Quais São os Tipos de Rosas Que Existem?

Conforme registros históricos roseiras são cultivadas na China desde o ano 2650 a.C. e são reconhecidas por suas qualidades, variedades de cores, perfumes e tamanhos. Há muita diversidade de rosas para agradar aos mais variados perfis de amantes dessas lindas flores.

Para quem está nesse grupo de encantados por essas lindas plantas apresentaremos alguns dos principais tipos de rosas com suas características mais destacadas. Conhecendo mais tipos de rosas você poderá diversificar os seus canteiros e vasos em casa. Então vamos começar a desvendar mais sobre as rosas?

Tipos de Rosas Que Existem

Especialistas em rosas dividem essas flores em três categorias: selvagens, antigas e modernas. As rosas selvagens são aquelas que não possuem interferência do homem. Por sua vez no grupo das flores antigas estão variedades de rosas que surgiram antes de 1867.

Rosas

Rosas

Por fim as rosas modernas são aquelas que surgiram depois desse período. A seguir reunimos alguns tipos de rosas existentes com suas principais características para que os interessados possam conhecê-las melhor.

Rosa Rasteira

Trata-se de uma flor pequenina que pode ser simples ou dobrada sem muitos detalhes. A rosa rasteira se espalha pelo chão formando belos maciços e forrações. Algo comum é que essa planta cresça a partir das próprias raízes sem ser necessário fazer enxertos. É uma planta robusta e bastante resistente a pragas e doenças. Há variedades de rosas rasteiras que florescem somente uma por ano e outras variedades que florescem mais vezes.

Rosa Sempre-Florida

Esse tipo de rosa está sempre florada mesmo que não seja em abundância. É uma rosa que costuma crescer verticalmente sendo muito resistente ao frio e normalmente está em lugares favoráveis para o surgimento de flores o ano todo como cercas, varandas e entradas das casas.

Minirrosas ou Miniaturas

Esse nome se deve ao fato de que não crescem mais do que 60 centímetros e têm pétalas bem pequeninas. A melhor definição é que são exatamente como rosas comuns, mas em tamanho bem menor. Trata-se de uma planta muito fácil de cultivar em vasos de pequeno porte.

É possível encontrar minirrosas de quatro cores apenas: rosa, rosa avermelhada, rosa amarelada e rosa esbranquiçada. Esse tipo de planta apresenta melhor adaptação a climas mais frios do que climas de calor ainda que suporte consideravelmente bem climas quentes com bastantes regas.

Rosa Pimpinellifolia (Rosa Escocesa)

Uma espécie de rosa que pode ser encontrada por toda a Europa e também na região noroeste da África. Apresentam crescimento melhor em solos de calcário e em dunas de areia ou em regiões costeiras. Essas plantas podem alcançar até 2 metros contando com caules e cerdas espinhosas assim como folhas escarlates que na fase de maturidade se tornam marrons.

Rosa Trepadeira

Tipo de rosa com forma de arbusto escandente, isto é, com ramos compridos que podem ser direcionados em cima de suportes. É importante ressaltar que não é uma planta que suba por arcos, armações verticais ou entrelaçados ainda que seu nome sugira tal característica. A floração desse tipo de rosa acontece o ano todo, mas pode se concentrar apenas na primavera, tudo depende da variedade.

Rosa Arbustiva

Todas as rosas são do tipo arbustiva, no entanto, essa espécie é nomeada assim especialmente pelo seu formato perfeitamente arredondado com pétalas bastante consistentes. Planta com ótima tolerância ao frio e muito resistente a doenças e pragas. Essa é uma planta que cresce rapidamente e que não demanda muitas podas. É uma planta indicada para projetos paisagísticos e que se dá bem com outras plantas.

Rosa Banksiae

Uma planta nativa da China que se caracteriza por ser uma trepadeira arbustiva podendo crescer até alcançar 6 metros de comprimento. Flores pequeninas e que de maneira geral não possuem espinhos, uma qualidade bem rara quando se fala sobre rosas. Seu aroma lembra o de violetas e apresenta florescimento mais profícuo em climas mais quentes.

Rosa La France

Essa é uma rosa reconhecida como sendo uma das primeiras rosas-chá-híbridas, inclusive ela é considerada como sendo a rosa que deu origem as rosas modernas. São plantas de crescimento vigoroso podendo chegar a até 1 metro de altura em média. Para seu bom desenvolvimento devem ser mantidas em locais de clima quente e seco ou então em estufas já que sua folhagem é bastante suscetível à ação de fungos.

Rosas Silvestres

A parte central dessa rosa é amarela e suas pétalas são bastante abertas, pode ser chamada ainda de rosa canina. É a mais diferenciada entre as rosas citadas, algo interessante é que ela pode ser usada para fazer chá uma vez que possui ação antioxidante.

Essa planta concentra grande quantidade de vitamina C prevenindo uma série de doenças e sendo bastante usada para produzir chás, xaropes e marmeladas. Também é válido mencionar que essa planta possui muitos espinhos sendo bastante usada como cerca viva.

Roseiras Floribundas

É um arbusto com grupos de flores que podem ter entre 5 e 50 pétalas numa única flor. Algumas dessas variedades são bem perfumadas. O período de florescimento ocorre entre maio e outubro.

Rosa Híbrida de Chá

Essa roseira se caracteriza por apresentar galhos retos e firmes dando origem a botões grandiosos nas extremidades. Esse tipo de planta floresce o ano todo sendo indicado para ser usado como flor de corte para compor lindos buquês. Trata-se de uma planta muito exigente no tocante a cuidados e adubação sendo mais interessante para quem tem experiência com esse tipo de planta.

Rosa Mosqueta

É uma rosa que cresce em arbustos grandiosos em grupos e tem como principal característica seu aroma almiscarado. Pode ser encontrada em jardins e infelizmente acredita-se que já não pode mais ser encontrada abundantemente em ambientes silvestres uma vez que foi amplamente usada para cultivar rosas híbridas e de jardim. Tem um período de florescimento bastante longo.

Conheça Diferentes Tipos de Pétalas de Flores

As rosas passaram por uma série de modificações genéticas ao longo dos anos de maneira que suas flores contam com pétalas que podem ter denominações diferenciadas. Rosas que possuem entre 5 e 11 pétalas numa única flor recebem a denominação “singela”. Tendo entre 12 e 24 pétalas as rosas são denominadas como semidobradas. Entre 25 e 50 pétalas numa única rosa são dobradas e quando bem dobradas têm mais de 50 pétalas.

Gostou de conhecer melhor os tipos de rosas? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *