Adelfa

Nerium Oleander – Espécie Venenosa

Conhecida popularmente como adelfa, flor-de-são-josé, loendro entre outros nomes, a Nerium oleander, é uma planta ornamental bastante tóxica que pertence à família Apocynaceae.  Consiste num arbusto de tamanho grande que tem entre 3 e 5 metros de altura. As flores dessa planta podem ser brancas, vermelhas ou rosas.

O cultivo das adelfa pode ser bastante simples uma vez que ela não faz muitas exigências em relação à umidade e temperatura. Contudo, lembramos novamente que se trata de uma planta bastante tóxica. Conheça mais sobre a beleza perigosa da adelfa a seguir.

Planta Tóxica

O que faz da adelfa tão perigosa é o fato que a planta como um todo é tóxica. Os princípios ativos da sua toxicidade são neriantina e a oleandina. Essas duas substâncias tem elevado valor tóxico. Para que fique mais claro saiba que somente a ingestão de uma folha dessa planta é capaz de levar a óbito um homem de cerca de 80 kg.

Uma forma de evitar o óbito quando se ingere a planta é vomitar para evitar que a substância venenosa possa agir. Dentre os sintomas de intoxicação por adelfa estão pulso acelerado, vertigem, forte sonolência, diarreia, dispneia, náuseas e vômitos. O indivíduo pode entrar em coma e depois vir a falecer. Ressaltamos que os sintomas podem demorar horas para se manifestar.

Caracóis

Umas das formas de ocorrer essa intoxicação por adelfa é através da ingestão de caracóis que tenham sido alimentados com as folhas da planta. O caracol vai acumulando as toxinas no decorrer da sua cadeia alimentar e pode intoxicar uma pessoa.

Onde Encontrar a Adelfa

A adelfa é uma planta cuja origem é o norte da África, o leste do Mediterrâneo e o sul da Ásia. Bastante comum em Portugal e também no Brasil tanto por cultivo como por manifestação espontânea.

Descrição da Adelfa

Um nome popular curioso que foi dado a essa planta é espirradeira, trata-se de uma planta arbustiva que pode ter a forma de uma árvore pequena chegando a até 5,0 metros. Uma planta que possui inúmeros ramos adquirindo então uma forma arredondada. Suas folhas tem forma oval e sua cor é de um verde-escuro bem interessante, a parte interna da folha é de um verde mais claro. Como já dissemos acima toda a planta é tóxica.

As flores que compõem essa planta se encontram todas juntas formando racemos no pedúnculo floral que possui terminal nos seus ramos. Essas flores podem ser brancas, vermelhas ou rosas. Uma planta que conta com muitas flores em especial durante as estações do verão e da primavera.

Como Cultivar

Para que a adelfa cresça e se desenvolva corretamente é necessário encontrar um local com boa incidência do sol e cujo solo conte com um teor bom de matéria orgânica além de ser bem drenado. Uma planta que possui ótima resistência a solos que sejam secos ou com salinos. Embora prefira o calor tem boa tolerância ao frio.

Uma forma de conseguir que a adelfa adquira a sua forma de arvoreta é necessário fazer a poda dos ramos inferiores de maneira que o caule consiga ficar mais grosso. O plantio deve ser feito numa cova que seja maior que o torrão. Acrescente em torno de 1 litro de adubo animal de curral por cova. Também é importante adicionar composto orgânico, tudo deverá ser bem misturado.

O Plantio

Após preparar a cova é necessário inserir o torrão, adicionar o composto orgânico até completar a cova, apertar bem a muda para que ela se fixe bem. Pode ser interessante usar tutor, coloque-o antes de fazer o plantio. A muda deverá então ser amarada no tutor usando um cordão de algodão, cuide para fazer um 8 sem estrangular o caule. Faça uma boa rega e regue nos dias seguintes para garantir que a muda irá sobreviver.

A Propagação e as Mudas

Uma das maneiras de propagar a adelfa é por meio de sementes, para isso coloque as mesmas em caixotes ou sementeiras que contenham substrato feito de uma mistura de casca de arroz carbonizada junto com terra ou então uma mistura de terra e areia. Lembre-se de manter o substrato úmido e com cobertura até que a planta brote.

Transferência

Assim que a planta chegar a 15 cm de altura poderá ser transferida para um vaso individual, lembre-se que o cultivo deve ser mantido sob proteção. Observe que a dica de substrato para o vaso é o mesmo que indicamos para fazer o plantio. É possível ainda fazer a multiplicação da adelfa por meio da técnica da estaquia.

Para fazer isso é necessário remover os ramos da matriz e fazer estacas de 20 cm removendo de maneira parcial as folhas da sua base. Faça então o mergulho da ponta num enraizador para que possam ser plantados em recipientes coletivos ou mesmo em sacos que sejam do tipo individuais usando um substrato de terra e areia. Regue bem e para manter a umidade faça a cobertura com plástico e deixe num local com proteção do sol direto.

No Paisagismo

Apesar de ser uma planta ornamental bem bonita é importante evitar a sua inclusão em locais públicos como jardins de condomínios e parques uma vez que é uma planta tóxica.  Contudo, quando guardados os devidos cuidados essa planta pode ser cultivada em jardins empresariais ou outros locais que mantenham a mesma longe do contato com as pessoas usando muros de divisa.

Fique atento a possibilidade que as pessoas que frequentam o ambiente possam vir a ter contato com a planta para não ficarem intoxicados. Como se trata de uma planta que possui substâncias tóxicas em toda a sua extensão é muito perigosa e pode causar problemas bastante sérios para a saúde daqueles que frequentam esses espaços.

Passando Longe

Como se trata de uma planta tóxica a dica é se manter longe da adelfa e não ter contato com nenhuma parte dela. As substâncias tóxicas dessa planta são bastante perigosas e podem levar um adulto a óbito mesmo com uma quantidade bastante pequena. Sendo assim não indicamos o cultivo de adelfa.

Se você pretende presentear quem ama com flores, a adelfa é uma boa opção pois são lindas flores romanticas que podem ser inclusas em magníficas cestas flores ou de guloseisas. Adelfa significa sedução e podem ser dadas a quem desejamos seduzir ou até mesmo o companheiro, que deve ser constantemente seduzido e como uma forma de mostrar seus sentimentos.

Adelfa é uma linda flor que floresce no mês de maio e serve como planta ornamental, pode ser dada como flores plantadas, para que quem a receber poder admirar sempre sua beleza, em cada florescencia. São características da região Mediterrânea e estão presentes na China também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *