Manteiga de Amendoim – Bunchosia Argentea

Informações Gerais sobre a Manteiga de Amendoim – Bunchosia Argentea

A Manteiga de Amendoim é uma espécie vegetal que possui o nome cientifico de Bunchosia Argentea. O nome Manteiga de Amendoim é um dos nomes populares, pelos quais a planta é conhecida. Entre outros nomes populares estão: Fruta Manteiga de Amendoim e Tártago. A Manteiga de Amendoim é uma espécie vegetal que pertence a família das Malpiguiaceae ou Malpighiáceas, que se caracterizam por ser um família botânica que possui 68 gêneros diferentes, e cerca de 1.250 espécies. As espécies pertencentes a família das Malpighiáceas estão fartamente distribuídas por todo o continente Americano, onde a Manteiga de Amendoim é nativa da Venezuela e da Colômbia, no entanto a espécie vegetal é amplamente encontrada nas regiões da América Central e América do Sul. As espécies vegetais que compõem a família das Malpighiáceas são geralmente lianas (trepadeiras lenhosas), arbustos, subarbustos e de maneira mais rara através de arvores. No Brasil, as espécies vegetais que pertencem a essa família são bastante encontradas na região centro-oeste. A espécie vegetal mais conhecida em nosso país, que pertence a família das Malpighiáceas, é a acerola (Malpiguia Emarginata), que é uma fruta com alta quantidade de vitamina C (é a fruta que apresenta maior quantidade desta Vitamina). Existem muitas espécies de Malpighiáceas que tem aproveitamento ornamental, devido a sua beleza característica. O nome dessa família de espécies vegetais, Malpighiáceas, é uma homenagem ao botânico italiano Marcello Malpigui. É necessário cuidado para não confundir a Bunchosia Argentea com outra planta que possui o nome cientifico de Bunchosia Armeniaca, que é uma planta nativa da América do Sul, sendo bastante similar a planta de Bunchosia Argentea. A nomenclatura cientifica Bunchosia Argentea é oriunda da espécie (Bunchosia) que pertence a família das Malpighiáceas e Argentea é uma referencia a epiderme prateada da planta.

As Características da Manteiga de Amendoim – Bunchosia Argentea

A Manteiga de Amendoim é uma espécie vegetal arbustiva, isto é, que se ramifica próximo ao solo e possuem um porte menor quando comparada as arvores. Os arbustos, como a Manteiga de Amendoim, são plantas que não precisam de grandes espaços para se desenvolverem de forma plena. Os arbustos podem ser utilizados como plantas ornamentais em jardins, sendo alvo de topiária (arte de podar plantas). A Manteiga de Amendoim, por ser um arbusto, é uma planta de porte pequeno, que atinge uma altura média de 3,60 metros. A Manteiga de Amendoim é uma planta que pertence a divisão das angiospermas, plantas que possuem flores e ela é uma espécie vegetal que possui um ciclo de vida perene, isto é, apresenta um ciclo de vida longo, que no reino vegetal é maior que dois anos de vida. A Manteiga de Amendoim é conhecida por gerar frutas que são conhecidas pelo mesmo nome, que possuem um sabor exótico, o que a torna bastante atrativa para as pessoas. As folhas da Manteiga de Amendoim são inteiras, possuem um formato ovalado (forma oval), são grandes, apresentam as suas margens onduladas e possuem a face inferior com uma coloração prateada mais clara que a face superior. As flores possuem coloração amarela, e geralmente surgem no período que abrange do inicio da primavera até o outono. Os frutos da Manteiga de Amendoim possuem coloração alaranjada, são de tamanho pequeno e possuem uma casca fina e macia. Os frutos da Manteiga de Amendoim são aproximadamente do tamanho dos figos e possuem uma polpa que tem uma textura grudenta e densa, como se fosse a manteiga de um amendoim. O sabor dos frutos da Manteiga de Amendoim é exótico e bastante discutido, sendo relatado como similar ou parecido a batata doce ou figos secos. Os frutos dessa espécie vegetal precisam ser colhidos antes de amadurecer completamente, enquanto ainda estão firmes na planta. Os frutos da Manteiga de Amendoim podem ser consumidos in natura, podem ser consumidos como sucos, vitaminas, drinks e como compotas. Quando os frutos são guardados no refrigerador eles se conservam por maior tempo. Dos frutos pode ser feita a polpa, e esta pode ser congelada para ficar por um maior tempo conservado.

As Características da Manteiga de Amendoim – Bunchosia Argentea

As Características da Manteiga de Amendoim – Bunchosia Argentea

O Cultivo da Manteiga de Amendoim – Bunchosia Argentea

A Manteiga de Amendoim é uma planta fácil de ser cultivada bastando que sejam seguidas as regras básicas para o bom desenvolvimento da espécie. A Manteiga de Amendoim é uma arvoreta típica para ser cultivada em clima tropical, contudo ela é uma espécie vegetal que consegue se adaptar ao cultivo em regiões que possuem clima equatorial e subtropical. Por ser uma planta típica de clima tropical, a Manteiga de Amendoim é uma planta que gosta do calor, por isso deve ser cultivado a pleno sol. Apesar de ser uma planta típica de climas quentes, a Manteiga de Amendoim tolera o cultivo em locais de sombra parcial. Inclusive, a espécie vegetal consegue resistir ao frio do inverno, contudo para a planta se desenvolver plenamente, é necessário a presença do sol e do calor, de preferência tropical. O solo ideal para o cultivo da Manteiga de Amendoim é o leve e fértil. Para que o solo atinja o grau de fertilidade desejado pela Manteiga de Amendoim, ele pode sofrer enriquecimento com a aplicação de material orgânico. A disponibilização de nutrientes no solo, para que a Manteiga de Amendoim se desenvolva com plenitude é de fundamental importância, por isso é importante que sejam realizadas as adubações periódicas. A realização da adubação anualmente, estimula a Manteiga de Amendoim a apresentar uma frutificação mais forte e intensa. As regas devem ser realizadas de forma regular, pois a Manteiga de Amendoim é uma planta que gosta bastante de água, e a presença da água através da irrigação deve ser abundante e constante, principalmente na época do desenvolvimento da planta.

A Multiplicação da Manteiga de Amendoim – Bunchosia Argentea

A Manteiga de Amendoim é uma espécie vegetal que se multiplica ou propaga por dispersão das sementes. A multiplicação por dispersão das sementes é a forma mais conhecida e tradicional da propagação das espécies vegetais, pois ela consiste em espalhar as sementes que foram geradas pela própria planta como resultado do seu processo de relação sexual. As sementes podem ser cultivadas ou semeadas ao ar livre, em qualquer local que apresente estrutura apta para o desenvolvimento da Manteiga de Amendoim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • encontrei uma arvoreta de manteiga de amendoin no ano passado com frutos e plantei a semente, e agora a muda ja esta com cerca de 3 cms. grata pelas informaçoes. abraço a todos

    marina correa 16 de setembro de 2013 10:40 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *