Aspidistra – A Planta de Interior Mais Popular de Todas

Desde que existiram as primeiras acomodações, que podemos chamar de casa, as planta fazem parte da decoração do ambiente. Algumas maiores já foram modificadas geneticamente para que possamos ter um exemplar dentro e casa e cada vez mais, pessoas procuram cultivar plantas em salas, varandas ou qualquer outro ambiente do lar. Ter uma planta ornamental vai além de colocar um detalhe no ambiente apenas para deixá-lo mais bonito, já que essas plantas que são cultivadas dentro de casa, as chamadas plantas de interiores, são funcionais quando o assunto é purificação do ar. Poucas pessoas sabem, mas manter plantas dentro de casa ajuda a também, manter um ar mais limpo, pois elas “exalam” componentes que deixam o ambiente mais leve e limpo de impurezas habituais. Aqui, vamos conversar sobre uma das plantas de interior mais comum do mundo. Todo que possui o hábito de enfeitar a casa com plantas, tem ou já teve uma Aspidistra entre as suas. Ela pode ser cultivada também em jardim, mas devido a sua variação de cor e resistência à temperaturas altas e baixas, ela é uma das mais adoradas para se manter dentro de casa. Vamos aprender um pouco mais sobre a planta, como cultivá-la e um pequeno passo a passo sobre como preparar um vaso para uma aspidistra.

Ficha Técnica

A Aspidistra é uma planta perene com origem nas regiões da Ásia e da China. Com nome técnico de Aspidistra elatior, essa planta pertence à família das Ruscaceae e tem algumas características bem particulares que vamos conhecer mais abaixo. A Aspidistra é uma planta que prefere climas mais específicos como o Continental, o Equatorial, o Mediterrâneo, o Subtropical, o Temperado e o Tropical. Esses climas são originários das regiões onde essa planta foi descoberta, mas apesar dessa preferência climática, a Aspidistra cultivada à meia sombra, consegue se desenvolver muito bem. É uma planta de pequeno porte, podendo medir no máximo 90 centímetros e no mínimo 40 centímetros, portanto você consegue cultivar a aspidistra tranquilamente em vaso e como uma planta ornamental.  Você pode ter em casa, alguns tipos diferentes de aspidistra e esse tipo de classificação é feita a partir das folhas dessa planta. O tipo Maculata, por exemplo, apresenta folhas com pequenos pontos na cor bege. Um outro tipo de aspidistra, a Variegata, já apresenta uma variação branca em forma de “riscos” na folha. No geral, as aspidistras apresentam as suas folhas na cor verde escura e com alguns detalhes que vai variar de acordo com cada espécie.

Como Cultivar

Esse tipo de planta gosta muito de solos mais férteis, portanto, atente-se sempre a esse fator para que sua aspidistra cresça de forma saudável. Evite deixar o solo duro, sem adubo ou pobre de nutrientes. A planta absorve bastante os componentes nutritivos que são adicionados à terra, portanto mantenha-se sempre atento a areia onde a sua aspidistra está plantar para que sempre que ficar dura e seca, você possa adicionar mais adubo.  Por não gostar de solos secos, você já sabe que terá que manter regas constantes para a sua aspidistras. Faça regas sempre que sentir sua planta e o solo sem umidade, mas evite deixar tanto a planta quanto a areia encharcados porque isso além de poder matar a sua aspidistra pode facilitar o nascimento de fungos, parasitas e outras doenças comuns em plantas. Evite também deixar a sua planta exposta diretamente ao sol. Devido as condições climáticas de origem dessa espécie, ela não se adapta muito bem em locais quentes e sem ventilação. Mantenha sempre à meia sombra ou sob luz mais difusa. Caso queira cultivar em locais externos, mova sempre que puder a sua aspidistra quando o clima estiver muito elevado. Isso vai causar folhas e flores secas além de deixá-las desbotadas. A melhor época para o cultivo da aspidistra é durante a primavera. É nessa época que as flores e folhas dessa planta germinam com mais facilidade e rapidez. Já as flores, aparecem mais durante o verão e deixarão sua aspidistra bem mais bonita.

Passo a Passo: Como Transportar sua Aspidistra do Jardim Para Dentro de Casa

Muitas pessoas ganham a planta já cultivada e não sabem como preparar para começar a cuidar da Aspidistra dentro de casa. Se isso aconteceu com você e agora você está na dúvida como transporta uma aspidistra do jardim para um vaso, basta seguir os passos abaixo e ter a certeza que terá uma planta bem instalada e sem risco de murchar ou morrer.

  • Passo 1: Comece lavando bem os rizomas, as raízes e as folhas da sua planta. Coloque-a em água corrente, pode ser embaixo da torneira da pia da sua cozinha, desde que você certifique-se de que a água da sua torneira não tenha muito cloro. A ação de lavar a planta por inteiro é indicada para tirar qualquer vestígio de fungos ou qualquer doença comum em ambientes externos e que possam contaminar o ar da sua casa.
  • Passo 2: Depois de lavar bem a sua planta. Retire todas as partes velhas e secas que a contém. o indicado é usar uma tesoura de jardinagem ou até mesmo uma tesoura comum, contanto que esteja limpa. Evite puxar essas partes, pois você não abrirá espaço para novas folhagens.
  • Passo 3: Agora que você lavou todas as folhas da sua planta, vamos começar a preparar o vaso. Você pode comprar a areia em qualquer loja de jardinagem. Peça a areia do tipo universal que é a mais adaptável para a aspidistra.
Passo a Passo: Como Transportar sua Aspidistra do Jardim Para Dentro de Casa

Passo a Passo: Como Transportar sua Aspidistra do Jardim Para Dentro de Casa

  • Passo 4: No fundo do vaso, coloque algumas poucas pedras, daquelas brancas e decorativas para fixar a areia. Acrescente uma camada de terra úmida o suficiente para cobrir as pedras do fundo do vaso.
  • Passo 5: Agora você vai replantar a sua aspidistra. Como ela não irá sustentar-se sozinha, o ideal é que você coloque estacas. Isso pode ser feito com um pequeno pedaço de cana. Coloque um anel ou amarre levemente para deixar a sua planta bem firme. Certifique-se também que está no meio do vaso.
  • Passo 6: Complete com areia até cobrir toda a raiz e deixar a sua planta bem firme. A partir daí, você pode seguir a forma de cultivo habitual.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria de abrir um negocio
    com plantas
    alugando para escritorios

    mas nao sei por onde começar
    pode me ajudar
    obrigado

    martinho 12 de junho de 2013 23:01 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *