado cientificamente de Platycerium bifurcatum, geram um grande contraponto na decoração moderna de uma sala. Essa planta é capaz de trazer uma maior humanização ao ambiente clean, deixando-o mais aconchegante. Ainda que seja uma espécie alta, ela pode ser inserida num bowl de vidro e, como cobertura pode ser usada um pouco de cascas de árvore, para manter a umidade da folhagem.

Cuidados: essa planta é cultivada sempre em xaxim, e não precisa de regas diárias, apenas algumas borrifações, duas vezes por semana já são suficientes. Ela se comporta muito bem numa sala, porém, há de ter claridade suficiente para seu desenvolvimento. É importante que de 06 em 06 meses ela seja adubada e exposta, por um tempo, ao ar livre para se recuperar.

-As plantas em geral convivem muito bem com qualquer decoração de sala, já que casam com todos os ambientes. Se sua sala não for grande o ideal é que escolha as plantas mais compactas, sendo perfeitas aquelas que possuem aparência escultórica, que ficam como se fossem obra de arte. É o caso da planta-jade, chamada cientificamente de Crassula ovata, que pode muito dialogar com alguns cactos. 

Cuidados: as espécies mais suculentas, que é o caso dessas que foram citadas, necessitam de muito pouca manutenção, bem como de pouca água. O importante é que as mesmas estejam dispostas em pontos estratégicos bem ventilados e iluminados. O ideal é que a rega seja feita apenas 01 vez durante a semana, e que seja feita a exposição solar sempre.

-A espada-de-são-jorge tem fama de espantar o mau-olhado e o azar, e é chamada no meio científico de Sansevieria trifasciata, por causa de superstições é bastante usada em residências, dentro e fora, e cai muito bem na sala.

Cuidados: ela não se acostuma em ambientes muito ensolarados, prefere lugares à meia-sombra, e não gosta de muita água. É bom que ela seja regada apenas uma vez por semana, e ao menos uma vez no mês preciso de um banho de sol intenso.

-O arbusto de origem asiática chamado de Serissa pode chegar a medir 6 m de altura. Mas se for podado sob as técnicas do bonsai pode atingir apenas 40 cm e fica muito bem em uma sala, especialmente de um apartamento onde o espaço não é o forte. Essa planta pode até ficar fechada, mas vai precisar de algumas horas ao ar livre para manter-se forte.

Cuidados: Essa planta gosta bastante de calor, e precisa de regas diárias. A melhor adubação, nesse caso, é aquela feita a partir do uso de torta de mamona e farinha de osso, sendo que a aplicação deve ser feita a cada dois meses. 

Plantas em Outros Lugares da Casa

Cozinha com Aroma de Tempero Fresco

Aquele cheiro delicioso de tempero fresco é perfeito, especialmente se for na cozinha, pois já pode até abrir o apetite. Ter temperos e ervas nesse ambiente além de prático e muito gostoso. Com as ervas sempre à mão fica bem mais fácil de usá-las na preparação dos pratos. Tenha sempre por perto manjericão, capim-cidreira, alecrim, hortelã, boldo e a tão pedida pimenta. 

Essas ervas precisam somente de sol pela manhã e um pouquinho d’água todos os dias. Se você tiver um espaço sobrando no quintal ou na varanda, num lugar bem iluminado, invista também no cultivo de árvores frutíferas como uma bela pitangueira, jabuticabeira, ou até mesmo num pezinho de tomate-cereja. Os vasos para receber essas árvores precisam de abertura aproximada entre 50 e 80 cm. Quando atingirem o tamanho de 01 metro já são capazes de produzirem frutos.

Plantas que Podem ser Perfeitas Para o Banheiro

O banheiro é o lugar com maior umidade em toda a casa, então, para ele prefira plantas que tenham grande teor de resistência à umidade e ao vapor, especialmente o lírio-da-paz, bálsamo, e a violeta. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *