A Campainha-da-China e Suas Propriedades

Na China, diversas histórias são contadas com base na natureza, especialmente nas espécies de flores encontradas na ásia inteira. A “sakura” ou a flor de cerejeira, por exemplo, é bastante famosa nas histórias infantis e o seu significado é conhecido em todo o continente. Porém, existem uma espécie que já pelo nome já não se pode negar as origens e muito menos a sua beleza. É a Campainha-da-china. Uma de suas características é servir de remédio ou chá dentro da medicina tradicional chinesa. Conheça aqui esta planta tão amada pelos asiáticos!

http://www.youtube.com/watch?v=F0hY-9r989k

Informações Gerais

Seu nome científico é  Platycodon grandiflorus , mas é popularmente conhecida por diversos títulos como a nobre Campainha-da-china, Campainha-chinesa, Flor-balão ou muito raramente como Platicodon. É da família Campanulaceae, incluída na categoria de flores de ciclo de vida perene. Por ser uma planta títpica do lestes asiático, pode se adaptar a diversos climas diferentes, incluindo o  ContinentalMediterrâneoSubtropical eTropical.

Origem

Sua origem remonta de muito tempo atrás quando os primeiros vestígios da espécie foram encontrados em muitos países asiáticos como : ChinaCoréia do NorteCoréia do Sul e Japão. Porém, mesmo assim, foram os chineses que descobriram as suas principais propriedades, cultivando a espécie em seus jardins até hoje.

Origem

Origem

Porte

É considerada uma planta de pequeno porte e que dentro de alguns arranjos, pode se tornar bastante volumosa, formando pequenos arbustinhos. Pode atingir no máximo um metro de altura e no mínimo 0,6 metros. Para faze-la crescer de forma adequada, basta cultiva-la sob sol pleno, dentro das condições estabelecidas para o seu cultivo.

Descrição

É considerada uma herbácea muito rústica, onde as características ornamentais prevalecem diante de tanta beleza. Por ser típica de clima temperado, a planta deverá ter cuidados especiais. Com isso, o que mais chamará atenção na espécie serão as suas flores em formato de estrela. Seu caule pode ser identificado como delgado, fino e de porte muito pequeno, possuindo no máximo 80 cm de altura.

Folhas

As folhas da campainha da china são bem simples e quase sempre possuem formato oval. São lanceoladas, opostas, verticiladas e com as suas margens denteadas.

Flores

As flores em formato de estrelas e com cor bastante marcante começam a brotar no verão e também no outono. Antes mesmo de se desenvolverem, as flores da espécie já chamam bastante a atenção dos paisagistas, já que os pequenos botões formam volumosos e grandes balões. Por isso, um de seus nomes populares de relaciona com tal características. As florações costumam ser  campanuladas, pentâmeras, com nervuras bem aparentes ou evidentes em toda a sua dimensão. De acordo com cada uma das suas variantes, a coloração das pétalas pode variar em diversos tons. Alguns deles são:  azul, violeta, rosa e branco. Ainda que haja esta mescla de cores em particular, o tom predominante é o violeta.

Folhas e Flores

Folhas e Flores

Frutos

A Campainha-da-china também possui frutos que podem acabar atraindo algumas espécies de pássaros. Os frutos não contribuem para a s suas características ornamentais, sendo o foco apenas nas folhagens e na flor como um todo. Eles possuem o formato de cápsula e devem ser deixados para secar na própria planta, para que as suas sementes possam ser coletadas depois de um tempo, reiniciando até mesmo um novo ciclo de plantio da espécie.

Paisagismo

A espécie conhecida como Campainha-da-china é bastante luxuosa, de caráter rústico, muito usada na formação de bordaduras e grandes maciços. Sua baixa manutenção contribui para que muitos jardineiros encontrem na espécie uma solução para o cultivo de um jardim inteiro. Além disso, as cores delicadas e leves da floração da planta trazem um toque de sofisticação para qualquer local de cultivo, uma vez que trazem uma sensação de paz. Ela também pode ser uma ótima opção para se colocar em vasinhos ou criando belas jardineiras em canteiros. As flores são muito resistentes e um tanto quanto duráveis após as podas, podendo servir como flor-de-corte em alguns arranjos florais.

No Oriente

Nos países asiáticos, a planta é largamente usada como alimento e para a produção de chá natural. Ela pode ser acrescentada em sopas e saladas, além de possuir propriedades medicinais bem marcantes. Uma delas é a sua característica anti-inflamatória, sendo usada   no tratamento de afecções respiratórias. Com isso, ela pode ser usada na produção de xaropes, para a decoção ou para fazer gargarejo. Ela pode ser misturada com diversos ingredientes naturais como o mel e o açúcar, facilitando a produção de remédios de sabor agradável.

No Oriente

No Oriente

Formas de Cultivo

A planta adora quando os raios solares incidem sobre as suas flores e folhas. Dessa forma, ela deverá ser plantada em local aberto, sob sol pleno. Deixe o solo bem preparado e com muita matéria orgânica de qualidade, transformando-o em um substrato bem fértil. Assim, não esqueça de drenar bem as terras onde a espécie se desenvolverá, evitando o encharcamento ao máximo. Por causa da sua alta capacidade de tolerar temperaturas muito baixas, inclusive abaixo de zero, ela pode ser cultivada em locais onde a geada e a neve são constantes, por exemplo. Mesmo sendo perene, o plantio pode ser feito anualmente, de forma  renovar sempre as folhagem e as belas flores da espécie, não esquecendo das podas regulares e da irrigação. O crescimento da floração pode ser estimulado através de uma fertilização semanal, utilizando adubações complementares também. Após o aparecimento das primeiras flores na planta, é preciso aparar o seus ramos que acabam encorajando o rápido crescimento de novos brotos em apenas duas ou três semanas depois.

Multiplicação da Espécie

A Campainha-da-china pode se propagar de diversas maneiras. Após a última geada, por exemplo, pode se multiplicar por sementes através da germinação junto a planta mãe. Em ambientes mais protegidos, este método de propagação também funciona de forma eficaz. Através da divisão da espécie, um outro tipo de multiplicação pode ser feito, tomando muito cuidado para não comprometer e ferir as suas raízes tão frágeis e delicadas.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *