Ter em casa um jardim florido é muito bom, pois além de manter um ambiente bonito, você vai ter um local com muito mais qualidade de vida. Comprovadamente, as plantas ajudam na purificação do ar e melhoram o ambiente. Ter em casa pelo menos um tipo de planta vai fazer com que você respire melhor e um ar mais limpo. Essa afirmação veio a partir de um estudo e de uma pesquisa feita pela NASA que analisou a propriedade das plantas em melhorar o ar de um ambiente. Além da questão saudável, as plantas também ajudam no psicológico, já que a jardinagem está mais que comprovada ser um ótimo exercício para mente e leva um bem estar para quem o pratica. A prática da jardinagem já é por muitos, associada como um exercício cujo efeito é praticamente o mesmo causado pela Yoga e meditação. Entre as diversas plantas vamos encontrar uma muito bonita e que chama muita atenção quando cultivada. A colorida, Mil Cores é uma planta simples onde nem seus frutos, nem suas flores recebem destaque, já que nesse caso as folhas que dominam a atenção dos admiradores devido o colorido muito agradável. Elas são adoradas por paisagistas por ajudar a compor um ambiente muito mais alegre e cheio e de vida. A planta mil cores é fácil de ser cultivada e pode ser plantada dentro de casa sem problema. O cultivo da Mil Cores também é muito simples e não exige tantos cuidados desde que você ofereça as condições ideais de solo e umidade. Se você tem um jardim e se interessou em começar a cultivar a Mil Cores ou se quer começar o seu jardim justamente com essa planta, não perca mais tempo e comece hoje mesmo. Mais abaixo você vai aprender tudo sobre a Mil Cores e como cultivá-la de forma correta.
Ficha Técnica
Mil Cores é o nome popular de uma planta que cientificamente recebe o nome de Breynia Nivosa, uma das espécies de planta da família das Phyllanthaceae que teve origem nas Ilhas do Pacíficico e na Polinésia. A mil cores tem ciclo de vida perene, ou seja, durante todo o ano você conseguirá ver a sua planta florescendo e bastante viva, podendo chegar até 1,20 metros de altura, tamanho tradicional dessa planta. Como a mil cores ocorre em outras localidades além das de origem e devido a isso, você pode encontrar a planta renomeada. Nesse caso, a mil cores também recebe os nome de arbusto da neve, folha de seda, pão nosso de cada dia e breinia. Então você vai encontrar a mil cores com um desses nomes na rua região. A mil cores recebeu esse nome devido a coloração de suas folhas que são bem diversificadas. Vamos encontrar a mil cores em verde, branco, creme, rosa e vermelho, sendo todas misturadas e uma destas predominando, mas sem regra. O seu formato é sempre oval. Diferente das folhas, as flores da mil cores são um pouco insignificantes e raramente existe florescência. Elas não são usadas para ornamentos ou arranjos como frequentemente são feitos com as outras flores e ficam com uma espécie de segundo plano na planta. A planta apresenta frutos, mas eles não são também tão destacados. De fato essa é uma planta onde as folhas ganham o destaque maior. Os frutos possuem uma coloração vermelha e se apresentam como cápsulas.
Como Cultivar a Mil Cores
Como toda planta, a Mil Cores vai precisar de alguns cuidados especiais quanto ao seu cultivo. O ideal é que você plante-a sob a meia sombra, pois a planta não gosta muito de receber a luz direta do sol, principalmente nas horas mais quentes do dia. Se você vai cultivar em vasos, deixe a sua mil cores cerca de 3 ou 4 horas exposta ao sol, que é o ideal para sua planta crescer bem. Só atente-se nessa exposição porque você deve deixar a sua mil cores sob a luz do sol somente nas últimas horas do dia. Procure manter a sua planta sempre em locais com o clima quente úmido e evitar expô-la ao frio. Então ambientes internos com climatizadores de ar estão fora de cogitação.
Regas
As regas devem ser frequentes, pois essa planta já gosta de solos mais úmidos, porém evite deixar o solo encharcado, pois você pode matar a sua mil cores ou então ajudar na proliferação de fungos e doenças. O ideal é você realizar regas 2 vezes por semana apenas. O solo deve ser arenoso e bastante rico em material orgânico.
Adubando sua Mil Cores
O melhor para adubar a sua planta mil cores é fazer uma mistura de uma parte de areia grossa de construção, para uma parte de terra comum de jardim, para uma parte de terra vegetal e para uma parte de composto orgânico. Isso fará com que a sua planta tenha crescimento moderado. O fertilizante ideal é o do tipo NPK que deve ser aplicado de 3 a 4 vezes por ano, fórmula de 10-10-10. O correto é aplicar 3 colheres de sopa sempre ao redor da planta e nunca junto ao caule para não prejudicar o crescimento. Se a sua planta for cultivada em vasos, o indicado é que você diminua essa quantidade para também retardar o crescimento da sua planta. As podas devem ser feitas todos os anos, uma vez apenas e sempre na primavera, pois é quando a mil cores está em fase mais propícia a crescimento.
A Planta Mil Cores e Monet
O pintor Francês Oscar Claude Monet conseguiu pintar um lindo quadro utilizando a planta Mil cores como inspiração. O pinto impressionista, que gostava de passar sensações e sentimentos em seus quadros, pintou um jardim completo entre outras paisagens com essa planta em destaque.
O quadro “O Jardim”, que foi pintado em 1900 mostra um lindo jardim com Mil Cores e outras plantas que na verdade foi o retrato do jardim da sua própria casa em Giverny. Um dos quadros detalha bem as folhas da Mil Cores em seu jardim e no outro, uma visão geral do espaço também com muitas Mil Cores espalhadas.
Bom dia , gostei muito dessa planta ( Mil Cores ) quero te-la em casa no meu jardim , nao estou conseguindo encontrar na minha cidade para cultivar ( Uberlandia-MG ) , poderiam me ajudar a encontrar , desde ja agradeco .
Boa noite, plantei esse arbustto em minha calçada, uma de cada lado; está a coisa mais linda !!! Não tem uma pessoa que não me peça uma muda…