Ao cultivar uma espécie de planta, diversos cuidados devem ser atribuídos para que você não tenha problemas com o crescimento da espécie. Regar, adubar, cuidar da exposição do sol e muito mais faz parte dos cuidados básicos que uma pessoa deve ter com sua planta. A poda também é um desses cuidados importantes e muitas pessoas pensam até que ela serve para deixar a sua planta mais bonita. De fato isso acontece, mas a poda de uma planta tem muito mais propriedade do que você pode imaginar.
Para que você entenda essa importância e principalmente, saiba exatamente quando podar a sua planta, vamos entender melhor como esse processo funciona.
Significado de Poda
Ao contrário do que muita gente pensa, podar uma planta não significa cortá-la para deixar mais bonita. Você pode inclusive utilizar a poda para gerar mudas e esse processo deve ser feito com bastante cuidado. A poda favorece totalmente o crescimento das plantas e por esse motivo exerce uma função tão importante no desenvolvimento destas.
Existem diversos tipos de podas que vamos ver mais abaixo e cada uma delas tem a sua importância para as espécies. Elas podem ser feitas com peças especiais, de jardinagem ou então com a própria mão, mas nesse segundo caso indicamos apenas para pessoas que realmente conheçam o processo.
Tipos de Poda
Existem diferentes tipos de poda e cada um deles com suas devidas funções. Vamos conhecer os três principais tipos de poda:
- Poda por Formação: é a poda que se faz durante os primeiros cinco anos da planta. O principal objetivo dessa poda é dar estrutura para que a sua planta cresça corretamente. Muitas espécies, principalmente as trepadeiras, precisam de um certo tutoramento para crescer e a poda ajuda bastante nesse processo.
- Poda por Produção: é a poda realizada para retirar todos os galhos e ramos que devido a sua má formação acabam atrapalhando o crescimento e até a produção de frutos da planta.
- Poda Sanitária: é o tipo de poda, que como o nome já indica serve para retirar tudo o que está doente na sua planta. Ela é bastante importante porque na maioria das vezes que nossas plantas são infectadas, tiramos apenas alguns poucos galhos, esquecendo de limpar a planta inteira, de forma que o problema seja de fato resolvido.
Existe ainda a poda natural que é aquela que a própria planta realiza, quando galhos, folhas, flores e frutos estão velhos e precisam cair para darem espaço à novos. Outro ponto que deve ser também atentado, é que quando você realizar a poda sanitária deve remover as partes doentes não somente da planta, mas também do local. Evite deixar os restos de plantas doentes no mesmo campo e de preferência, queime todas. Isso evita a contaminação do local.
Época de Poda
Claro que você não pode sair cortando a sua planta à toa e em qualquer época de desenvolvimento da planta. Como citamos mais acima quando falamos dos tipos de podas, existe um período em que você não pode podar para não comprometer o crescimento da espécie.
Você até pode fazer podas em qualquer época do ano desde que a planta não esteja em seu período de repouso vegetativo. Nesses tempos, caso você corte qualquer parte da planta, não acontecerá a cicatrização do local e com parte da planta exposta e sem proteção, ela facilmente irá se infectar ou apodrecer.
Cada espécie tem pelo menos duas épocas do ano favoráveis para poda, basta você identificar de acordo com a planta que cultiva em seu jardim para fazer o corte exatamente em uma época aonde a planta vai se regenerar facilmente. No caso do castanheiro, por exemplo, as melhores épocas são sempre no outono e na primavera que são duas épocas de troca de ciclo da planta.
Materiais para Poda
Você não pode cortar a sua planta de qualquer forma. Existem materiais utilizados nesse processo e as regras de utilização destes devem ser seguidas para evitar que a sua planta tenha problemas.
As podas podem ser feitas com uma tesoura criada para essa função, cortadores especiais ou até mesmo serras, dependendo do tipo de planta que vai ser podada. Todo material que você vai utilizar, deve ser mantido em locais limpos e secos para evitar ferrugem. Sempre que for realizar a poda, é importante fazer a limpeza, mesmo que o ambiente não esteja sujo, pois evita que o mínimo de bactéria presente, contamine a sua planta.
A limpeza também deve ser feita no final do processo, pois evita que algum tipo de infecção seja passado de uma planta para outra ou que com o tempo, acumulado nessas ferramentas, sejam alvo para propagação de alguma doença.
Dicas Gerais
Sempre que você realizar a poda de uma planta, ela vai precisar de um tempo para cicatrizar o local onde foi cortado. É a mesma coisa quando cortamos nossa pele e que o tecido precisa de um tempo para se regenerar. No caso da planta, existem ainda alguns cuidados que devem ser tomados na hora de podar para evitar que o galho apodreça.
Por exemplo:
- Você tem que cortar sempre onde tem madeira viva. Se a sua intenção é retirar aqueles ramos mortos, procure cortar onde a madeira da planta ainda esteja viva para que ela possa se recuperar.
- Os cortes devem ser sempre limpos e em dimensões pequenas. Se o local que você vai podar exige que você corte uma grande parte da planta, o ideal é retirar por ramos para não danificar a espécie.
- Sempre respeite o limite a ruga da casca da planta e também o colo do ramo.
Algumas pessoas que não se sentem tão confortáveis em podar uma planta, contratam empresas ou profissionais liberais. Ao buscar por esse serviço, certifique-se de que o profissional que você contratou possui o devido treinamento para cuidar da sua planta. Além de tudo, você pode ter suas próprias ferramentas de poda para ter a certeza de que o material que será utilizado nesse processo é de confiança. Caso contrário você pode acabar com um prejuízo maior em mãos.
Por Monique Belmont