Todo mundo ou recebe ou envia energias negativas para as pessoas. Mas, segundo algumas crenças populares, com o uso de plantas em sua casa, bolsa ou escondidinhas na carteira você pode se proteger delas. Alguns são bem conhecidos e usados em casas em todo o Brasil há alguns anos, já que a crença de que plantas podem espantar o ‘mal olhado’ é bem antiga.
Você Sabe o Que é Mal Olhado?
Tem sido chamado de mal olhado a força negativa enviada de umas pessoas a outras. As energias seriam causadoras de mal estar, doenças sem causa aparente e uma tristeza profunda que pode se abater sobre crianças e adultos. Diz-se que uma pessoa estar com mal olhado quando ela parece cansada, está sempre com sono e apática. Em crianças o mal olhado se chama quebramento. O mal olhado não tem uma origem definida, mas é uma crença vinda de povos antigos. Segundo alguns historiadores, pode ter vindo ao Brasil dos africanos em nosso tempo de escravidão. Não é aceito pela igreja católica e pode ser curado com alguns banhos ou com plantas em um processo de benção.
Plantas Contra o Mal Olhado
Espada de São Jorge – a planta mais antiga conhecida no Brasil que pode combater o mal olhado é a espada de São Jorge. É uma planta forte e bastante resistente ao frio e calor. É comumente encontrada na Região Nordeste do Brasil e deve ser plantada na parte externa e interna da casa se você quer proteger sua casa e os membros da família. A espada de são Jorge é usada por pessoas mais velhas para benzer pessoas. Deve-se segurar um ramo e fazer uma cruz várias vezes na pessoa com mal olhado. Segundo a crendice, se houver mesmo mal olhado na criança ou adulto, a planta deve ficar murcha.
Pimenteira – se você estava procurando um tempero para plantar, era a pimenteira que você estava buscando. Este tempero tem sido usado como objeto de sorte há muitos anos. Em 2012 entrou na moda e muitas pessoas começaram a usar colares, brincos e pulseiras com pimentinhas penduradas para esperar a boa sorte. Ela deve ser usada em vasos se você quiser proteger a casa, mas vivas. Segundo a crendice popular, se um ambiente estiver repleto de energias negativas a pimenteira deve ficar murcha e seca.
Arruda – Conhecida por fornecer um delicioso chá, a arruda também é uma erva protetora do mal olhado. Para te proteger você tem que ter a planta em sua casa em vasos ou no piso, mas viva. Há pessoas que usam a erva como amuleto mesmo, colocando um pequeno galho atrás da orelha ou ainda dentro da bolsa para dar mais sorte ainda.
Manjericão – o manjericão, conhecido tempero de alimentos, pode ser usado também para te proteger de energias negativas enviadas por invejosos. Assim como as demais plantas, deve ser cultivada em casa e só protege quando ainda está viva. Deve-se deixar ela na entrada da casa ou em janelas para bloquear as energias ruins do seu lar.
Guiné – também conhecida planta para proteger o mal olhado. Para forçar um pouco mais a proteção na planta, use a mesma na cozinha, em janelas dos quartos e em salas de estar. Como é uma planta bem bonita, nem vão perceber que seu uso é proteção. Você deve plantá-la sozinha se quiser o máximo de sua proteção.
Comigo-Ninguém-Pode – planta bem ramificada, possui um lindo efeito decorativo na sua casa. ela também possui uma alta força de afastar olho gordo, mas seu principal uso é mesmo combater o mau olhado de pessoas invejosas. Use em vasos grandes e regue todos os dias para manter as energias positivas no ambiente.
Alho – se você está atraindo a sorte para a sua casa, também está evitando o mal olhado. Mesmo aparecendo na literatura como um amuleto eficiente contra vampiros, ele traz mesmo é boa sorte para a sua casa. Como não dá para plantar alho em casa, você pode usar os cachos prontos para pendurar na porta ou na sua cozinha. Quanto mais alho tiver, mais sua casa deve estar protegida. Os ramos podem ficar visíveis ou não, o efeito vai ser o mesmo.
Amuletos Para Proteger do Mal Olhado
Se você quer algo para andar com você e te proteger sempre, que tal um amuleto? Confira alguns bem conhecidos a seguir e que você pode comprar em formato de joia em diversas cidades do Brasil.
Ferradura – os ciganos usam há mais de um século as ferraduras como atrativo para boa sorte e afastar energias negativas. Você pode pendurar uma ferradura na sua porta ou usar a versão amuleto de pescoço, em joias para usar em pulseiras e outros locais. O importante é estar protegida o tempo todo, não é mesmo?
Trevo de 4 Folhas – difícil será você encontrar um trevo de quatro folhas na rua. Mas, para não perder anos procurando, você pode comprar em lojas de produtos exotéricos a versão já pronta para colocar na carteira. Não precisa de muitos, apenas um trevo para te ajudar a ter sorte sempre. O trevo de 4 folhas é de uma cultura antiga oriental e por isso é comum você encontrar em lojas japonesas também.
Cão – estamos falando de uma figura de cachorro mesmo. Na cultura chinesa, ele atrai boa sorte, energias positivas e pessoas amigas a seu lado. Logo, vai espantar o mal olhado porque vai deixar apenas boas pessoas se aproximarem de você. Pode ser usado como uma estátua em casa, em um colar como amuleto ou em fotos em sua carteira.
Escaravelho – amuleto da cultura oriental também. Usado por quem quer viver muito e com muita sorte e fortuna. Deve estar na carteira com dinheiro ou ainda em sua bolsa para proteção diária.
Borboleta – por sua genética, as borboletas nascem lagartixas e acabam por se tornar lindos insetos depois que entram eu seu casulo. Para a crendice oriental, este animal chama energias positivas, boas inspirações e boas transformações em sua vida. Você pode usar em colares, brincos ou roupas.