Lírios são lindas flores que além da beleza têm a vantagem de serem muito fáceis de cultivar e cuidar. Há dezenas de espécies de lírios espalhadas por todo o mundo, uma mais singular do que a outra com suas lindas tonalidades e perfumes diferenciados. Continue lendo para conhecer mais sobre os principais tipos de lírios que existem e confira dicas de como cultivá-los em seu jardim.
Conheça os Principais Tipos de Lírios
Como mencionamos existem dezenas de espécies de lírios, no entanto, dentre elas o destaque fica para três: lírio asiático, lírio oriental e lírio longiflorum. Abaixo apresentaremos as principais características desses lírios, daremos dicas de cultivo e de como cuidar dessas flores fabulosas em casa.
– Lírio Asiático
Espécie de lírio de origem chinesa é uma planta que prefere temperaturas mais frias e não possui perfume marcante. Pode chegar a medir 50 centímetros de altura, apresenta boa quantidade de flores embora elas tenham um tamanho mais discreto. As flores possuem um tom alaranjado, esse lírio se reproduz com facilidade por meio de distribuição de bulbos. Normalmente a flor é cultivada em vasos, em grande parte dos casos a meia-sombra, o solo deve ser enriquecido com matéria orgânica.
– Lírio Oriental
Planta originária do Japão pode medir até 1,20 metro de altura e apresenta um perfume bastante marcante. As flores são grandes e possuem pétalas curvadas para baixo com folhas longas e espessas. Trata-se de uma espécie que prefere temperaturas amenas e pode ser encontrada numa grande diversidade de tons. O lírio oriental pode ser cultivado em canteiros e vasos a meia-sombra.
– Lírio longiflorum
As flores dessa variedade de lírio são sempre brancas, pode atingir até 1,2 metros de altura. O formato das flores dessa planta é de trompete, suas folhas são distribuídas ao longo do caule. Essa variedade de lírio possui um aroma suave, pode ser cultivada a sol pleno em canteiros. Assim como acontece com outras plantas é importante ter cuidado na hora de irrigar, pois se você exagerar poderá tornar o desenvolvimento das flores lento.
Dicas de Como Cuidar de Lírios
Agora que você já conhece as principais variedades de lírios deve estar se perguntando como cuidar dessas lindas flores, não é mesmo? A seguir vamos apresentar algumas valiosas para manter seus lírios sempre bonitos e saudáveis.
– Substrato
Lírios gostam de substrato enriquecido com matéria orgânica, a recomendação é fazer o seu plantio entre os meses de outubro e novembro. O cultivo pode ser feito em canteiros ou vasos. Atenção que essas plantas não se dão bem com terra muito úmida então cuidado para não irrigar demais.
Uma forma de evitar muita água é estabelecer uma rotina de irrigação periódica assim você evita o descontrole. Se você mora numa região mais quente pode estabelecer o ritmo de três a quatro regas por semana. Nos períodos mais úmidos você pode regar apenas duas vezes por semana.
Outra dica é sempre tocar o substrato para verificar se ele ainda está úmido, caso esteja evite regar novamente. Se você for realizar o plantio de bulbos é importante adicionar uma camada pequena de cascalho fino no fundo para tornar o processo de drenagem da água mais eficaz.
O bulbo deve ser posicionado deitado de lado para que a água não acabe ficando parada no colo da planta, isso diminui a possibilidade de a planta apodrecer. Tenha sempre em mente que muita água na sua planta inevitavelmente fará ela morrer.
– Luz
Quanto a luz lírios de diferentes variedades têm necessidades distintas, então dedique-se a saber mais sobre a espécie que você pretende cultivar.
Lírios em Vasos
Da mesma forma que os lírios cultivados em canteiros, as flores que estiverem em vasos, devem ser mantidas em áreas cuja iluminação seja indireta. A única exceção é a variedade longiflorum. O substrato deve contar com boa drenagem para eliminar o excesso de água. Lembrando que lírios mantidos por um longo período em vasos apresentam muitas chances de não florescerem, abaixo vamos dar boas dicas de como evitar que isso aconteça.
Como Manter Lírios de Vasos Florescendo
Para evitar que seus lírios deixem de florescer recomendamos que após as flores terem morrido você se mantenha regando o seu lírio por pelo menos mais três meses. Deixe então de regar e assim que o caule estiver bem seco remova-o da terra. O bulbo fora da terra deve ser colocado num saco plástico limpo que possua alguns furos pequenos, leve para a geladeira (guarde na gaveta dos legumes).
Passados quatro meses retire os bulbos da geladeira e replante-os no vaso com substrato, enriquecimento de matéria orgânica e cascalho fino. Deixe num local bem arejado. Após uma semana e meia o vaso deverá ser movido para um espaço melhor iluminado, quando perceber que a terra está seca ao toque regue, mas tenha cuidado para não encharcar a planta.
Após algum tempo você verá que seu lírio irá florescer novamente, tão ou mais lindo do que antes. Lembre-se que enquanto o seu bulbo estiver na geladeira não pode ter contato com comidas para que seu desenvolvimento não seja prejudicado. Fique sempre de olho para não colocar alimentos perto dos seus bulbos sem querer na geladeira.
Duração de Flor de Lírio
A flor de lírio pode durar bastante tempo desde que seja uma planta bem cuidada. Quando essas flores são usadas em arranjos costumam durar um pouco mais de duas semanas. Essas flores são de jardim de maneira que é indicado plantá-las diretamente no solo em canteiros ou então em vasos de grande porte, assim duram mais tempo.
Cuidar de lírios é bem mais simples do que parece, tudo o que você precisa fazer é oferecer solo rico em matéria orgânica e cuidar para não regar demasiadamente. Lírios são plantas com flores muito bonitas que podem ter caráter ornamental para o seu jardim e para a sua decoração quando estão cultivados em vasos. Escolha a variedade de lírios que mais combina com o seu jardim e aproveite a beleza dessas flores fabulosas.
Gostou de saber mais sobre lírios? Curta e compartilhe em suas redes sociais, coloque em prática e tenha lindos lírios!