Como Fazer Horta em Apartamento

Ter uma horta em casa é algo muito bom porque é garantia que vamos consumir frutinhas, verduras, legumes, ou qualquer condimento com mais qualidade e livre de qualquer aditivo, bem comum em grandes plantações. Quem mora em casa tem uma grande vantagem em ter esses espaços em casa, mas quem mora em apartamento acaba se privando dessa possibilidade. Ou não!

Hoje já existem meios que facilitam o cultivo de uma horta em ambiente menor, como é o caso dos apartamentos, incluindo então todo tipo de pessoa que goste de jardinagem e deseja ter o seu espaço em casa. Claro que as hortas de apartamento não será tão ampla quanto aquela feita no quintal de uma casa, pois você precisa trabalhar o espaço que tem, mas os resultados são sempre muito agradáveis.

Aprenda a montar a sua horta em um apartamento sem gastar muito e com praticidade. Elaboramos um passo a passo diferenciado, que na verdade são dicas indispensáveis para você ter a sua horta com eficiência.

Passo 1: Escolhendo o Local Para o Cultivo

Sabemos que quem mora em apartamento sofre com problema de espaço, principalmente os imóveis mais modernos. Escolher um local para começar a sua horta é importante porque você precisará de um ambiente que favoreça o crescimento das suas plantas. Então veja um cantinho do seu apartamento que receba pelo menos 2 horas de sol por dia.

A luz do sol é importante porque é através dela que as plantas realizam o processo de fotossíntese, indispensável para a sua sobrevivência. O melhor lugar em um apartamento para se ter uma horta é com certeza as varandas e sacadas, mas se não tiver um desses em sua casa, ou queira deixar sua hora na cozinha, atente-se para a luz do local.

Passo 2: Escolhendo Corretamente Os Vasos

Algumas plantinhas são vendidas já no vasinho e muitas pessoas não se preocupam em fazer a troca, seno que aquele vaso não é o mais indicado para a espécie. Comprar um vaso que também possa ser usado por diversas outras plantas também é eficiente, pois dessa forma você evita ficar gastando com esses itens. Eles podem ser encontrados em qualquer loja de jardinagem e não custam caro.

Dê preferência aos vasos que possuem dreno, que são aqueles furinhos embaixo da peça. Essas aberturas darão espaço para a água escorrer e evita que a raiz da sua planta apodreça por umidade em excesso. Vasos mais baixos deixam a planta seca mais rapidamente. Então se a espécie que você vai cultivar é daquelas que pede uma terra menos úmida, dê preferência à esses vasos. O ideal é comprar peças com 10 centímetros ou um pouco mais de altura.

Passo 3: Mudas Ou Sementes?

Essa escolha é muito relativa já que existem algumas plantas que o desenvolvimento é apenas por sementes. Dependendo da espécie que você vai cultivar, dar preferência às mudas é muito melhor porque você já tem uma planta corretamente germinada. Caso você não tenha praticidade com jardinagem, cultivar a planta a partir da semente pode gerar uma pequena dor de cabeça, já que elas precisam de muito cuidado e atenção.

Em contrapartida, existem espécies que não podem ser cultivadas de outra forma, mas as sementes germinam facilmente na terra e a sua preocupação é apenas com a luz e as regas corretas. O mais ideal sempre é buscar o máximo de informações sobre as espécies que você vai cultivar antes de começar o plantio. Isso pode ser feito nos diversos sites na internet ou em lojas de jardinagem.

Passo 4 : Mantendo A Frequência de Regas

É claro que cada planta vai exigir um tipo de rega diferente, mas quando se fala em hortas montadas em apartamento, os cuidados com a umidade das espécies deve ser redobrado. Isso porque quando não se tem sol demais, se tem de menos. Então o mais apropriado é que você mantenha um ritmo de regas a cada dois dias e sempre antes de realizar essa atividade, olhe todos os vasos para saber se não tem umidade suficiente.

Se a sua horta for apenas de tempero, aconselhamos que faça regas todos os dias e somente no período da manhã bem cedo ou então no final da tarde. Jamais regue em horários onde o sol está mais forte porque pode manchar ou queimar as suas folhas.

Passo 5: Adubando Periodicamente

O adubo é a forma que você envia os nutrientes que a sua planta precisa para se manter saudável, se ele acaba a sua horta também deixa de se alimentar e consequentemente vai morrer.  A reposição do adubo em sua horta deve ser feita a cada 30 dias. No caso de adubo para temperos, você deve usar SOMENTE os produtos orgânicos.

Dúvidas Frequentes

Qualquer tipo de cultivo gera dúvidas, então vejamos algumas que são bem comuns e fazem com que muitas pessoas errem na hora de ter a sua horta em apartamentos.

  • Sobre o Consumo das ervas e temperos: não existe um prazo pré-determinado para o consumo. Eles devem ser feitos a medida que estão totalmente amadurecidos ou frescos. Evite consumir plantas ainda verdes, secas ou passadas, sendo mais apropriado descartar.
  • Sobre a escolha das espécies: não adianta escolher um tipo de planta somente porque você gosta. Isso deve ser levado também em consideração, mas principalmente, veja quais plantas se adaptam melhor às condições que você oferece em seu apartamento.
  • Quando ao espaço: Se não tem espaço suficiente no chão para colocar os seus vasos, dê preferência às hortas na vertical. Elas não tomam muito o seu espaço e são igualmente eficiente às hortas na horizontal. O único fator que você deve atentar é para não cultivar plantas muito grandes.
  • Sobre os aromas:  sabemos que a maioria das ervas e temperos possuem aromas bem evidentes, então quando for cultivá-los procure ordenar de uma forma que as espécies com aroma mais forte fiquem sempre nas bordas e em áreas onde a quantidade de vento é maior. Dessa forma o cheiro delas não predomina tanto e atrapalha o reconhecimento das outras plantas. Se o seu jardim for vertical, elas podem ficar na parte superior da base.

Posts Relacionados

Saiba como ter uma horta bonita em casa para poder colher alimentos frescos sempre que quiser. Confira também nosso post que ensina como cultivar uma horta em canteiros, uma opção ideal para quem não tem muito espaço. Aprenda como usar substrato para horta para que os seus vegetais cresçam saudáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *