Flores para o Dia da Mulher

Desde que nos entendemos por gente, a mulher era vista como uma propriedade masculina. Embora seja uma coisa pra lá de estúpida, mecanicamente fomos ensinados que a mulher deve ser protegida, mas que não deveria poder ser livre e liberta para expressar uma opinião, qualquer que fosse ela.

Muita parte dessa repressão feminina se deve por princípios religiosos, que não admitia que a mulher tomasse o protagonismo de sua vida, cabendo isso ao homem, como marido. Até hoje, ainda vemos esse tipo de atitude em vários lugares, principalmente no Brasil, que tem uma matriz religiosa fortemente Cristã, sendo que o catolicismo é a vertente do cristianismo mais praticada por aqui.

Segundo a bíblia, que é o livro mais vendido em todo o planeta, a mulher surgiu da costela do homem, em uma clara tentativa de Deus criar uma companheira para que o homem não se sinta mais sozinho. Com essa deixa religiosa, muitos homens aproveitam para cometer abuso contra outras mulheres.

Abuso Contra Mulher

Abuso Contra Mulher

E, na história, diversos registros de mulheres que lutaram contra esse “status quo” existem, a fim de resguardar os direitos femininos mais básicos, como o de votar e o de poder dar sentido à sua própria vida.

E, nesse artigo, iremos contar um pouco mais da história feminina na sociedade, a importância do dia oito de março para as mulheres e quais flores são recomendadas para presentear as mulheres mais importantes em sua vida. Vamos lá?

A Luta Feminina na Sociedade

Quem nunca estava no trânsito e, ao perceber que alguém do carro a frente tinha cometido algum deslize (como o esquecimento de acionar a seta para conversão a algum lado) e ouviu o seguinte comentário: “aposto que era uma mulher”. Pois é. Esses comentários, por mais absurdos que sejam, são muito comuns de serem feitos, principalmente por homens.

O fato de a mulher sempre ter um status secundário na sociedade fez com que estas se unissem e lutassem por seu direito. Porém, nem sempre foi uma tarefa fácil. Todos sabem que a Igreja Católica angariou, durante a idade média, uma influência nunca antes vista no nosso planeta. Ela fora, durante muitos e muitos anos, perseguida pelos mais diversos governos, principalmente pelo Império Romano que não admitia um outro “rei” a não ser o Imperador. Depois de muitos séculos, coincidindo com a ruptura de Roma, o Cristianismo foi declarado como religião oficial do Império a partir do ano 321. E, a partir daí, a Igreja só cresceu.

Com os princípios religiosos cristãos, a mulher é descrita como sendo a companheira fiel do homem, na qual ela deveria respeitá-lo e ser submissa aos seus desejos. Claro que esse tipo de submissão não está relacionado com a mulher ser sua escrava. Porém, muitos homens se aproveitam disso para poder tirar algum tipo de proveito de sua posição “masculina”.

Infelizmente, o mundo não é seguro para a maioria das mulheres. Dados da ONU mostram que, em vários lugares do mundo, a violência praticada contra mulheres só por conta de seu gênero aumenta a cada ano. No Brasil, um dos países mais hostis às mulheres, diversas medidas vem sendo tomadas como forma de frear o avanço da violência contra a mulher: nos anos 2000, a Lei Maria da Penha entrou em vigor, na qual estabelece penas mais duras para quem praticar violência contra mulheres. E, nos anos 2010, coincidindo com a primeira mulher presidente do país, Dilma Rousseff sancionou a lei do Feminicídio, que aumenta a pena em caso de crimes cometidos contra mulheres por conta de seu gênero. Tais leis tem sido benéficas para a repressão deste tipo de crime, embora precise-se muito mais do que isso para frear os responsáveis pelas agressões.

O 8 De Março

Dia da Mulher

Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de Março tem como principal objetivo lembrar a importância da luta feminina para ter os seus direitos respeitados e equalizados com os existentes para os homens. E não é somente sobre ganhar o mesmo salário ou ter a sua integridade física respeitada: trata de muitos outros assuntos profundos, como por exemplo o direito a decidir se quer ter um filho ou não, já que, até hoje, cria-se entraves para as mulheres que desejam fazer cirurgias para esterilização.

A História do 8 De Março

A historia contada em torno do 8 de março é bastante difundida mundo afora, sendo bem provável que você já tenha ouvido sobre ela em algum lugar: trata-se de uma fábrica onde, majoritariamente, trabalhava apenas mulheres. E, como toda indústria, empregava uma centena delas. Só que, com o passar do tempo, essas mulheres começaram a perceber que as condições de trabalho não era as melhores, além de um salário que mal dava para pagar as suas contas. Decididas a reivindicar melhores condições e, de quebra, um salário mais atrativo, essas mulheres se reuniram e pediram ao proprietário da fábrica tudo o que haviam combinado. Porém, ele não atendeu às suas demandas. Com isso, elas decidiram interromper a produção, iniciando uma greve geral.

O proprietário, porém, resolveu dar o troco de uma forma bastante violenta: trancafiou todas as mulheres dentro de sua fábrica e ateou fogo. Sem ter  escapatória, todas as mulheres vieram a falecer. E, segundo a história, isso repercutiu todo o mundo, pela barbaridade do acontecido. E, a partir daí, instituíram o 8 de março como sendo o Dia Internacional da Mulher.

Uma curiosidade é que a apresentadora Hebe Camargo, rainha da televisão brasileira e considerada uma grande lutadora pelos direitos das minorias (principalmente mulheres e gays) nasceu no dia 8 de março. Enquanto viva, fazia questão de mencionar o seu aniversário como sendo uma prova de que a luta pelos direitos femininos deveria continuar sempre.

Em alguns países do Oriente Médio, principalmente os que tem a Sharia como lei suprema, são os alvos de instituições de defesa dos direitos da mulher, bem como da própria ONU, que busca fazer com que os direitos femininos nesses países sejam garantidos cada vez mais. Uma mudança significativa em um desses países foi a permissão para as mulheres tirarem a sua carteira de habilitação, por exemplo.

Flores Para o Dia da Mulher

Se você deseja presentar as mulheres mais importantes de sua vida nessa data tão importante com flores, mas não faz ideia de qual pode ser a mais indicada, entre neste link e confira o que você pode fazer para ser cordial:

https://www.giulianaflores.com.br/dia-da-mulher/gdiamulher/

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Especiais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *