Como Fazer Fertilizante Orgânico

O nome deste tipo de processo se chama compostagem. E nada mais é que quando você pode transformar o seu lixo em adubo, podendo oferecer para o solo um tipo de material que é rico em nutrientes, como no caso de uma horta ou mesmo para plantas existentes no seu jardim, ajudando também principalmente a reduzir toda a quantidade de lixo que vai diariamente para todos os aterros e lixões de todo o Brasil. Aprenda a seguir a fazer uma compostagem doméstica, e mãos á obra.

http://www.youtube.com/watch?v=WV4DVm42W0I

Primeiro Passo Para Fazer a Receita, Escolher o Recipiente a ser Utilizado

Primeiramente é necessário que você tenha um recipiente para colocar todo o material orgânico. E este poderá ser um pote de sorvete, uma lata de tinta ou mesmo um balde, neste ponto é interessante também se utilizar de criatividade, com tudo o que estiver ao seu alcance. Se puder reaproveitar um recipiente melhor ainda. É bem importante também se furar no fundo. Você poderá fazer isto de forma manual, variando os tamanhos dos buracos. É por estes buracos que o chamado chorume, que é um líquido eliminado pelo material orgânico que está em decomposição deverá passar. Outro detalhe bastante interessante, é que o chorume poderá também ser reaproveitad, e neste caso certamente é um fertilizante de alto potencial, originado apenas de matéria orgânica. Você com isto poderá o recolher e devolver toda a mistura de sua compostagem ou jogar nas plantas, de forma diluída, procure utilizar uma proporção, para 1 copo de chorume, utilize 9 copos de água.

Primeiro Passo Para Fazer a Receita, Escolher o Recipiente a ser Utilizado

Primeiro Passo Para Fazer a Receita, Escolher o Recipiente a ser Utilizado

A Composteira, Como Funciona?

Procure utilizar embaixo de um recipiente no qual você poderá ainda colocar o material orgânico, deverá ter outro que irá recolher o chorume. Pode ser até mesmo uma baxia mais rasa. Ela não poderá ficar em contatos diretos com as latas ou mesmo o pote, pois este chorume deverá ter um espaço para se escorrer. Procure ainda utilizar um calço, como um pedaço de tijolo para deixar embaixo da lata e ela ficar mais alta com relação a bacia. Para fazer a compostagem ela deverá ser feita diretamente do contato com o solo, porém nestes casos, o terreno deverá ter uma boa drenagem e deverá ser inclinado para que o chorume não acumule por sua vez apenas em um local.

Na Hora de se Colocar o Lixo

Fazer o processo de compostagem em casa não é apenas jogar o lixo de qualquer jeito orgânico deixando que a natureza possa fazer todo o resto sozinha. Existe com isto métodos diferenciados para viabilizar, e ainda facilitar e acelerar toda a composição e decomposição dos materiais orgânicos. O grande segredo é sempre sobrepor os resíduos orgânicos ou mesmo o processo ser feito através de camadas. O que deverá fazer a regulagem da ação dos microorganismos que devem decompor o mateiral certamente são as proporções de nitrogênio e também de carbono. Esta relação deverá ser utilizada de três para um. Uma camada de nitrogênio para três camadas de carbono. O nitrogênio é o material úmido, o lixo em si, e o carbono deverá ser a matéria seca, como por exemplo o papelão, o cascalho de árvore, as serragens, as folhas secas, as aparas de grama e palhas de milho. Se por acaso a sua relação for um pouco diferente disto, não necessariamente irá acontecer o processo de compostagem, apenas deverá levar mais tempo. Procure reduzir o material em tamanho bem pequeno, e quanto menor estiver este material que você deve colocar, tanto seco como úmido melhor. Procure em seguida começar com uma camada de material mais seco, umedeça um pouco e procure também continuar o processo. É bastante importante que a sua última camada, que deverá ficar exposta, procure ser sempre seca para evitar um mau cheiro. Esta alternativa interessante poderá ser conquistada colocando cal virgem por cima. Outro detalhe bastante interessante é não tampar a composteira. O material orgânico não poderá de forma alguma ficar abarrado, e procure também sempre manusear a sua composteira com luvas, jamais diretamente com as mãos.

Na Hora de se Colocar o Lixo

Na Hora de se Colocar o Lixo

O Que Poderá Utilizar Para Fazer a Compostagem?

  • Resto de leite;
  • Filtro de café usado;
  • Borra de café;
  • Cascas de frutas;
  • Sobras de verduras e legumes;
  • Iogurte;

O Que não se Pode Utilizar?

  • Restos de comida temperada com sal, óleo, azeite, ou mesmo qualquer outro tipo de tempero que tiver.
  • Frutas cítricas em excesso por causa de sua acidez.
  • Esterco de animais domésticos, como por exemplo cães e gatos.
  • Madeiras envernizadas, vidros, metais, óleo, tinta, plásticos, papel plastificado, entre outros.
  • Cinzas de cigarro e carvão.
  • Restos de carne e gorduras de animais
  • Papéis de revista e impressos coloridos por causa da tinta utilizada.
  • Espere porém cuide

Depois que você montar toda esta estrutura, é a hora de se dar o tempo ao tempo. E com isto a primeira fase será de decomposição, quando a temperatura interna do material que estiver na composteira poderá chegar a até 70 graus. Isto deverá durar em torno de 15 dias, já no caso da compostagem doméstica, durante este período, é interessante não mexer. Em seguida depois procure revolver o material, que será bastante importante para se fornecer todo o oxigênio aos processos. E estas mexidas poderão ser feitas de várias formas, como com um garfo de jardim ou mesmo trocando o material de lugar, para uma outra lada se for o caso.

Tempo

Tempo

A partir deste ponto, você ainda poderá se perguntar se você todos os dias gera lixo orgânico e se pode jogar na composteira. Melhor não, você poderá ter algumas alternativas. O que é ideal é se acrescentar a matéria orgânica cada vez que for mexer na composteira, em torno de 15 a 15 dias, mais ou menos. E neste intervalo, procure guardar as cascas de frutas, verduras e também tudo o que for reaproveitável colocando em um pote na geladeira. Os tempos para fazer o adubo final variam bastante, devido a quantidade de lixo utilizado e pela forma como a compostagem foi feita. É possível sim se chegar ao final do processo em três meses.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *