Quando se tem um jardim em casa você não apenas vai se preocupar em colocar todas as plantas em vasos ou á terra e mantê-las sempre podadas e regadas. Existem pequenos detalhes que fazem do seu jardim um lugar bem mais especial e bem mais bonito também. Mesmo sendo aquele jardim simples que você tem no cantinho de casa, preparar uma boa decoração para o ambiente vai fazer dele um jardim diferente, com certeza.
Agora, se você quer um espaço bem elaborado, vai encontrar diversos “temas” que podem ser aplicados ao seu jardim e que com certeza darão aquele toque especial. Alguns desses detalhes são construídos por profissionais e outros você pode fazer sozinho mesmo. Aqui você vai aprender mais sobre um tipo específico de jardim, os jardins desérticos. Se o que você procura é beleza aliada à simplicidade, você encontrou o tema certo para o seu espaço.
O Que É Um Jardim Desértico?
Quando você escuta falar em deserto,com certeza vai lembrar de algo quente, com muita areia e sem umidade, não é mesmo? A temática realmente segue por esse lado, mas isso não significa que você terá que morar em um ambiente desse tipo para ter seu jardim na mesma linha. Os jardins desérticos é a forma que chamamos o espaço elaborado com plantas e características mais secas e rústicas.
Características de Um Jardim Desértico
Manter um jardim desértico vai precisar que você atente-se para algumas característica ou você acabará colocando plantas e artigos de decoração que foge dessa temática. O primeiro detalhe que você deve se atentar é em focar nas plantas xerófitas, que são plantas típicas de climas desérticos.
Uma pausa para explicarmos sobre as plantas xerófitas, certo?
O termo xerófita vem de “xero” que quer dizer seco e “fita” que é a terminação biológica para plantas. Então podemos concluir que as plantas xerófitas são aquelas que sobrevivem sem regas regulares, plantas que se adaptam bem em ambientes secos por conseguirem viver em escassez desse líquido.
Agora que você entendeu bem o que é esse tipo de planta, vamos voltar aos jardins desérticos.
Talvez a maior característica de um jardim desértico são os solos muito arenosos, a capacidade de uma planta em suportar temperaturas muito altas. Então o ideal é você viver em um ambiente onde existe muito sol e pouca chuva para conseguir manter o seu jardim desértico com perfeição.
Cuidados
Os jardins desérticos são compostos por muitas plantas que tem espinhos então se atente caso tenha animais e crianças em casa para evitar qualquer tipo de acidente. Ao mesmo tempo, ter plantas com espinhos em seu jardim vai ser bom caso você tenha aquele animal de estimação que gosta de destruir seus jardins.
Você não sentirá problemas em cuidar do seu jardim porque as características dele já pedem isso. São sempre plantas rústicas, decorações mais simples e a única atividade certa que você terá é tirar as folhas secas que caem das plantas. Isso pode ser feito de 03 em 03 semanas sem nenhum problema. Evite também encharcar as plantas na hora de regá-las. O tipo de planta que você vai manter no seu jardim não gosta de muita água. Quanto à adubação, ela pode ser trocada com um espaçamento de 06 meses.
Acessórios Para Decoração
Esse é um tipo de jardim que não vai exigir muitos gastos quanto à decoração e acessórios para o ambiente. Basicamente você vai usar aquelas pedrinhas brancas que usamos para decorar os nossos vasos no jardim e também vasos. Nesse último caso, você pode caprichar nos vasos mais decorados e bonitos, caso queira.
Se quiser proteger a sua planta ou compor uma decoração mais elaborada, você pode comprar rochas e/ou blocos de telha e construir um muro em torno do seu jardim desértico. Você vai encontrar essas pedras e essas telhas em diversos tamanhos e também em cores. Atente-se apenas para o gasto, pois em determinados modelos esses acessórios podem ser caros, mas com uma boa pesquisa e pechincha você encontrará bons preços.
Dicas
- *Quando for montar o seu jardim, observe bem a direção tomada pelo vento e considere isso como um fator importante para o desenvolvimento das suas plantas. Você deve considerar sempre um local onde não tenha ventos muito fortes e caso, mesmo fazendo essa análise você ainda percebe que o ambiente é bem arejado, você pode utilizar cercas, forrações entre outros artifícios para bloquear a ação do vento. Lembre-se que o ambiente deve aparentar seco e o excesso de vento pode atrapalhar o desenvolvimento das suas plantas.
- *Você pode usar de artifícios que evitam que ervas daninhas cresçam na região do seu jardim desértico. Isso pode acontecer principalmente se você tiver um jardim misto ou de outra temática próximo. O ideal é que você marque uma fronteira até onde o seu jardim deve ir incluindo plantas e decoração e depois disso, cubra todas as bordas dessa fronteira com uma faixa de plástico ou uma lona velha. Com o plástico acoplado à terra, as ervas daninhas não ultrapassarão a barreira e não crescerão na região do seu jardim desértico.
- * Se quiser proteger a sua planta ou compor uma decoração mais elaborada, você pode comprar rochas e/ou blocos de telha e construir um muro em torno do seu jardim desértico. Você vai encontrar essas pedras e essas telhas em diversos tamanhos e também em cores. Atente-se apenas para o gasto, pois em determinados modelos esses acessórios podem ser caros, mas com uma boa pesquisa e pechincha você encontrará bons preços.
Solo e Adubação
O melhor solo para se manter um jardim desértico é aquele com natureza alcalina, ao mesmo tempo ele acaba atrapalhando o crescimento de algumas plantas, pois o fato de ser alcalino faz com que a água não penetre muito bem ou então não segura muito no solo, secando rapidamente. Nesse caso você pode adicionar alguns aditivos que são facilmente encontrados em lojas de jardinagem e estes ajudarão o solo a reter a quantidade de água suficiente para manter a planta hidratada.
Você não vai gastar muito com a manutenção do seu jardim, como citamos mais acima, mas é indicado que no período de fertilização que deve ser feito todos os anos e preferencialmente na primavera, você acrescente fertilizante de composição 10-10-10.