Flores são um elemento básico na decoração de qualquer casa, basta uma única flor para dar vida a qualquer ambiente. No natal isso não deixa de ser diferente e por ser um período festivo essa característica é reforçada inclusive. As guirlandas são um clássico da decoração natalina, sendo as feitas com flores de verdade as mais belas. Confira logo abaixo alguns passo a passo de guirlandas, das mais simples às mais elaboradas.
Guirlanda Natalina Com Magnólias De Seda
Essa é uma clássica guirlanda a qual pode ter cada item modificado em função de adaptar que você têm em casa ou que tenha fácil acesso para montar esse artesanato. A dica é sempre escolher flores vermelhas e brancas para decorar as guirlandas e, ainda, flores que sejam resistentes ao clima da região em que você mora. Quando for escolher flores de plástico ou tecido, procure aquelas que mais se parecerem com flores de verdade para valorizar ainda mais o seu trabalho. Confira o material necessário para uma guirlanda clássica de Natal.
Você Vai Precisar De:
- Cinco flores de magnólias de seda
- Quatro botões de magnólia de seda
- Uma alicate
- Um pedaço de arame para flores
- Uma guirlanda de pinha artificial
- Uma pistola de cola quente ou cola para madeira
- Uma tesoura afiada
- Vinte e sete enfeites natalinos de bola de vidro dourados
- Uma fita métrica
- Dois ramos de azevinho de tecido na cor dourada
- Um pedaço de fita de arame de dois metros
- Dez pinhas naturais
Como Montar Essa Guirlanda?
Apare os caules das flores de magnólia, deixando cinco centímetros de comprimento, também os botões e as folhas que estiverem nesse caule. Monte um berço ao redor da flor com as folhas que foram removidas do comprimento do caule e, usando o arame floral, fixe esse berço no pedaço de caule que sobrou. Repita o procedimento de cortar o caule e fazer o berço de folhas removidas com os botões.
Coloque as flores e os botões na guirlanda de pinha artificial, procure deixar espaços iguais entre cada flor e botão, para inserir os enfeites natalinos em seguida. Cada pinha natural deve ser presa à cada uma das flores e botões que já estiverem na guirlanda, a dica é prendê-las pelo pedacinho de caule que ficou sobrando. Utilize a pistola de cola quente para ter maior fixação das pinhas na guirlanda.
Coloque também um pouco de cola na parte de trás das flores e botões de magnólias para fixá-las melhor, tenha atenção para não pôr muita cola e acabar deixando o que deve ficar escondido.
Prenda três bolas natalinas ou outro enfeita de natal que você queira juntos. Monte, ao todo, nove conjuntinhos desses. Espalhe esses enfeites presos entre si na guirlanda e, sempre, perto das flores. Prenda ao redor das pinhas e coloque um pouco de cola quente para ajudar a fixar melhor.
Corte o azevinho em pedaços com mais ou menos dez centímetros cada. Cole esses pedaços recortados ao redor da guirlanda. A flor que sobrar deve ser utilizada para esconder a amarração final dos pedaços de arame, usado para fixar as flores, pinhas e enfeites natalinos.
Corte a fita em três pedaços de sessenta centímetros. Faça laços largos e prenda os na guirlanda. Prenda cada fita à guirlanda, sempre atrás de uma magnólia. A dica é colocar esses laços próximo das flores que mais bonitas tenham ficado na guirlanda. Depois, com o restante da fitas, passe pela guirlanda deixando as flores em destaque. Prenda as partes da fita atrás de cada flor fixada na guirlanda.
Use as pinhas, flores e enfeites natalinos que sobrarem para esconder qualquer parte de cola que tenha ficado visível, ou qualquer detalhe que não queira mostrar.
Está feita uma guirlanda clássica de Natal!
Guirlanda Natalina Com Tulipas
Esse é um tipo de guirlanda que resiste bem às intempéries climáticas! Esse fato se deve às tulipas, que são um tipo de flor que não murcha tão facilmente, mesmo depois das flores cortadas da planta. As tulipas na cor vermelha combinam perfeitamente com o Natal e ainda deixam qualquer guirlanda linda e diferente, por ser uma planta exótica para nós brasileiros.
Você Vai Precisar De:
- Uma guirlanda artificial com cerca de quarenta centímetros de diâmetro
- Três metros de fita aveludada na cor vermelha e com, pelo menos, quatro centímetros de largura.
- Fios de chenille
- Uma tesoura afiada
- Uma pistola de cola quente ou cola para madeira
- Oito tulipas vermelhas e com folhas
- Uma alicate
- Três caules de plástico com gelo falso
- Dois caules com flores variadas na cor vermelha
- Muitas pinhas
Como Montar Essa Guirlanda?
Normalmente quando compramos as guirlandas, elas vêm amassadas. Então afofe bem para retirar a cara de amassada da guirlanda Monte um laço grande e com camadas, usando a fita aveludada vermelha. Para fixar esse laço de camadas use o fio de chenille. Apare as pontas do laço com a tesoura, se preferir recorte a letra v nessas pontas. Imagine que a guirlanda seja um relógio e, então, prenda o laço na marca das onze horas, usando a cola quente.
Separe uma tulipa deixando o caule dela com cerca de vinte centímetros de comprimento e prenda-a na guirlanda, fazendo com que a flor seja colada na marca das sete horas na guirlanda.
Separe seis tulipas com os respectivos caules em comprimentos variados e todos com menos de vinte centímetros. Prenda essas tulipas sobre o caule da primeira tulipa colada, usando também a cola quente. Disponhas as flores de modo que fiquem espaçadas e com os caules por debaixo das flores.
Em seguida, disponha os caules de plástico com gelo falso entre as tulipas. A disposição deve ser feita dando a impressão de que não há um sentido único na guirlanda.
Use as pinhas para dar mais volume à guirlanda. Use o fio de chenille para fazer o prendedor das pinhas na guirlanda, deixando esse detalhe o mais escondido possível. Caso queira, ramos de hera podem ser colocados entre as tulipas. Lembre se de ir fixando os elementos com a cola quente. Use o restante da fita para fazer um laço pequeno, o qual servira de prendedor da guirlanda na porta.
Está feita a sua guirlanda com tulipas!