Viburnum é um gênero de cerca de 150 a 175 espécies de arbustos ou, em algumas espécies, pequenas árvores da família Adoxácea. Sua classificação atual é baseada na filogenia molecular. Ele foi incluído anteriormente na família Caprifoliácea.
Elas são nativas em todo o Hemisfério Norte, com poucas espécies estendendo em regiões montanhosas tropicais na América do Sul e sudeste da Ásia. Na África, o gênero se limita à Cordilheira do Atlas.
As folhas são opostas, simples e inteiras, dentadas ou lobadas; as espécies temperadas são caducifólias, enquanto a maioria das espécies temperadas quentes é perene. Algumas espécies são densamente pilosas na parte aérea e folhas, com pêlos em forma de estrela.
As flores são têm de 5 a 15 cm de diâmetro, e são encontradas nas cores: branca, creme ou rosa, com cinco pétalas, fortemente perfumadas em algumas espécies. Algumas espécies também têm uma franja de grandes vistosas flores estéreis ao redor do perímetro do corimbo para atuar como um alvo de polinizadores.