Como Plantar Legumes em Vasos

A nossa alimentação é algo que devemos sempre ter total atenção para que possamos nos manter sempre saudáveis e dentro de todas as taxas que nosso organismo exige para funcionar bem. Alguns alimentos são tão importantes que não devem faltar jamais em nossos pratos, como é o caso dos legumes. Aprendemos desde cedo sobre a pirâmide alimentar que foi construída pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, e que indica o consumo de pelo menos 5 porções destes alimentos por dia. Algumas pessoas ainda preferem plantar seus próprios alimentos e de fato isso pode ser uma ótima saída para quem quer se ver livre de qualquer aditivo que possa prejudicar a sua saúde e sabemos muito bem que esse tipo de produto é largamente utilizado nas lavouras pelo mundo. Para quem não tem tanto espaço para cultivar os seus legumes, uma boa saída é fazer isso usado vasos dos mais variados tamanho. É exatamente sobre como cultivar legumes em vasos que vamos conversar um pouco mais abaixo.

Vantagens e Desvantagens em Cultivar Legumes em Vasos

Não somente os legumes, mas qualquer planta deve ser bem analisada antes de você decidir se vai cultivá-la em vasos ou diretamente no solo. As vantagens e desvantagens para isso não são tantas assim, mas merecem toda a atenção para que você tenha sempre um jardim bonito. Vejamos algumas vantagens e desvantagens sobre o cultivo de legumes em vasos.

  1. Desvantagem: Você se limita a cultivar apenas um determinado tipo de planta já que os vasos possuem espaço pré – determinado e isso faz com que a planta também tenha um espaço máximo para crescer.
  2. Vantagem: A sua planta pode ter a quantidade de nutrientes controlada já que você adiciona ou retira tais fatores da terra que cultiva no vaso. Isso não acontece quando a planta é cultivada diretamente no solo porque a sua espécie vai receber o que tem naquele terreno que pode ser favorável ou não à espécies. Por isso o cuidado sempre na hora de escolher o terreno para começar um jardim.
  3. Vantagem: Você tem mais espaço e mais organização em seu jardim. Imagine aquele monte de legume solto no terreno e você ter que se preocupar em ordenar o cultivo para não misturar as plantas? Com os vasos eles podem ser organizados sempre que você quiser e com uma praticidade maior.
  4. Vantagem: Para quem mora em apartamento e/ ou não tem espaço em casa para fazer um terreno direto no solo, os vasos sempre são a melhor saída.

Conselhos Para Cultivar Frutas e Legumes em Recipientes

Antes de ensinarmos como você vai plantar seus legumes no vaso, existem alguns fatores que devem ser atentados para que o cultivo seja mais eficiente. São eles:

  • Como citamos no tópico anterior, uma vantagem sobre o cultivo de plantas em vasos é porque você pode controlar o acesso de determinados nutrientes. Com isso, a atenção que você deve dispensar aos seus legumes também devem ser maiores, já que essas espécies são bem mais delicadas e perdem toda a sua funcionalidade nutricional se não forem cultivadas corretamente. 
  • Se você não quer comprar vasos sempre que for cultivar um legume novo e ele não for de tamanho suficiente para aqueles recipientes que você tem em casa, uma ótima saída é manter um padrão de vasos. Com peças com profundidade entre 40 e 50 centímetros, dificilmente você terá problemas relacionado a espaço e pode manter seus mesmo vasos por muito mais tempo.
  • Atente-se sempre sobre a quantidade de sol e vento que cada planta realmente precisa e não hesite em trocar os vasos de lugar sempre que for necessário.
  • Os legumes precisam de pelo menos 4 horas de exposição ao sol para crescerem bem. Preste atenção somente quando for cultivar alface, espinafre ou salsinha porque estas não devem ficar muito tempo assim no sol. 
  • De vez em quando você precisa girar os vasos para que os seus legumes tenham a mesma quantidade de sol por toda a planta e pra que  com isso o crescimento deles seja uniformemente.
  • As regas devem ser diferentes das plantas que são cultivadas diretamente no solo. Os seus legumes de vasos precisam de mais água, principalmente se o clima estiver mais quente. Se eles estiverem em cultivo onde o clima é mais frio ou em locais com mais sombra, a frequência de regas deve diminuir.

Como Cultivar Legumes em Vasos

Na verdade você já pode comprar as mudas de qualquer legume em lojas de jardinagem, mas ainda assim algumas pessoas gostam de fazer o cultivo do zero para se certificarem que nada sairá do controle. Então vamos aprender como plantar legumes em vasos.

  • Passo 1: Você deve começar preparando o solo para receber a planta. Isso pode ser feito misturando em um balde metade de composto orgânico ou húmus de minhoca e metade de terra de jardinagem. O húmus é uma ótima vitamina para sua planta e indispensável para qualquer espécie.
  • Passo 2: Com uma pá com manualmente (nesse caso utilize sempre luvas de jardinagem) coloque algumas pedrinhas no fundo do vaso e cubra com um pouco da terra já aplicada no tópico anterior.  As pedras também podem ser substituídas por cacos de cerâmica. Esse detalhe facilita o escoamento de qualquer cultivo.
  • Passo 3: Coloque a muda ou a semente dos seus legumes e cubra com um pouco de terra para fixar. Apalpe levemente somente para deixar a terra mais presa, mas cuidado para não pressionar demais e dificultar o brotamento da sua planta. 
  • Passo 4: Nessa primeira fase do seu legume é importante que você dê condições dele se desenvolver então só planta na época indicada. Cada espécie tem a sua e você pode descobrir a melhor época para cada planta aqui mesmo no site, fazendo uma pesquisa pelo nome ou então busque através de outros sites na internet. Se o ambiente for muito escuro, busque deixar os vasos do seu legume próximo à janela.

Agora que você já sabe como cultivar legumes em vasos, basta escolher aqueles que você gosta mais e começar hoje o seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *