Açucena

A Açucena é uma bela flor que pertence ao gênero Amaryllis e tem boa parte de duas espécies concentradas na America do Sul, contudo, sua origem é síria ou pérsia. Para alguns o nome popular dessa flor é Bella Donna. Por ser uma planta de fácil cultivo é muito popular e pode se adaptar mesmo em espaços diminutos. Essas flores podem ser encontradas em tonalidades entre vermelho e salmão e rosa e branco.

Trata-se de uma planta do tipo herbácea que tende a viver por muito tempo quando é cultivada diretamente no solo. Uma planta que tem bulbo, assim como a cebola, a partir do qual nascem as folhas que tem aspecto alongado. A flor Açucena tem sempre seis pétalas de cores que podem variar dentre as tonalidades citadas acima.

Planta que Sempre Nasce

Um dos pontos mais positivos mais sobre a Açucena é que essa flor pode ser cultivada em vários tipos de solo bem como em diferentes climas. Para se ter uma ideia essa é uma das poucas flores que pode ser cultivada em todo o território brasileiro sem prejuízo. A flor cresce e se fortalece com grande facilidade em qualquer mês do ano, o retorno financeiro que essa flor oferece para quem cultiva profissionalmente também é bem interessante.

Açucena – A Flor Decorativa

Existe cerca de 50 espécies de Açucenas sendo que o destaque de beleza fica por conta dos seus híbridos, os preferidos para cultivo de finalidades ornamentais. Flores com pétalas que podem ser simples ou dobradas. Uma curiosidade é que um vaso contendo três flores Açucena pode simbolizar a santíssima trindade.

Dicas de Cultivo da Açucena

Clima para Cultivar a Açucena

Essa planta pode ser cultivada em qualquer clima e em qualquer época do ano, no entanto, tem preferência por climas com mais calor como o tropical e o subtropical. Tem melhor desenvolvimento num clima que apresente média de 20°C e gosta mais da noite.

Pode Cultivar em Vasos?

A resposta é sim, mas para isso é necessário ter alguns cuidados como ter muita atenção a qualidade dos bulbos que devem ser provenientes de fontes seguras. No momento de escolher os vasos prefira aqueles que tenham entre 12 e 14 cm. Coloque substrato que seja leve e que possua boa aeração. Para ter melhores resultados no cultivo da Açucena é interessante combinar matéria orgânica e solo argiloso numa proporção de 1 para 1.

Como Fazer o Plantio

Para fazer o plantio você deverá preencher o vaso até a metade com o substrato e colocar o bulbo centralizado, as raízes devem ficar abaixo da terra. Na sequência adicione o restante do substrato e regue até sentir que ficou úmido. Encontre um lugar arejado para deixar os seus vasinhos com uma temperatura amena e com boa incidência de sol.

O Florescimento da Açucena

Normalmente o ciclo de florescimento dessa planta acontece dentre 20 e 30 dias após ter sido feito o plantio. Enquanto passam pelo processo de florescimento as Açucenas não exigem adubação, contudo, não descuide da água. Não se deve irrigar demasiadamente uma vez que é possível gerar focos de fungos. Se por algum motivo for necessário segurar um pouco a produção de flores a dica é armazenar os bulbos em local adequado com temperatura entre 5°C e 10°C.

O Significado da Açucena

Uma flor que já foi cultivada em muitas partes do mundo devido a sua facilidade de adaptação a diferentes climas. Um dos significados mais atribuídos a essa flor é o de angústia e tristeza. Em geral essa flor representa a tristeza pela perda de um amor, mas também pode ser associada a outros tipos de sofrimento.

Uso Medicinal da Açucena

Essa planta possui diversas propriedades medicinais podendo ser usada tanto em tratamentos contra dores como em casos de úlceras e mancha cutânea. Exatamente por sua versatilidade de propriedades a Açucena é muito usada pela indústria farmacêutica. Até mesmo as pétalas da Açucena oferecem benefícios medicinais, estudos realizados comprovaram que essas pétalas quando embebidas em aguardente oferecem propriedades antissépticas.

Aproveitando as Propriedades da Açucena

Para ter acesso aos benefícios medicinais que essa planta oferece é possível cozer o bulbo no leite dando atenção para amassá-lo e adicionar banha de porco para transformar a mistura num tipo de cataplasma emoliente. No caso das pétalas dessa flor a dica é fervê-las em aguardente e aplicar sobre as feridas que se deseja limpar. Porém, fique atento que automedicação pode ser muito perigoso e é sempre importante consultar um médico.

Curiosidades Sobre a Flor Açucena

Mitologia Grega

Na mitologia a flor Açucena é bastante relacionada ao deus Apolo que ficou conhecido por ser extremamente orgulhoso algo que se relaciona com a altivez dessa planta.

Músicas de Açucena

A flor também já serviu de inspiração para músicas como “Açucena” composta por Ivan Lins e “Açucena Cheirosa” que é uma composição de Luiz Gonzaga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bom dia eu gostaria de saber se tem dessa flor na cor amarela fico agradecida se puder me responder obrigada..

    andreia 4 de outubro de 2009 12:14 Responder
    • Olá Andreia,

      Infelizmente não temos. Mas você pode conferir outras lindas flores na loja do FloresOnline.

      Att.

      Clara Senne 5 de outubro de 2009 9:59 Responder
  • por favor gostaria de saber ccomo compro essas açucena……….

    nubia romelia martins resnde 9 de março de 2010 16:04 Responder
  • por favor, gostaria de comprar batatas da açussena branca, como fazer? Soube que serve como remedios

    ana lucia martins 16 de abril de 2010 10:29 Responder
  • Gostaria de saber se slguma espécie de açucena pode ter floração bienal. Grata

    Rose Amorim 20 de abril de 2010 17:39 Responder
  • gostaria de saber pois tenhoi algumas açucenas plantada dai ela da flor apenas uma vez me falaram q se arranca a raiz e coloca na geladeira ela dar flor d novo coloquei e nada me falaram que se cortar as folhas ela da d novo fiz e nada o q faço p ela dar flor d novo ou qual o periodo que ela da!!

    nilton 28 de junho de 2010 22:15 Responder
  • Olá,eu moro no rio de janeiro e gostaria de saber como eu faço para comprar um bouquet de açucena e se vcs saberiam me dizer onde eu poderia encontrar aqui no rio ,pois já procurei em vários lugares e não acho.
    Desde já agradeço.
    atenciosamente…

    Amanda Marques 8 de outubro de 2010 15:49 Responder
  • Olá! Tenho uma amiga que é apaixonada por açucenas, e ficaria muito feliz se pudesse presenteá-la com a açucena branca. Como entro em contato para obter maiores informações de compra desta flor?
    Aguardo um resposta! Grata,

    Simony 26 de março de 2011 18:00 Responder
  • Olá! Tenho uma amiga que é apaixonada por açucenas, e ficaria muito feliz se pudesse presenteá-la com a açucena branca. Como entro em contato para obter maiores informações de compra desta flor?
    Aguardo um resposta! Grata,

    Simony 4 de abril de 2011 19:02 Responder
  • Fique tão triste por este comentario.Essa flor tem o significado de angústia, tristeza pela perda ou falta da pessoa que amamos, podendo ser utilizada como meio de expressar os sentimentos em algumas ocasiões.Pois ela é uma flor tão linda.Mas é muito engraçado só vive algumas horas.Mas não deixa de ser lindissimaaaa. A minha é a de número 4.
    Boa tarde amei poder comentar sobre uma flor que gosto muitoooo.Beijosss a todos.Fiquem com o Senhor Jesus.

    DASY ANGELICA RIBEIRO DE SOUZA 19 de março de 2012 18:36 Responder
  • As flores de açucena tem o poder de me encantar.Quanta exuberância e mistério!

    Lília Glória 2 de novembro de 2012 21:39 Responder
    • amo açucena que planta maravilhoza e não tenho

      tania 8 de janeiro de 2013 15:59 Responder
  • eu amo açucena e nao teno nem huma achei este saite maravilhozo

    tania 8 de janeiro de 2013 16:00 Responder
  • eu amo açucena e nao teno nem huma achei este saite maravilhozo gostaria de pubricar essa fores linda eu amo todas as cores mas a preferida e vermelha e mesclada

    tania 8 de janeiro de 2013 16:03 Responder
  • GOSTARIA DE SABER SE TEM DESSA FLOR AMARELA E COMO CONSEGUIR AS BATATAS QUERIA TBÉM LARANJA E PINK FICAREI MUITO GRATA SE FOR ATENDIDA.

    JOCELEI MARIA DE MORAIS BORSARII 25 de outubro de 2013 18:43 Responder
  • Pingback: E.E. José Edson Domingos dos Santos » Flor de Açucena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *