Flores Brasileiras e Seus Nomes

Conheça detalhes de algumas flores brasileiras que fazem o maior sucesso pela sua beleza. Confira!

Ipê-amarelo

Ipê-amarelo

1- Ipê-amarelo

Conhecido mais popularmente como ipê-amarelo, também é chamado de pau d’arco amarelo ou ipê o cerrado. A planta da família das Bignoniaceae chama atenção pela beleza das duas flores, em grande quantidade e de uma tonalidade de amarelo lindo.

A árvore de ipê-amarelo pode chegar atingir a altura de 20 metros e mesmo durante o inverno, ela se apresenta linda e coberta de flores. A flor brasileira foi declarada em 1961 como “flor nacional”, pelo então presidente do Brasil, Jânio Quadros.

Apesar de ter flores o ano todo, o ipê-amarelo fica mais bonito entre os meses de agosto e novembro e além de ser usada em projetos de ornamentação, tem um grande valor pela sua madeira de excelente qualidade.

2- Mangueira

Que brasileiro não conhece as mangueiras? Além de estarem espalhadas por quase todo o país elas nos ofertam deliciosos frutos, a manga.

Essa árvore tipicamente brasileira pode chegar a medir 40 metros de altura e na fase adulta você não a encontrará medindo menos de 35 metros. A sua copa também é grandiosa, chegando a medir mais ou menos 10 metros. Já as folhas tem o comprimento variando entre 15 e 35 centímetros e 16 centímetros, comprimento e largura, respectivamente.

As folhas não são muito grandes e tem como particularidade o fato de serem paniculadas nos contornos dos ramos. Aliás, outro diferencial dessa árvore é o perfume que ela exala. Dá para sentir de longe. A mangueira é bem fácil de ser plantada, basta que seja um solo fértil e que depois seja feita uma boa irrigação.

3- Sibipiruna

Também chamada de sebipira, nativa do Brasil é uma outra árvore grandiosa, medindo, em média, na fase adulta 28 metros de altura e sua copa fica em média, com 6 metros de diâmetro, concedendo a planta uma ar muito vistoso. É muito comum que a sibipiruna seja confundida com pau-ferro ou pau-brasil e isso acontece justamente pela forma como sua folhagem se apresenta.

Aliás, para quem vive ou frequenta São Paulo, certamente já se deparou com essa árvore pela cidade, pois é muito utilizada na arborização. O mesmo acontece no Paraná, na cidade de Maringá, 80% das árvores são sibipiruna.

4- Flamboiã

A árvore nativa brasileira está entre as mais bonitas do mundo e todo esse status se dá por conta da cor das suas flores. A flamboiã tem o tronco retorcido e forte e a altura, em média, é de 12 metros, além de ter uma ampla copa, que praticamente faz a forma de um guarda-chuva. A copa é tão grande e vistosa que pode ser maior do que o tronco da própria árvore.

Já as folhas são em pares que possuem de 10 a 15 folíolos e cada um deles têm de 12 a 20 conjuntos de folíolos longos e sésseis. As flores possuem um cálice que é composto de corola de 5 pétalas e mais 5 sépalas, enquanto os frutos lembram vagens e podem medir 45 centímetros de comprimento. São verdes quando surgem e ficam marrons quando estão maduros. As flores aparecem nas estações da primavera e do verão.

5- Ipê-rosa

O ipê rosa possui outros nomes: ipê-preto, ipê-roxo e ipê-d’arco-roxo. A árvore não chega a ser tão alta como o ipê-amarelo, ela fica entre 10 a 20 metros de altura, na fase adulta.

Além de muito bonito o ipê-rosa tem uma excelente madeira, que dura muito tempo e é bem pesada. Mas, não é só a madeira é o grande valor dessa árvore, a sua beleza faz dela uma das preferidas dos paisagistas e por isso, pode ser vista em muitas avenidas e ruas. O ipê-rosa também é usado para reflorestamento quando é necessário fazer a recomposição.

6- Alamanda Amarela

É uma trepadeira nativa do Brasil e graças a sua beleza é muito usada em projetos de paisagismo no nosso país. As suas flores é que são responsáveis por tanta beleza, na cor amarelo-ouro, elas podem ser vistas durante o ano todo.

Mas, não somente as flores garantem o sucesso da beleza da alamanda amarela, as folhagens também, são verdinhas e muito brilhantes. Porém, atenção, é uma planta tóxica e por isso, não pode ficar ao alcance de animais e nem de crianças.

Para quem está interessado em cultivar a alamanda deve saber que além da necessidade de irrigação regular, ela precisa ser cultivada em solo fértil e em pleno sol. É muito usada para cobrir caramanchões, muros e pérgolas e não é aconselhável usá-la em cercas frágeis. Apesar de adorar calor, pode ser cultivada em qualquer região brasileira.

7- Chuva de Ouro

As suas flores são consideradas espetaculares, pois elas nascem em um tipo de cacho que “cai”, sem falar que elas tem coloração dourada. A chuva de ouro mede na fase adulta entre 5 a 10 metros de altura, por isso, é considerada uma árvore de porte médio. Enquanto a copa chega a medir de diâmetro 4 metros.

Possui um tronco tortuoso e elegante e pode se apresentar múltiplo ou simples com a casca de cor cinza com um toque de verde. As folhas podem ser vista de 4 a 8 pares, de tonalidade verde forte e pinadas.

8- Macela

É classificada como uma erva brasileira e também é chamada por outros nomes: carrapicho-de-agulha, macela de travesseiro, macela-do-campo, camomila nacional e com outros nomes.

A macela é um arbusto e pode ser encontrado na região sul do Brasil. O momento em que as flores aparecem é no mês de março. Elas são amarelas e aparecem formando pequenos cachos. Cada uma delas possui cerca de um centímetro de diâmetro. Com folhas verde-claro e bem finas, no campo, elas se destacam das demais.

A macela é usada não só para enfeitar, mas também como enchimento de travesseiros de crianças, acredita-se que ela tem efeito para acalmar.

Não é só para acalmar, que a macela é usada, pois no travesseiro ela ainda garante um delicioso perfume e as suas folhas, acredita-se, que alivia dores de cabeça, pode ajudar a aliviar cólicas e problemas de estômago. Na verdade, a macela tem uma boa lista de ajuda como planta medicinal.

No Nordeste, as macelas aparecem em setembro.

Muitas listas com nomes de flores e suas imagens estão disponíveis na internet, mas nem sempre trazem sua total denominação, até mesmo aqueles termos mais técnicos e científicos. É sempre uma dúvida de muitas pessoas que pretendem encontrar mudas dessas flores ou mesmo presentear alguém com a beleza das mesmas e não se lembram do nome da flor, apenas da imagem.

Assim, é importante lembrar que imagens associadas ao nome completo das flores são essenciais para uma busca mais detalhada. Como por exemplo, podemos observar em tipos brasileiros mais desconhecidos como a cerejeira, a boca de leão, o antúrio, a ervilha, ente tantos outros.

Os nomes científicos são importantes até mesmo pelo estudo de biólogos e naturalistas, que se dedicam a estudar esses tipos, e como reproduzi-los em grande quantidade, já que por serem característicos do Brasil, muitas vezes quase não são conhecidos em demais continentes, como é o caso da orquídea. Entretanto, se você não é cientista e pretende conhecer as flores apenas para cultivá-las, basta saber o nome popular.

Posts Relacionados

Confira agora outros de nossos artigos sobre flores, começando pelas curiosidades sobre a Margarida, uma flor singela e muito bonita. Confira o calendário de flores conforme as estações do ano que criamos para que você saiba que espécies são boas para cultivar em cada época. Veja também nossas dicas de espécies de plantas para jardins verticais, uma boa alternativa para quem não tem muito espaço.


Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de saber se no mundo existe alguma flor com o nome GENTIL ou GENTILEZA?

    vera 18 de outubro de 2011 21:02 Responder
    • sim existe uma flor chamada gentileza

      solange 6 de fevereiro de 2012 20:19 Responder
    • olha vera é bem legal mesmo connhecer flores brasileiras e seus nomes pois a vida foi feita para isso,poder-mos aproveita-la voce nao acha?

      Victória 16 de maio de 2013 10:17 Responder
    • sim existe, mais todas significa gentileza bondade, e esperança

      Nomeritamarques 26 de julho de 2013 22:30 Responder
  • larga de ser idiota

    yana madalena 25 de outubro de 2011 13:09 Responder
    • idiota nao e aquela que quer sabe coisas novas, e sim quem pode escrever algo de bom e acaba escrevendo um comentario que serve para vc mesma.

      Nomeritamarques 26 de julho de 2013 22:35 Responder
  • cu cu cu

    cu 4 de novembro de 2011 23:14 Responder
  • cual sao as flores que podem ser plantadas na praia?

    julie 7 de abril de 2012 14:55 Responder
  • I love my lovatics.

    Demi Lovato 10 de abril de 2012 20:50 Responder
    • querida para de querer ser todo mundo sabe que você ñ é demi lovato

      rita 23 de fevereiro de 2013 23:47 Responder
    • ILOVE TOO BUT I PREFER SEE MUMMIES IN THE MUSEUM.

      Victória 16 de maio de 2013 10:37 Responder
  • me fala o nome de 10 plantas brasileiras patenteadas por estrangeiros e seus principios ativos …

    britany 13 de junho de 2012 14:48 Responder
  • me fala o nome das principais flores brasileiras

    alice 18 de agosto de 2012 13:09 Responder
  • e bom

    enajde 16 de dezembro de 2012 22:23 Responder
  • e muito feio fala cu para as pessoas viu não tem grassa deu idiota

    valeria 4 de abril de 2013 17:53 Responder
  • OLÁ PESSOAL! NAO TENHO LINGUAGEM INTERNACIONAL MAIS QUERO SABER DE SUAS DÚVIDAS POIS EU NAO QUERO PREOCUPA-LOS.

    Victória 16 de maio de 2013 10:30 Responder
  • gostaria de ver a flor de nome crisanto

    Nomearileia 4 de setembro de 2013 2:07 Responder
  • gostaria de ver a flor de nome lancarina

    Nomearileia 4 de setembro de 2013 2:08 Responder
  • afinal de contas, pra que serve esta pagina?????????????????? Pesquisei “flores brasileiras e seus nomes”, e CADE A INFORNMAÇÃO?????????????????

    NomeSandra da Silva 4 de setembro de 2013 20:24 Responder
  • Oi, Vc sabe quais as plantas brasileiras q existem na Espanha?
    Obrigado antecipadamente

    Licio Marcos de Oliveira 26 de setembro de 2013 19:33 Responder
  • O perfume das flores

    jabox 8 de janeiro de 2014 6:52 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *