Flores: Amor Perfeito
Amor perfeito é um dos nomes populares mais conhecidos para um tipo de flor muito conhecido e colorido, que colore muitos jardins, casas, apartamentos, áreas externas e internas, e que com toda a certeza vai fazer diferença na sua casa, na sua energia e na sua decoração. Um outro nome popular pelo qual ela é conhecida é erva trindade ou ainda viola tricolor. Essa flor possui uma belíssima gama de cores, que passam pelo roxo, pelo amarelo, pelo branco, pelo azul, pelo vermelho, etc., o maior charme é que na maioria das vezes essas flores não tem uma cor única, mas sim uma combinação de algumas tonalidades diferentes e juntas, elas costumam ser plantas bem pequenas e de crescimento até lento, uma vez que param de crescer quando atingem uma altura de mais ou menos uns 15 centímetros em média e 30 centímetros no máximo, tendo as suas flores em média 3 centímetros considerando o diâmetro da sua circunferência, com valores que variam entre 1,5 cm a até 6 cm, depende da espécie e dos cuidados com a planta, porém são sempre flores de pequeno porte, não atingindo maiores dimensões.
Essa flor cresce tem como uma de suas maiores características a sua resiliência, uma vez que ela consegue crescer e se desenvolver em locais, onde poucas espécies seriam capazes de prosperar, como é o caso de áreas meio abandonadas e com poucos cuidados, uma prova disso é que ela é muito encontrada em pastos diversos, em pradarias, em campos abertos no geral, muitas vezes cresce também em propriedades abandonadas e sem receber nenhum tipo de cuidado ou tratamento especial. Uma de suas características é que são adaptadas aos solos ácidos, assim como aos solos de PH neutro. Ao contrário de muitas espécies que são encontradas aqui no Brasil, essa flor ela não tem grande preferência por sol pleno ou por grande exposição ao som, se dando muito melhor em locais onde existe o que se chama de sombra parcial.
Florescimento
A sua principal época de florescimento, ou seja, a maior probabilidade de encontrar essa planta florindo e cheia de cores é durante os meses de abril a até setembro, o que também é o contrário do que se vê em muitas espécies tropicais, uma vez que a maioria tem preferência de florescimento durante o verão, no entanto, os meses de preferência da flor amor perfeito são os meses de inverno, que são mais frios e secos aqui no Brasil. É valido lembrar também que essa planta não é nativa brasileira, mas sim introduzida, ela é originária da região conhecida por eurásia, que engloba o leste europeu e o oeste da Ásia, mas a versão hibrida do amor perfeito tem a sua origem na Inglaterra do século XIX. Essa planta tem a característica sexual de ser hermafrodita, o que significa que um mesmo indivíduo tem os gametas (também conhecidos como células sexuais) tanto femininos, quanto masculinos, sendo assim ela mesma se fertiliza, sem precisar de dois indivíduos de sexos diferente. A sua polinização, no entanto, é feita com o intermédio das abelhas, as maiores polinizadoras de todo o mundo.
Flor Amor Perfeito
Com o avanço das técnicas de plantio e com os avanços tecnológicos nesse campo em geral, novas formas de amor perfeito foram surgindo, como é o caso da planta em seu formato de miniatura, na variação mini ou ainda na variação de amor perfeito crespo. Essa planta em quase todas as suas versões precisa apenas de luminosidade e não de sol direto, ela pode sim receber sol direto, mas nunca por longos períodos, pois se não ela pode não conseguir permanecer saudável, ela tem um padrão de meia sombra que pode se satisfazes a apenas com a luminosidade dos ambientes, por esse motivo muitas vezes é indicada como planta de apartamentos. O seu desenvolvimento como planta é bem rápido quando pensamos no desenvolvimento vegetal, sendo que a geminação das sementes acontece em um tempo médio de 19 dias, enquanto que para completar um ciclo completo de vida, sendo este finalizado com a sua floração completa, o tempo médio é de mais ou menos uns 90 dias (3 meses).
Cultivo
Especialistas em plantas e jardinagem indicam que o amor perfeito precisa de regas regulares, não em excesso, porém que sejam suficientes para que o solo não fique seco, por a falta de água pode causar a morte dessa planta, além disso, há uma grande indicação em relação ao uso de matéria orgânica como adubo natural em seus vasinhos de amor perfeito. O ponto é que essa planta nasce muito facilmente em locais completamente adversos e nem sempre os cuidados com ela são como deveriam ser, mas aparentemente quando ela é cultivada em vasos e em espaços fechados, o amor perfeito então passa a precisar de uma maior atenção. Lembrando que normalmente o amor perfeito tem um desenvolvimento muito mais satisfatórios quando está exposta a temperaturas mais brandas, sem muito calor.
Dicas de Cultivo
Sobre o cultivo da planta, é interessante falar que essas plantas foram sendo cruzadas para que hoje existisse a sua versão hibrida e que conta com até 3 cores diferentes, esses experimentos foram feitos pioneiramente pelos ingleses e hoje as técnicas de cruzamento são usadas em todo o mundo. Considerando a região de onde o amor perfeito é nativo, a eurásia, podemos levar em consideração que ela suporta bem e com bom desenvolvimento temperaturas de até uns 25 graus Celsius aproximadamente, temperaturas muito mais altas do que isso, podem comprometer seriamente o desenvolvimento da planta. A sua floração pode ser de regime anual ou bienal, que significa que acontece a cada 2 anos.
Uma informação muito importante é que as suas sementes não devem ser enterradas, pelo menos não enterradas muito a fundo, já que elas têm um sucesso muito maior de geminação em casos que são apenas jogadas superficialmente sobre o solo em questão ou apenas com uma camada muito leve e fina de terra por cima dela, nada de cavar o solo para colocar a sua semente. É importante mencionar que a melhor forma de se cultivar essa planta é a partir da geminação de sementes, já que quando se aplica técnicas de brotamento sobre ela, essas técnicas não tem um histórico de muito sucesso.