Na natureza existem plantas para todos os tipos de gostos, climas, solos e qualquer coisa que as classifique em tipos diferentes. Existem aquelas que são cultivadas para uso ou culinário ou medicinal e ainda aquelas que fazemos questão de ter em casa por serem muito bonitas. Escolher uma planta para ornamentar o seu jardim pode parecer uma tarefa fácil, mas não é tanto assim já que aquele que se preocupa com jardinagem de fato, vai querer colocar no seu espaço, um conjunto de plantas que tenham uma boa harmonia e que mutuamente acabam por se ajudar na hora de crescer bem. Em todas as situações acima o agapanto se encaixa. É uma planta típica de regiões serranas, mas que com um pouco de cuidado, você pode cultivar em áreas de altitude menores. Ela também consegue se desenvolver perfeitamente entre diversas outras plantas e além de tudo, sua polinização ajuda o ambiente a ficar mais limpo e por consequência, faz com que as plantas que também estejam sendo cuidadas ao seu redor, consigam mais nutrientes e cresçam mais saudáveis. Se você tem um jardim ou está começando a pensar em ter um, é importante saber sobre todas as plantas que você vai cultivar. Mais abaixo você vai encontrar as principais informações sobre o agapanto, suas características, como cultivar e como evitar que pragas e doenças ataquem o seu canteiro.
Ficha Técnica
O agapanto é uma das espécies de plantas da família das Agapanthaceae e cientificamente recebe o nome de Agapanthus africanus. Sua origem é da África, onde sua maior incidência está na África do Sul e dependendo do local onde for cultivada, pode receber outras denominações como, por exemplo, Agapantus. Com ciclo de vida perene, o que significa que você terá uma planta que germina em períodos mais longos, podendo chegar até 2 anos e isso faz com que a sua planta esteja sempre com folhas, flores e frutos aparecendo. Quando cuidada da forma ideal, ela vai poder chegar até 60 centímetros de altura. As folhas são grandes, bem carnosas e ornamentais. As flores, o principal atrativo dessa planta, são sempre na cor azul, altas com pétalas compridas e dependendo da variedade do agapanto a coloração pode alternar entre um azul mais escuro e um azul mais claro com alguns traços na cor branca, a variedade do agapanto também vai fazer com que as inflorescências sejam maiores ou menores.
Como Cultivar
O agapanto pode ser cultivado em sol pleno, com solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e as regas sempre regulares. O agapanto, por ser uma planta típica de regiões serranas, ele vai se adaptar bem em locais onde o clima é mais frio, que ocorra geadas e estiagens desde que não sejam em períodos muito longos. As fertilizações quando são feitas no final do inverno vão deixar a planta mais estimulada a gerar mais flores, o que favorece muito o seu cultivo. A multiplicação do agapanto é feita pela divisão das mudas. Se você comprou ou ganhou uma muda de agapanto e não sabe como plantar corretamente, não se preocupe porque esse é um processo muito simples de se fazer. Mais abaixo você vai encontrar um passo a passo que explica todo esse processo com detalhes.
Plantando o Agapanto
Como citamos mais acima, o Agapanto vai exigir de você, um solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e que esteja em um local ensolarado. A umidade é importante, mas essa planta não gosta de solos muito molhados, então evite deixá-lo encharcado ou com poças. Se você decidir fazer o cultivo do seu agapanto em canteiros, você precisa preparar bem esse espaço e é justamente o passo a passo para esse cultivo que vamos ensinar mais abaixo.
- Passo 1: Faça uma cova com uma profundidade pequena, que caiba exatamente a muda de agapanto que você vai plantar. Como cada muda vai variar um pouco de tamanho, o ideal é que você cave os buracos separadamente e de acordo com cada muda.
- Passo 2: Prepare o solo do seu canteiro misturando o adubo de animal de curral do tipo bem curtido na proporção de 3 quilos de adubo para cada metro quadrado de plantação e acrescente também 100 mg de farinha de ossos para cada metro quadrado de plantação. É importante que essa mistura seja bem feita. Os dois materiais você encontra em qualquer loja de jardinagem.
- Passo 3: Coloque as mudas na cova e cubra com a terra já preparada deixando de 1 a 2 centímetros de terra por cima da sua plantação.
- Passo 4: Regue bem cada canteiro deixando uma certa umidade nos primeiros dias, para que a muda germine na terra com mais propriedade.
Agora é só manter o solo sempre fertilizado e regado para que o seu agapanto cresça bem. Se o seu cultivo de agapanto for feito em vasos ou jardineiras, o processo de preparação da areia é quase o mesmo do passo a passo acima, a diferença se dá apenas porque você tem que fazer uma vedação dos poros dos vasos com impermeabilizante asfáltico antes de começar a plantar a muda. Esse tipo de impermeabilizante é encontrado em qualquer loja de material de construção civil e custa baratinho. Você deve passar o impermeabilizante no seu vaso ou jardineira com pelo menos 1 (UMA) semana ante de plantar o agapanto. Feito então a vedação do vaso, vamos ao passo a passo para plantar o agapanto.
- Passo 1: Proteja o fundo do seu vaso com geomanta ou brita de granulometria média e acrescente um pouco de areia úmida.
- Passo 2: Em um balde, misture composto orgânico com adubo NPK de formulação 4-14-8. A concentração deve ser de 100 gramas dessa mistura para cada 20 kg de terra.
- Passo 3: Acrescente 250 gramas de torta de mamona
- Passo 4: Acrescente um pouco da terra já preparada ao solo, coloque a sua muda e cubra com o restante da mistura.
Mantenha o seu agapanto bem regado para que a umidade ajude a muda a germinar na terra e assim a sua planta cresça bem. Deixe o vaso recebendo sol por pelo menos 4 horas por dia. O agapanto pode ser utilizado tranquilamente dentro de casa desde que você mantenha a sua planta em uma área que receba a luz do sol.