Paquinha Em Hortaliças: Como Controlar?

A paquinha, um inseto da mesma ordem dos grilos e gafanhotos também conhecido como grilo toupeira. Alguns dizem que é um inseto inofensivo, que não causam nenhum tipo de prejuízo a não ser aos gramados, porque elas escavam túneis para se esconder e com isso fazem com que o gramado nesses locais fique fragilizado. Já que suas raízes ficam expostas. Acabando por secar e morrer.

Onde há paquinhas, a infestação acontece rapidamente porque uma fêmea é capaz de produzir cerca de 200 ovos. Como as paquinhas procuram os lugares úmidos para viver, uma das formas de prevenir a infestação é acabando com o seu habitat. Ou seja, drenando o terreno para que as fêmeas procurem outro local para desovar E, encharcar o terreno com produtos que as elimine.

Paquinha Em Hortaliças: Como Controlar?

Paquinha Em Hortaliças: Como Controlar?

Enquanto outras pessoas acreditam que elas causam muitos danos a gramados, hortaliças, e alguns frutos e legumes. É fácil perceber se uma área está ou não sendo atacada por paquinhas. Geralmente as áreas infestadas por esse inseto apresentam orifícios no solo e a morte da vegetação.

Entre suas principais características estão: na fase adulta o inseto tem asas marrom-escuras, mede cerca de 3 cm de comprimento. Ele usa as pernas anteriores para escavar, o que faz muito bem, pois conseguem escavar o solo fazendo uma galeria subterrânea que mede de 5 cm a 20 cm de profundidade. As pernas posteriores ele usa para saltar. As paquinhas se alimentam de várias plantas. Usando o seu aparelho bucal mastigador, as paquinhas se alimentam geralmente de raízes. Mas às vezes cortam parte da planta que está fora da terra e levam para os túneis subterrâneos que escavam. A época de maior infestação das paquinhas é entre o mês de setembro até o mês de abril.

Algumas Plantas Que São Atacadas Pelas Paquinhas

Além de gramados, as paquinhas também atacam plantações de: abóbora, agrião, alface, berinjela, jiló, cebolinha, chicória, couve, coentro, feijão de metro, jambú, maxixe, melancia, melão, pepino, pimentão, pimenta, quiabo, rúcula.

Para saber se existe paquinha em um determinado local (plantação), irrigue o local com uma mistura feita com água e sabão em pó. Se tiver elas saíram à superfície.

Algumas Plantas Que São Atacadas Pelas Paquinhas

Algumas Plantas Que São Atacadas Pelas Paquinhas

Controle De Pragas e Doenças

Toda e qualquer forma de controle de pragas e doenças que envolve um ou mais métodos em sua execução, poderá ser considerado um manejo desde que não interfira no equilíbrio do ecossistema. O uso de agrotóxico só deverá ser usado como última alternativa. A prioridade absoluta será sempre por produtos naturais que, não prejudiquem o meio ambiente.

Forma De Controlar As Paquinhas

Uma das formas de controlar as paquinhas é encharcar o solo afetado, com uma mistura feita de detergente de lavar louças e água. Essa solução funciona para eliminar as paquinhas. Porém, não use essa mistura enquanto o sol estiver forte porque, ela queimaria as plantas. Essa mistura faz com que as paquinhas abandonem o solo. Se sair muita quantidade será necessário então, usar um produto químico.

Outra Forma De Controle Contra As Paquinhas é Usar Iscas Feitas Com Inseticidas Naturais.

Existe ainda uma outra forma de controle feita com extrato de pimenta. Em um frasco com álcool, acrescenta-se uma boa quantidade de pimenta malagueta. Depois de colocar as pimentas, coloque mais álcool até cobrir totalmente as pimentas. Feche o frasco. Para ficar bem curtido, deixe descansar por 3 dias. Depois desse prazo esse extrato já poderá ser usado. Geralmente, para pulverizar as plantas, dilui-se em cada litro de água  uma colher de sopa desse extrato. Para pulverizar hortas pode-se usar quantidades maiores e mais fortes do produto. A irrigação sempre deverá ser repetida após as chuvas.

Lembrete importante: É necessário o uso de luvas durante o processo de mistura da pimenta com o álcool. E, de uma roupa adequada que proteja a pessoa que vai aplicar o extrato.

Alguns produtores de hortaliças usam farelo de trigo com fumo e extrato de nim, para controlar a infestação das paquinhas.

Outras Formas De Controlar a Infestação De Paquinhas

Outras formas que o agricultor deve usar para evitar as infestações de insetos, principalmente de paquinhas nas hortaliças são: manter as hortas sempre capinadas, eliminar todas as plantas que estiverem com algum tipo de vírus, manter em dia as aplicações de defensivos agrícolas.

Construir armadilhas com um preparado feito com água e detergente neutro. Colocar esse preparado em: copos plásticos, garrafas pet, latas de óleo. Depois, enterrar em vários pontos espalhados pela horta. Fazer a verificação toda semana para ver se há insetos mortos. No caso de encontrar paquinhas mortas dentro do recipiente, elas devem ser retiradas e a água com detergente trocada por outra.

Fazer uma mistura com os seguintes produtos: 1kg de farelo de trigo mais 50ml de melaço mais 10 gramas de um defensivo agrícola. Misture bem os produtos com água até conseguir formar uma massa tipo massa de bolo. Fazer iscas com essa massa e colocar à noite ao redor das plantas. À noite, as paquinhas saem do solo para se alimentar.

Diversos:

As iscas feitas  para ser usada no controle de paquinhas à base de farelo de trigo, também podem ser feitas do seguinte modo: 1kg de farelo de trigo mais 100 gramas de inseticida fosforado ou carbamato mais 100 gramas de açúcar mascavo ou melaço.

Modo de preparar: Misturar bem todos os ingredientes e depois fazer as iscas em forma de bolinhas com aproximadamente 2 a 3 cm. As iscas devem ser colocadas próximas às plantas no fim da tarde já próximo de anoitecer.

As iscas feitas com emulsão de óleo de Nim tem como principal ingrediente um extrato feito com  semente de uma planta conhecida pelo nome de Azadirachta.

Modo de usar: Irrigar o local com solução de 300 a 500 ml do produto, para cada 100 litros de água. As irrigações devem ser feitas quinzenalmente.

Solução feita à base de sabão de coco neutro: Para fazer essa solução, deve-se misturar 5 litros de água fervente mais 50 gramas de sabão de coco em pó.

Para o uso adequado dessa solução, deve-se irrigar o solo frequentemente durante a primavera e o verão. A maior parte das pragas ataca geralmente na primavera.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *