Para quem gosta de plantas e adora cuidar muito bem do seu jardim, nada melhor do que acordar pela manhã e já regar todas as espécies. Porém, nem sempre é uma tarefa fácil, visto que com uma grande área plantada, existe um pouco de dificuldade na hora de regar cada planta em sua diversidade. Umas precisam de mais água e outras nem tanto, mas o fato é que elas precisam de água para sobreviver. Por isso, veja neste artigo como fazer um regador caseiro e automático.
Soluções Práticas
Ninguém pode negar que cuidar de um jardim é realmente complicado. Para começar, para quem cuida de um extenso jardim sozinha, não existe muito tempo para cuidar das plantas, por mais que ela sejam a sua paixão. É por isso que hoje me dia existem algumas soluções práticas e que contribuem para que o jardim fique mais bonito e cresça de forma saudável. Uma dessas soluções práticas é o regador automático que pode ser feito em casa, fazendo com que você poupe bastante dinheiro. Além disso, ele é um elemento bastante simples e que vai ajudar a suas plantas a viverem por mais tempo sem muito trabalho a se fazer. Por isto, lendo este artigo até o final, você vai aprender a fazer esta peça super simples e prática para o dia a dia e para você que adora ser jardineiro, mas não tem tanto tempo assim para cuidar do seu jardim!
Passo a Passo: Regador Automático Caseiro
Para fazer o eu regador sem sair de casa basta seguir as etapas a seguir. Lembre-se que a produção do seu regador deve ser muito bem feita, seguindo o passo a passo a risca. Afinal, a saúde das suas plantas é muito importante e só com um aparelho bem feito elas podem ser bem regadas. Abaixo, você vai aprender vários métodos para fazer um sistema de irrigação bem interessante.
Gotejamento Com Roupa e Garrafa De Água
Para começar a fazer o seu regador a base de gotejamento, você vai precisa de uma peça de roupa longa, velha e que não tenha mais utilidade. Pegue uma garrafa cheia com água e coloque a peça de roupa comprida, bem molhada antes mesmo de ser inserida na garrafa. DicaColoque uma ponta da peça na garrafa e outra na planta. Por causa da capilaridade das espécies, ela vai acabar se regando sozinha através deste método.
Regando Por Gotejamento
Uma outra maneira de produzir um regador de alta qualidade é através do método de gotejamento. Primeiro, pegue uma garrafa já com água, pode ser PET ou de vidro, e pendure em cima da espécie que vai ser regada. Faça um buraco na tampa e coloque um tubinho muito pequeno, enterrando o mesmo na água. Assim, sua planta será irrigada automaticamente. Preste bem a atenção na hora de fazer o buraquinho na tampa, já que o tamanho reduzido é muito importante para que a quantidade de água necessária a sobrevivência da sua planta seja o suficiente!
Gotejamento Subterrâneo
Para quem deseja criar um método por baixo da terra, existe uma maneira bem simples de criar um sistema de irrigação desta forma. Comece fazendo dois buraquinhos muito pequenos na ta,apa de uma garrafa. Logo em seguida, enterre a garrafa com a boca para baixo e com a tampa já furada. Assim, o sistema irá umedecendo a terra sem que você precise se preocupar demais.
Dica: Usando uma garrafa de mais ou menos 5 litros, a sua planta não precisará ser regada por pelo menos 10 dias, o que já é uma grande vantagem em relação aos regadores não automáticos, nos quais é necessário fazer a irrigação quase todos os dias.
Água Por Debaixo Das Plantas
Este método costuma ser bastante perigoso para algumas espécies, já que pode gerar um certo exagero na irrigação, encharcando o solo além dos limites. Além disso, este método pode gerar água parada, o que consequente gerará larvas de mosquitos, tornando o regador automático um perigo bem frequente. Mesmo assim, o sistema de irrigação por baixo das plantas é bastante simples: basta pegar um recipiente maior do que o fundo do seu vaso, onde se localiza a espécie. Coloque dois dedos de água aproximadamente e depois coloque as espécies por cima. Lembre-se de trocar sempre a água para não gerar larvas de mosquito!
Gotejamento Na Banheira
Para realizar este método basta pegar a sua planta e colocar debaixo da torneira de uma banheira. Deixe que a água goteje bem, atingindo o solo do seu vaso até que o mesmo fique bem umedecido. Lembre-se de que este gotejamento deve ser muito suave, não havendo a necessidade de encharcar a terra onde se está cultivando as plantas. Este método é um pouco manual, mas muito útil para quem não confia em sistemas automáticos caseiros.
Sistema Artificial De Gotejamento
Além de tantos métodos que existem para irrigar as espécies, há ainda aqueles que são feitos de forma artificial. Existem materiais que podem ajudar a realizar a rega como aqueles que são gelatinosos ou a própria gelatina. O que estes materiais fazem é recolher a a água da planta para que depois este mesmo material possa liberar a quantidade de água certa para a sua planta.
Regador Tradicional
Pegue uma garrafa de plástico e faça vários furos embaixo da mesma, lembrando um regador tradicional. Pendure em cima da espécie para que a água escorra na medida do possível. Coloque pouca água ou a medida necessária para iniciar a irrigação. Este tipo de regador automático é perfeito para espécies dependuradas no teto, como as samambaias por exemplo. Use garrafas de plástico para ue o método seja feito de forma sustentável.
Utilizando todos estes métodos, será possível irrigar a sua planta sem maiores problemas, economizando dinheiro, investindo em materiais recicláveis e dando mais vida as espécies que devem ser regadas frequentemente. Dessa maneira, o seu jardim poderá crescer de forma saudável, sem que você tenha que se preocupar com o tempo.
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva