Dicas de Fertilizantes Naturais para Plantas

Para as plantas apresentarem um bom e adequado desenvolvimento, elas precisam ter as quantidades mínimas necessárias de nutrientes. E para conseguir esses nutrientes tão necessários, as plantas precisam de solos ricos e que sejam férteis, que possuam as condições de darem os nutrientes que as plantas efetivamente necessitam.

Quando os solos são ou estão pobres, em termos de nutrientes, e sem a capacidade gerar os nutrientes que são exigidos e necessários por parte das plantas, passa a existir a necessidade de se modificar a capacidade de geração de nutrientes de forma artificial, por isso se torna vital a utilização de fertilizantes para que os solos e as próprias plantas se fortaleçam e se recuperem.

Portanto, os fertilizantes são substâncias que são aplicadas no solo ou na própria planta, com o intuito de melhorar o solo e a capacidade nutritiva das plantas, ajudando-as a conseguir produtividades melhores e maiores.

Os fertilizantes podem ter ação de forma direta (agindo diretamente nas plantas e fornecendo os nutrientes que elas precisam) ou de forma indireta (agindo sobre o solo, fazendo a correção dos solos, melhorando as condições de onde as plantas vivem).

Dessa maneira, os objetivos a serem alcançados pela pessoa que faz uso dos fertilizantes são: fornecer nutrientes as plantas e aumentar a capacidade de fertilidade do solo.

Porém, tenha ciência de que o uso de um fertilizante necessita de uma avaliação das condições do solo. Nessa avaliação é necessário verificar o nível de fertilidade do solo, a capacidade de armazenamento de água e as propriedades da terra que será cultivada.

A análise do solo dará condições de verificar se existem sintomas de nutrição deficiente por parte dos vegetais, assim como definir o tipo de fertilizante e a quantidade necessária a ser aplicada. É bom saber que tanto o excesso quanto a falta de fertilização pode ser nociva a planta.

Os Tipos de Fertilizantes

Existem 03 tipos de fertilizantes: os Fertilizantes Minerais, os Fertilizantes Orgânicos e os Fertilizantes Mistos.

Abaixo segue as diferenças entre os tipos de fertilizantes existentes:

  •  Os Fertilizantes Minerais são aqueles produtos fertilizantes que são feitos de compostos inorgânicos (mineral, natural ou sintético) de diferentes capacidades de dissolverem em um liquido e das reações químicas quando agem no solo. Essas duas características (solubilidade e reações químicas) são o que definem a eficiência do fertilizante. Os fertilizantes minerais se dividem em 03 (três) classes conforme a sua composição: fertilizantes simples (formado por um composto químico), o fertilizante misto (formado pela mistura de dois ou mais elementos simples) e os fertilizantes complexos (são aqueles formados pela mistura resultante de processos tecnológicos).Os fertilizantes podem ser encontrados nas formas sólidas, líquidas ou gasosas. No Brasil, a forma sólida é a mais utilizada atualmente. Com relação aos fertilizantes químicos ele são encontrados na forma de pó e granulados. O tamanho das partículas do fertilizante influencia nas características, essas são aumentadas ou diminuídas, como: a capacidade de dissolução, a capacidade de absorção de água, empedramento, índice salino e etc.

  • Os Fertilizantes Orgânicos são aqueles feitos de compostos orgânicos de origem natural, vegetal ou animal. Inúmeros materiais orgânicos são utilizados como fertilizantes orgânicos, mas eles precisam ser transformados em substâncias inorgânicas (mineralização), pois as plantas não absorvem os nutrientes que estão na forma orgânica de maneira direta. Os resíduos orgânicos usados como fertilizantes contribuem com a melhoria da fertilidade dos solos, a melhoria da agregação, da estrutura, da drenagem, da capacidade de armazenagem do solo, etc. Alguns exemplos de fertilizantes orgânicos são: o esterco de galinha, o esterco de curral, torta de mamona, torta de algodão, resíduos industrializados e etc.

  • Os Fertilizantes Mistos ou os fertilizantes orgânico-minerais são aqueles fertilizantes que são resultado da mistura de fertilizantes orgânicos e minerais. Os fertilizantes minerais apresentam algumas vantagens com relação aos fertilizantes orgânicos no ponto de vista financeiro, pois possuem uma concentração maior de nutrientes com a utilização de menos fertilizantes, o que gera menores gastos com armazenamento, transporte e aplicação do material fertilizante. Porém os produtos orgânicos exercem melhor a condição de condicionador do solo.

Os Benefícios dos Fertilizantes Naturais

Fazer uso ou produzir fertilizantes naturais ou orgânicos, trazem inúmeros vários benefícios. Entre eles:

  • Fazer o composto orgânico é mais barato, podendo ser até gratuito;
  • O composto orgânico ajuda a melhorar a estrutura do solo, textura e aeração;
  • O Composto Orgânico auxilia na retenção da água no solo;
  • O composto orgânico é um fertilizante que melhora o solo e as plantas;
  • O composto orgânico auxilia o desenvolvimento saudável da raiz;
  • O composto orgânico melhora o ambiente;

 Dicas para Utilizar Fertilizantes Naturais

O uso dos fertilizantes ou compostos orgânicos ajuda a natureza a preservar os recursos naturais, e esses compostos podem ser preparados nas próprias casas com muita facilidade. Segue abaixo algumas dicas de fertilizantes naturais para as plantas:

  • As Cascas de Crustáceos – quando consumir lagosta, camarão ou caranguejo, guarde as cascas e as aproveite como adubo. Basta cavar um buraco na terra e colocar as cascas dos crustáceos, em algumas semanas o solo terá como beneficio o aumento de nutrientes como: fósforo, nitrogênio e lima ou alcalina;
  • Os Restos de Peixe – os restos do peixe depois de uma refeição (cabeça, rabo, etc.) são fertilizantes nutritivos para as plantas. Basta cavar um buraco e colocar os restos do peixe, em pouco tempo o solo será enriquecido em: nitrogênio, sais minerais e cálcio;
  • A Borra de Café – a borra de café é utilizada como fertilizante natural devido ser rica em nitrogênio,, potássio e fósforo. Além disso, a borra de café afasta das plantas alguns animais (como lesmas e caracóis), sendo bom para a compostagem e pode ser diluído em água fazendo um fertilizante liquido;
  • A Consolda Maio – planta que além das propriedades terapêuticas, apresenta efeitos quando usada como fertilizante. A Consolda Maio gera nutrientes como: potássio, magnésio, fósforo, vitaminas, sais minerais, etc.. Prepare uma porção de folhas com 02 porções de água , misture e deixe a mistura exposta ao sol durante dois dias. Escoe e use as folhas na compostagem, usando a água para aumentar o efeito fertilizante;
  • O Alho – O alho pode ser usado como uma defesa natural alternativa. O alho pode ser aplicado nas plantas sem causar nenhum prejuízo para o ambiente, para as plantas e para o ser humano;
  • As Cinzas de Madeira – a cinza de madeira é um material orgânico rico em potássio, que pode ser usado no controle de doenças das plantas;
  • Bagaço de Cana de Açucar – o bagaço de cana de açúcar pode ser usado no combate de lagartas e ajudam a melhorar as condições do solo;
  • Plantas Com Efeito Fortificante – algumas plantas como o confrei, a cavalinha, a urtiga e etc. são usadas em aplicação foliar e na fabricação de biofertilizantes, tendo ação fortalecedora nas plantas;
  • Adubos Orgânicos – o esterco de animais e aves pode ser usado como adubo orgânico ou fertilizante foliar (biofertilizante). O esterco de animais ajuda na nutrição, aumenta a resistência contra doenças e pragas. O estrume como é popularmente conhecido o esterco de animais, precisa ser utilizado com cuidados, pois devido as altas quantidades de nitrogênio, pode vir a queimar a planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *