Orégano na culinária traz o sabor da assinatura de pratos italianos, mexicanos e espanhóis. A maioria dos cozinheiros está familiarizada com ele em sua forma seca, mas a espécie é uma planta resistente perene, fácil de crescer no jardim da casa. Um punhado de plantas irá fornecer erva-fresca o suficiente para usar na temporada. Há muitas variedades que trazem diferenças consideráveis na forma cultivo. No entanto não se pode desconsiderar que a variedade comum para cozinhar é do tipo “grego”. Orégano mexicano – frequentemente usado junto com pimentão em pó. O Golden está na lista dos ornamentais, embora não saboroso.
Segredos da Colheita!
Orégano ouro se desenvolve melhor em sombra parcial. As folhas tendem a queimar em pleno solo. Pode atingir altura de trinta centímetros, mas normalmente cresce entre oito e doze centímetros, especialmente quando acontece colheita regular. Tal como acontece com a maioria das ervas, folhas de orégano melhor estão prontas antes do desenvolvimento das flores. É possível começar a colheita quando as plantas atingirem entre quatro e cinco centímetros de altura. Corte o caminho em volta para o chão encorajar as hastes, ele tende a ficar lenhoso e de maneira fácil de tirar as folhas para segurar até o fim, sem cortes superiores, e executar o dedo para baixo do tronco.
Dicas de Cultivo
Plantas de partida: Iniciada a partir de sementes, divisões ou estacas. Diferentes espécies de orégano cruzam e polinizam. Você pode não conseguir o que espera das germinações. Sementes exigem alguma luz para germinar e cobrir o solo. Semente dentro do transplante, quando as temperaturas permanecem acima dos 45ºC na parte interna. Orégano é uma dessas ervas do Mediterrâneo que possuem como particularidade o gosto apreciado de solos bem drenado. O solo tende a diluir a pungência do sabor. Clima, terra e umidade podem causar variação de sabor no orégano. As flores devem ser comprimidas para manter as plantas espessas e impedir o aparafusamento da semente. Divida quando os centros começarem a morrer ou a tornarem demasiadas hastes lenhosas Orégano pode precisar de alguma proteção de inverno. Cobertura de plantas com um galho verde, depois de o terreno estar congelado, vai proteger contra danos provocados pelo vento. Interessante notar que poucas pragas incomodam orégano. Mantenha a atenção redobrada para ácaros e pulgões. Quando a planta atingir cinco centímetros os ramos podem ser tomados antes de colheita das flores irá produzir as folhas com maior textura. Níveis de óleos essenciais diminuem à medida que as flores começam a se desenvolver. As folhas são utilizadas para alimentos aromatizantes. Eles mantêm o sabor melhor em pratos quentes se adicionados no final do cozimento. Aquecimento resulta na amargura. Orégano seco tem um sabor mais forte do que fresco.
Como Crescer o Orégano?
Orégano precisa de apenas um solo moderadamente fértil para prosperar. Drenagem e fiabilidade são importantes. As plantas são facilmente iniciadas a partir de sementes, estacas ou divisão de raízes maduras. Ervas daninhas vizinhas devem ser mantidos em controle. O feno ajuda a manter plantas limpas ao ar livre. Também funciona bem com métodos de cultivo hidropônico. Quando as flores aparecem está pronto para ser colhida. Cerca de seis semanas após o plantio, orégano guarnição atira para dentro de um centímetro do centro, que irá estimular o crescimento exuberante e espesso.
Culturas de Crescimento
- 1-Altura de plantas Orégano cresce em altura de 12 a 18 polegadas (30 e 45 cm).
- 2-Espaçamento plantas entre doze a quinze polegadas (30 e 38 cm).
- 3-Intervalo de PH: Cresce em gama de PH entre 6,0 (levemente ácido) e 9,0 (fortemente alcalino), com um intervalo preferido entre 6,0 e 8,0.
Propagação do Orégano
Semear direto na primavera, quando a temperatura do solo é de pelo menos 15ºC, em cubos ou fichas iniciais de seis semanas antes do plantio; campo ou dentro de casa. Sementes de orégano germinam no solo em cerca de 8 a 14 dias, mas pode germinar em apenas após 10 dias em meio de propagação. Há aproximadamente entre 3.800 e 4.500 sementes por grama. Prospera em solos bem drenados, arenoso e seco de maneira relativa. Ao ar livre o orégano cultivado prefere pleno sol. Ele vai crescer sob as lâmpadas fluorescentes e rendimento fluorescente. A alta intensidade fluorescente compacta as luzes de plantas em crescimento. Mantenha as lâmpadas fluorescentes entre dois e quatro centímetros dos topos das plantas e luzes HID entre dois e quatro metros acima das plantas, dependendo da potência. Adicione água regularmente, tomando cuidado contra o excesso. Orégano pode ser suscetível à mosca branca, ácaros e oídio.
Características Gerais
As plantas do gênero Origanum são consideradas forrações perenes. A maioria tem hastes que pode ficar muito arborizado. As folhas de orégano são verdes, oval escura, em pares opostos. Algumas variedades trazem folhas difusas. astes trazem flores espetadas e podem ser brancas, rosas ou roxas. Começa na forma de roseta, mas pode crescer para cerca de dois metros de altura. Embora seja predominantemente crescido como uma erva culinária, orégano é bela planta à afiação e cobertura do solo, exigindo pouca manutenção. As variedades menores também ficam ótimas em rocha e jardins alpinos. Há muitos oréganos nomeados, mas os nomes comuns tendem a variar por região:
Orégano grego: Variedade usada em cozinha mediterrânea. Traz típico o típico gosto e sabor conhecido da erva. Os antigos gregos consideravam orégano com a “alegria da montanha”. Uma erva tradicional popular até mesmo por ser medicinal – usada para tratamento de lesões cutâneas, dores de cabeça, trauma, doenças pulmonares, picadas, mordidas e até mesmo insuficiência cardíaca. Na verdade, Hipócrates documenta o uso da erva como um antisséptico e auxiliar de estômago. Também tem uso extensivo, do México para a Itália, como uma especiaria aromática para populares pratos como molhos marinara, ensopado de borrego, sopas e pizzas. Orégano contém óleos voláteis que o tornam antioxidante, antiviral, antifúngicos, antiparasitários, antibacterianas, anti-inflamatórios, digestivos e antialérgicos. Devido à sua vasta gama de propriedades de combate a doenças tem sido usado no tratamento de infecções virais do cólon, no trato urinário, da pele, alimentar e fúngicas. Também é um excelente remédio para a maioria dos tipos de infecções parasitárias e age para afastar os piolhos, percevejos, pulgas e mosquitos.
Artigo escrito por Renato Duarte Plantier
Quero plantar orégano no meu sítio e vende-lo para fabricas de alimentos.Como devo agir?