Margarida de Paris

Temos na natureza uma infinidade de flores e muitas são bem semelhantes fisicamente. Conhecer um pouco de cada uma delas é importante principalmente se você deseja começar um lindo jardim, já que a composição mesclada com diversos tipos de flores deixa o ambiente muito mais agradável e com um aroma bem mais diversificado também. Já foi comprovado que quem mantém um jardim ou até mesmo um simples canteiro em casa, faz com que o ambiente fique muito mais “leve” e harmonioso, afinal as flores levam delicadeza e harmonia ao ambiente. Assim como existem vantagens, digamos emocionais, em ter um jardim em casa como podemos ver mais acima, ainda vamos ter as vantagens físicas, pois as plantas ajudam a melhorar o ar, deixando-o muito mais puro e saudável.  O uso de algumas plantas no processo de purificação do ar de ambientes internos foi um estudo feito pela NASA onde algumas plantas são as mais indicadas para termos em casa e deixam o ambiente livre de certas impurezas. Aqui vamos conversar um pouco sobre uma linda flor, a Margarida de Paris, que teve esse nome popularizado devido o seu cultivo em larga escala nessa cidade francesa. Além de Margarida de Paris, essa flor recebe outros nomes populares e com certeza pelo menos um deles você já ouviu falar. Então que tal conhecer mais um pouco sobre ela linda flor e quem sabe começar hoje mesmo a cultivar alguns raminhos de Margarida de Paris no seu jardim? Com certeza você dará muito mais alegria ao seu ambiente porque além de lindas, as margaridas de Paris apresentam variações de cores vivas e bonitas. Vamos conferir?

Ficha Técnica

Cientificamente, a Margarida de Paris recebe o nome de Argyranthemum frutescens e faz parte do grupo de plantas que pertence a família das Asteraceae. Popularmente, além de Margarida de Paris, essa flor também recebe o nome de Crisântemo, margarida, margarida dos floristas e margarida francesa. Cada um desses nomes é popular em uma região diferente e podem ainda existir outras variações. A Margarida de Paris é uma flor típica do continente europeu, mais precisamente das ilhas Canárias. Com altura medindo entre 30 e 40 centímetros, essa planta adapta-se melhor em regiões de clima mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical. Tem floração anuais e perene dependendo da região e da forma de cultivo, que vamos conhece melhor mais abaixo. As cores predominantes na margarida de paris é o branco, o rosa e o amarelo claro sendo ainda algumas encontradas em coloração verde um pouco amarelada. Algumas de suas flores, mais precisamente as diminutas, não apresentam aromas, mas as outras variações são bem odoríferas levando ao ar um aroma bem agradável para quem as cultiva. Apesar das flores serem pequenas, a ramificação completa pode chegar até 1,20 metros de altura o que facilita o seu plantio isolado. Você pode também fazer a composição da Margarida de Paris com outras flores que essa planta adapta-se muito facilmente e sem nenhuma restrição. Claro que o ideal é você cultivar flores com as mesmas necessidade de adubação, iluminação e rega para evitar ter alguma planta pouco desenvolvida ou sem florescimento. Algumas pessoas gostam de cultivar a margarida de Paris isoladas em vasos para incrementar a decoração de ambientes internos, por ser considerada uma flor rústica, você não terá problemas se deixar a sua flor com as condições ideal de cultivo.

Como Cultivar a Margarida de Paris

As margaridas de Paris devem ser cultivadas sob o sol pleno e com ação diretas dos raios solares. O solo deve ser bem fértil e enriquecido com matéria orgânica, pois como falamos mais acima, essa flor é considerada uma planta rústica então vai exigir um pouco mais de fertilidade para crescer saudável. As regas devem ser regulares e sem exagero, então nada de deixar o solo encharcado porque você vai atrasar o crescimento da sua margarida de Paris ou até mesmo matá-la. Essa flor gosta de ambientes frios, o que faz com que ela seja cultivada com mais facilidade e frequência em locais de altitude e clima com características subtropicais e/ou temperados. A multiplicação é feita por estacas. A sua margarida de Paris vai exigir temporariamente uma poda e você deve saber exatamente como fazê-lo para evitar perder ou danificar a sua flor.

Como Cultivar a Margarida de Paris

Como Cultivar a Margarida de Paris

Como Podar a Margarida de Paris

Como qualquer outra planta, a Margarida de Paris precisa de poda. Acontece que por ser uma planta um pouco mais delicada, apesar de rústica, ela vai precisar de podas especiais e por isso separamos um tópico para falar exclusivamente sobre esse assunto. As podas devem ser regulares então o ideal é que você programe-as sempre para evitar que a sua margarida cresça desregular. Mantendo as podas, as Margaridas de Paris crescerão de forma igual, densa e fechada.

O Que Você Vai Precisar Para Podar a sua Margarida de Paris:

Uma tesoura de poda com o cabo longo e uma tesoura para poda comum

O Que Você Vai Precisar Para Podar a sua Margarida de Paris

O Que Você Vai Precisar Para Podar a sua Margarida de Paris

Agora Basta Seguir os Passos Abaixo:

  • Passo 1:

Você nesse passo vai deixar a sua Margarida de Paris igual. Mesmo ela possuindo sempre a mesma característica, algumas sempre se desenvolvem mais que outras, então o que vai deixar o seu cultivo bonito são todas iguais. Você vai nesse primeiro passo, arrancar todas as hastes longas e em forma esguia ou aqueles ramos que estão isolados que acabam crescendo nas laterais da sua flor. Retire também, todos os galhos que estejam localizados perto da base da folha. Isso fará com que os seus arbustos fiquem mais uniformes e cresçam mais densos.

  • Passo 2:

Agora é a vez de podar as folhas mortas e/ou doentes das suas Margaridas de Paris. Observe cada uma delas cuidadosamente para eliminar todas, pois se uma única folha doente permanecer poderá infectar todas as outras. Apare a mais ou menos cinco centímetros do tecido saudável.

  • Passo 3:

Com a tesoura de cabo longo, faça a poda de todas as flores da sua Margarida de Paris. De preferência faça esse corte no meio na primavera, porque é após essa estação que a maioria delas começar a secar. No outono, estação propícia para florescimento, elas crescerão muito mais regulares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *