Como Montar Um Vaso de Ervas

Como Montar Um Vaso de Ervas

Você pode ter um vaso de ervas bonito, perfumada e além de tudo, que espanta o mal olhado da sua casa. Anote o que será preciso e faça você mesma. É bem simples e você terá ainda ideias de como plantar para que as ervas não morram e fiquem bonitas, ajudando na decoração da sua casa.

Para fazer o vaso de ervas será necessário os seguintes materiais:

  • argila expandida
  • jardineira com buracos no fundo
  • manta
  • substrato
  • luvas
  • terra
  • as mudas, que podem ser: manjericão, de pimenta, de espada-de-são-jorge, de comigo-ninguém-pode, de guiné e de alecrim.

Veja Agora O Passo A Passo e Faça Você Mesma O Seu Vaso de Ervas!

Primeira etapa:

Pegue o vaso (jardineira) e coloque no fundo a argila expandida. Uma cama bem fina e bem espalhada em toda dimensão do recipiente.

Segunda etapa:

Agora, pegue a manta (bidim) e cubra toda a argila. Não deixe nenhuma parte de fora.

Terceira etapa:

Agora é hora de encher com a terra, que tem que ser bem fofinha e enriquecida. Coloque terra suficiente até a borda.

Quarta etapa:

É hora de colocar uma erva de cada vez na jardineira, vá colocando e montando como você achar mais bonita esteticamente.

Veja Uma Segunda Ideia de Como Montar Um Vaso de Ervas. Passo A Passo!

Conheça agora o passo a passo para montar um vaso de ervas da dica de uma herborista. Você mesma poderá fazer o seu próprio vaso, seguindo cada uma das etapas propostas pela herborista. O primeiro é separar sete mudas bem saudáveis para montar a sua jardineira, o ideal é que elas sejam do mesmo tamanho.

1- Comece pegando um vaso de barro, o material ideal para fazer o seu vaso de ervas, de preferência, ele deverá ser revestido de plástico na parte interna e terá que ter um furo no fundo. Esse furo é de extrema importância para fazer a drenagem da água.

2- Para não entupir o furo que você fez na passagem anterior, ele deverá ser coberto com um caco de telha.

3- O próximo passo é colocar uma camada de pedregulho (de pedreiro), essa parte deve ser de pelo menos 3 centímetros. Também serve qualquer o tipo de pedra, que seja parecida.

4- Para completar, você deverá colocar por cima do pedregulho de pedreiro, uma fina camada de areia de construção. Elas devem cobrir completamente as pedras.

5- Chegou a hora de colocar terra, sobre a areia, essa porém, deverá ser muito fértil e bem porosa. A boa terra é aquela que é orgânica ou que pelo menos tenha muito húmus de minhoca. Para que não haja compactação da terra é necessário colocar um pouco de areia nessa mistura.

6- Agora sim, você já pode colocar as mudas de ervas, lembre-se que elas devem ser plantadas deixando da borda do vaso pelo menos um dedo.

7- Alguns detalhes devem ser observados na hora do plantio, como a posição das plantas na hora de colocá-las no vaso. A comigo-ninguém-pode, por exemplo, normalmente cresce para os lados porque é muito invasiva, por isso, deve estar sempre do lado oposto da espada-de-são-jorge. Essa segunda, também é invasiva e é necessário desbastá-la.

A arruda deve ser colocada no meio do vaso de plantas, imagine que tem uma cruz bem no meio do vaso, e imagine cada lado com uma das espécies, um a comigo-ninguém-pode e do outro a espada-de-são-jorge. Na outra parte da “cruz imaginária”, plante o alecrim, lembre-se que essa planta gosta de pouca água. Do outro lado coloque o manjericão, que gosta da umidade. Entre o alecrim e a espada-de-são-jorge coloque a pimenta e o guiné deve ficar entre o manjericão e a espada-de-são-jorge.

8- O modo correto de colocar a terra é até a altura da raiz sem que o caule fique todo coberto. Na hora de molhar as ervas faça isso com bastante cuidado. Se fizer tudo certinho, em 1 ano meio e 2 anos você terá o seu vaso de ervas bonito e saudável. Depois não precisa replantar tudo, pode ir somente substituindo algumas mudas, a pimenta, por exemplo. Normalmente, passado o período de 1 a 2 anos, só restam 3 plantas, que são, o guiné, a espada-de-são-jorge e o comigo-ninguém-pode.

Na Decoração Ou Para Espantar O Mau-Olhado: Vaso de Ervas

O vaso de ervas é um bom “objeto” decorativo. A sua simplicidade e elegância podem contribuir para a decoração de alguns ambientes da sua casa, como sala, hall de entrada e até mesmo na cozinha. Tudo vai depender do estilo da sua decoração e que tipo de “função” você quer dar ao seu vaso de ervas.

O que pode mudar também o modo de usá-lo é as ervas que você vai escolher para colocar nele. Um vaso de ervas para cozinha pode ser repleto de temperos para dar perfume ao ambiente e porque tem tudo a ver com o espaço da casa. Pode ser quase como uma mini horta ou um vaso decorativo. Ou ainda, porque não usar o vaso de ervas para se proteger do mau-olhado. Colocá-lo bem de frente para a porta de entrada da sua casa para afastar a inveja.

Para quem acredita é bem simples, basta colocar as ervas certas, como pimenta, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge e pronto, a sua casa estará protegida daquelas pessoas que invejam o que você tem. Sem falar que é sempre uma maneira de usar o seu vaso de ervas na decoração do ambiente, sem errar.

Cuidados com o vaso de ervas:

  • Deixe o seu vaso de ervas em um lugar onde ele tenha meia-sombra.
  • Se as folhas estiverem sujas de poeira, passe um pano úmido para limpá-las, mas não jogue água diretamente. Molhe somente a terra.
  • O seu vaso de ervas também precisa estar em um ambiente em que circule ar, não muito perto da janela para não pegar vento direto.
  • Não coloque o seu vaso de ervas em um ambiente com ar condicionado, isso não fará bem as plantas e elas irão durar muito menos do que o tempo médio.
  • Troque a terra que fica por cima a cada 6 meses e de preferência use sempre aquela orgânica.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *