Plantas Aquáticas e Terrestres

As plantas, assim como todos os outros seres, desenvolveram-se primeiramente na água, e só muito depois conquistaram a terra. Existem diversas diferenças entre as plantas aquáticas e as plantas terrestres, tanto em estrutura quanto em suas funcionalidades. Veja aqui algumas das diferenças mais importantes entre esses dois tipos de planta.

Diferenças Entre as Plantas Aquáticas e Terrestres

  • A presença de caule visível – As plantas aquáticas não contêm caule tradicional, ainda que exista uma estrutura semelhante, chamados cauloides, caso sejam briófitas. Outras espécies dão preferência a tecidos esponjosos e um afinamento da epiderme.
  • Exposição ao sol – A maior parte das plantas aquáticas necessita de exposição direta e constante ao sol para se desenvolver. Diversas espécies de plantas terrestres desenvolvem-se melhor à sombra.
  • Resistência – As plantas aquáticas são mais flexíveis, e podem resistir ao vento e ao movimento dos animais locais, porém, condições mais extremas como tempestades e a entrada de animais maiores dentro do meio aquático podem facilmente partir suas folhas e/ou raízes, matando a planta.

Curiosidades Sobre as Plantas Aquáticas

  • Também chamadas de macrófitas aquáticas (macro = grande, fita = planta).
  • As plantas aquáticas são encontradas de brejos até mesmo debaixo d’água.
  • A maioria das plantas aquáticas era terrestres, elas evoluíram e se adaptaram ao ambiente aquático. Por isso, têm características de plantas terrestres e a capacidade de se adaptar a vários tipos de ambientes.

Importância das Plantas Aquáticas

As plantas aquáticas têm uma grande importância no meio ambiente. Veja, abaixo, algumas delas.

  • Formam a base da cadeia alimentar dos ambientes aquáticos. Servem como alimento para peixes e outros animais aquáticos
  • Servem de abrigo para animais pequenos que vivem na água.
  • Fornecem sombra para animais e plantas que precisam de proteção contra o sol.
  • São usadas para controlar a erosão de rios e lagos.

Posts Relacionados

Veja como fazer um lindo jardim de plantas aquáticas para deixar um lago muito mais bonito e cheio de vida. Nossas dicas irão te ajudar a escolher plantas para colocar no lago sem prejudicar o local e as plantas. As plantas aquáticas são muito bonitas e têm a manutenção bem simples, já que não precisam ser regadas.


Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *