Talvez se parássemos para tentar contabilizar a quantidade de frutas e suas variações que existe no mundo, jamais chegaríamos a um resultado. Assim também são aquelas frutas que achamos tão a cara do nosso país e de repente descobrimos que a origem dela se dá ao outro lado do planeta. Raras também são as frutas que não apresentam em sua composição, alguma propriedade medicinal. Aqui, vamos conhecer uma que é por completa, vitamínica.
O limão é uma fruta que brinca entre o amor e o ódio das pessoas. Enquanto existem aquelas que não gostam dessa fruta por ela ser extremamente azeda, outros já a amam exatamente pelo mesmo motivo e por ela levar esse gostinho à dezenas de pratos.
E você, gosta de limão? Vamos conhecer um pouco mais sobre ele e sobre todas as suas características. Confira.
Ficha Técnica
Limão é o nome popular para o fruto cientificamente conhecido como Citrus limon. Ele está presente entre as espécies de plantas da família das Rutaceae. Apesar de ser um fruto originalmente do continente asiático, o limão é cultivado no mundo inteiro e dependendo da região onde é plantado pode receber outra denominação. Alguns nomes populares para o limão são Lima ácida, limoeiro (referência à árvore), Limão eureka, Limão feminello, limão verde, limão monochelo, Limão gênova, Limão lisboa e Limão verdadeiro.
Não é uma árvore muito grande, crescendo no máximo 3 metros e meio quando bem cultivada e ainda existem as versões menores, que foram geneticamente modificadas para serem cultivadas em jardim menores, locais onde não existe um espaço maior para a árvore. O limoeiro é muito popular por ser uma árvore frutífera e principalmente porque o limão está entre os frutos com mais poderes medicinais do mundo.
O limoeiro é uma árvore de porte médio que pode alcançar até 6 metros de altura, com caules ramificados e apresentando-se na cor castanha bem clara e coberto com espinhos bem longos. As folhas são elípticas e lanceoladas na cor verde. Suas flores são bem alvas, na cor rosa e com um perfume muito característico da planta. Essas flores atraem muitas abelhas então é comum encontrar esse inseto fazendo colmeias em limoeiros.
A planta possui ciclo de vida perene, isso significa que você terá limões durante o ano todo. Mais abaixo vamos aprender melhor sobre como cultivar o limão de forma correta para ter sempre uma linda árvore em casa e cheia de frutos.
Como Cultivar
Essas plantas são bem rústicas então você fertilizando bem o solo e dando condições de umidade o seu limoeiro vai desenvolver muito bem. A árvore pode ser cultivada tanto diretamente ao solo quanto em vasos e podem ser colocadas a sol pleno que ela se desenvolve muito bem.
O solo deve ser bem drenável, profundo para acomodar bem as raízes da planta e muito ricos em materiais orgânicos. Por ser uma planta asiática, os climas temperados e subtropicais são os melhores para cultivar o limão. A multiplicação do limão pode ser feito por estaquia ou por sementes.
O Limão
O limão é o fruto que nasce do limoeiro, sendo uma fruta pequena, oval e muito conhecida no mundo inteiro devido suas propriedades, principalmente as medicinais. Os limões tradicionais são amarelados e não verdes como estamos acostumados a associar. Apresentam um sabor muito ácido e muito raramente alguém vai consumir o limão como se consome qualquer outro fruto. Esse consumo geralmente é feito através de alimentos e sucos.
Você encontrará no limão uma rica quantidade de vitamina C, inclusive essa propriedade medicinal vem sendo utilizada desde a época das grandes navegações, onde o limão era muito utilizado no combate de gripes e resfriados. Como é um fruto que demora a murchar ou apodrecer quando deixados ao ar livre, tornou-se bagagem obrigatória para essas embarcações.
Na culinária você terá uma ampla utilização do limão, mas o seu maior uso é no tempero de pratos feitos com frutos do mar, aves e suínos. O preparo de sucos e refrigerantes vem se popularizando cada vez mais. Aqui no Brasil o limão é um ingrediente indispensável no preparo da caipirinha.
Estima-se que existe no mundo inteiro, mais de 100 espécies diferentes de limões excluindo-se claro, as limas ácidas que são muito confundidas com essas frutas e, apesar da pouca diferença entre elas, são duas frutas diferentes.
Consumo
Como vimos mais acima, o limão é muito utilizado na medicina, como grande fonte de vitamina C e também na culinária como tempero de pratos assim como sucos, refrigerante e até mesmo drinques. Além dessas, o limão possui utilidade também na fabricação de produtos não comestíveis.
A casca do limão, suas flores e suas folhas, por exemplo, são utilizadas na produção de essências que podem ser utilizadas na aromaterapia e também na indústria de perfumes e produtos de limpeza.
Medicina
As propriedades medicinais do limão são bem amplas, mas nenhuma ainda tem mais popularidade do que os seus poderes vitamínicos, onde o fruto é riquíssimo em vitamina C. AS principais indicações para o tratamento de problemas de saúde usando limão são: febres, carência de vitamina C ou escorbuto, alterações do fígado e das biliares, infecções de forma geral, problemas respiratórios e aterosclerose.
As principais propriedades do limão são:
- – Antibiótica
- – Adstringente
- – Antiescorbútica
- – Antiespasmódica
- – Anti inflamatória
- – Anti-séptica
- – Antitérmica
- – Clareador da pele
- – Depurativa
- – Diaforética
- – Diurético
- – Expectorante
- – Refrescante
- – Sedativa
- – Sudorífera
- – Vermífuga
Todas essas propriedades são retiradas a partir das folhas e dos frutos do limoeiro.
Curiosidade
- – Os primeiros limões chegaram na América no ano de 1493, trazidos por Cristóvão Colombo em sua embarcação.
- – Aqui no Brasil nós na verdade não consumimos o verdadeiro limão e sim as limas ácidas que são frutas bem parecidas. Essas limas ácidas vieram parar aqui trazidas pelos portugueses no século 16 e devido o nosso solo e a nossa temperatura desenvolveram-se perfeitamente.
- – Os dois tipos de limão ou limas acidas que são mais consumidos no Brasil são o Tahiti e o galego. O primeiro nos deu o título de segundo maior produtor do mundo. A maior característica dele é a ausência de semente, o que o tornou muito preferido entre os consumidores.
Adoro esse fruta, vou tentar cultivar !